quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os números de Jonas e Pimentinha contra o Palmeiras

Pimentinha foi o responsável pelo contra ataque que garantiu a vitória / Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante.com
Jonas e Pimentinha podem ser apontados como peças fundamentais do Sampaio na vitória por 2 a 1 diante do Palmeiras na Copa do Brasil. O volante foi implacável na marcação desde o primeiro tempo, enquanto o atacante foi o responsável pelo contra ataque que resultou no gol da virada.

Segundo o Footstats, Jonas executou sete desarmes diante do Palmeiras, com um aproveitamento de 100% no jogo. O volante foi o que mais roubou bolas pela equipe do Sampaio e o principal do jogo, ao lado do meia Renato, do Palmeiras. 

Como volante central e pela direita, Jonas frustrou o ataque palmeirense (Footstats)
O atacante Pimentinha, que entrou no lugar do meia Valber, em apenas 25 minutos de jogo, conseguiu executar seis passes, dois dribles e uma finalização. Além disso, o atacante sofreu três faltas, sendo o segundo mais caçado no jogo (Renato sofreu sete faltas durante a partida).

Vale destacar que nos últimos quatro jogos, Jonas já soma 20 desarmes e na Série B é o 10º jogador que mais roubou bolas. Pimentinha fez sua reestreia com a camisa do Sampaio e a tendência é que siga no banco de reservas enquanto ainda recupera sua forma física ideal.

No contra ataque, Sampaio supera o Palmeiras

Sampaio não se intimidou diante do Palmeiras / Foto: Honório Moreira/VIPCOM
A vitória por 2 a 1 do Sampaio diante do Palmeiras veio com o time maranhense usando sua principal arma: o contra ataque. Além disso, também foi um triunfo para colocar na conta de Flávio Araújo, as vezes duramente criticado sem razões para isso, já que os resultados aparecem em campo.

Desde que a bola rolou o Sampaio mostrou que tentaria explorar a velocidade para superar o alviverde paulista. E foi no jogo corrido, principalmente pela lateral-esqueda, que as chances começavam a aparecer, mas sem muita efetivadade. Pelo volume de jogo apresentado e por vencer a maioria das disputas de bola, apesar do 0 a 0 no placar, o Tricolor maranhense era melhor em campo.

Na etapa final, logo com a entrada de Diogo, o time do Palmeiras melhorou e conseguiu trabalhar mais a bola. Tanto que foi em uma jogada trabalhada, após uma cobrança de falta, que Henrique abriu o placar.

Mas aí o Sampaio mostrou suas melhores armas, o cruzamento e o contra ataque. Aos 36, Arlindo cruzou na medida para Edimar mandar para o fundo das redes e empatar o jogo. A virada viria em três minutos, mas começou a ser construída quando Edgar e Pimentinha entraram em campo e praticamente foi selada com a entrada de Cleitinho no lugar de Arlindo logo após o empate.

Em um contra ataque puxado por Pimentinha, pela direita, nas costas de Juninho, o atacante tocou para Cleitinho, que de primeira deixou para Edgar, cara a cara com Fábio virar o jogo. Vitória e vantagem para o jogo de volta garantidas.