sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sampaio depende de um empate, Cordino tem que vencer, São José e Bacabal decidem vaga

Das quatro vagas para as semifinais do returno da Copa União, Santa Quitéria e Maranhão já garantiram duas, restando assim apenas mais duas vagas para quatro times. Sampaio, Cordino, Bacabal e São José chegam para a última rodada com a “faca nos dentes” para avançarem e seguirem sonhando com a vaga na Copa do Brasil de 2012.

Apenas Moto e Imperatriz não tem mais chances de classificação e cumprirão tabela na última rodada. Mas no caso do rubro-negro, a equipe ainda pode complicar a vida do maior rival, o Sampaio, já que os dois times se encaram e o Tricolor ainda precisa de um empate para avançar as semifinais do returno.

O Cordino, apesar do difícil jogo contra o Santa Quitéria, se vencer e o jogo entre Bacabal e São José terminar empatado, ficará com uma das vagas na próxima fase. Essa é a única combinação que coloca o time de Barra do Corda na próxima fase da competição.

Mas para abrir a rodada o jogo de maior importância, em termos de classificação. Bacabal e São José fazem o confronto direto. Quem vencer avança, um empate é favorável ao Peixe Pedra, mas há a possibilidade das duas equipes serem eliminadas, ou seja, é vencer ou vencer para não depender de ninguém.

O Santa Quitéria sabe que jogará com vantagem de dois empates e o jogo decisivo no Rodrigão, pois já assegurou a liderança. Agora esperar a definição do seu adversário, assim como o MAC, que ainda precisa assegurar a segunda colocação, para ter a vantagem de jogar por dois empates para avançar.

O futebol maranhense perdeu para a TV

Domingo é dia de futebol. Creio que todo amante do esporte bretão tem esse pensamento, mas para os maranhenses, segunda-feira passará à ser o dia de futebol. Porque? Por causa da concorrência “desleal” com bares transmitindo jogos de todo o Brasil e os jogos da TV aberta.

Sempre defendi a realização dos jogos aos domingos, nada de jogo na segunda, por causa da decisão de Campeonato Carioca, Paulista ou outros. Mas ser uma voz sozinha e cada vez mais cansada é difícil manter o discurso, tanto que hoje, em parte, concordo com a ida dos jogos para a segunda, mas ao mesmo tempo não aceito.

E porque não aceito? Porque o torcedor que fica na frente da TV não é aquele que vai ao estádio, não é aquele que acompanha de fato o futebol maranhense. Logicamente, temos um Campeonato Brasileiro bem mais atraente do que a Copa União (aliás do que qualquer competição Estadual). Por se tratar de uma competição nacional, eu até concordo com a mudança dos jogos de domingo para segunda.

Mas em 2012, se quiserem utilizar a tabela do Campeonato Carioca ou do Campeonato Paulista para montarem a tabela do Campeonato Maranhense, acho que é uma medida que não convém. Porque? São todas competições estaduais, e sendo franco, todos os Estaduais são fracos em nível técnico (não venha valorizar o tal Paulistinha, dificilmente vai sair algo diferente por lá ou no Rio).

Todos vão reclamar de estádios vazios, basta acompanhar. Campeonato Carioca, Paulista, Mineiro, nenhum será sucesso de público, então logo não se pode esperar sucesso de público em um Campeonato Maranhense. O que estou dizendo é antigo, os Estaduais precisam ser reformulados, não extintos por causa das equipes pequenas, mas é preciso repensar, tanto no Norte, quanto no Sul, mas esse não é o foco desse texto.

Mas mostrar que não podemos elaborar a tabela do Campeonato Maranhense pensando no Vasco ou no Flamengo que vai jogar no domingo pelo Carioca, dá um tempo né? Quem quiser ver o Campeonato Carioca (também fraco, alguém aposta em um campeão fora do “quarteto de ferro”?), que fique em casa na TV ou vá para o Rio, simples. Agora o torcedor que acompanha o Campeonato Maranhense merecia ser respeitado e ter o direito de acompanhar o seu futebol dominical.

Hoje, 90% da crônica esportiva maranhense defende a ida dos jogos para a segunda. Ao que tudo indica a FMF vai acatar a ideia para a reta final da Copa União e para o Campeonato Maranhense de 2012. O futebol maranhense perdeu para a TV e a cada dia vai fazendo questão de regredir cada vez mais valorizando sub-torneios de pré-temporada, só porque envolvem times de massa, e que suas próprias torcidas nem valorizam tanto.

Em tempo: ser torcedor é estar ao lado do seu time, só quem foi, ou vai ao estádio, por mais medíocre que seja o jogo, sabe o que é a emoção do futebol. Futebol só na telinha perde o seu principal atrativo.