terça-feira, 27 de abril de 2010

Apenas dois jogos pela Copa União

Seriam quatro jogos realizados nesta quarta-feira, 28, mas apenas dois foram mantidos para a data de hoje. O motivo a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pelas oitavas de final da Libertadores, que será televisionada para todo o Brasil.

Com isso a rodada dupla do Nhozinho Santos, Sampaio x Nacional e Moto x Mac, foi transferida para a próxima quinta-feira, 29. Os jogos entre Nacional x Bacabal e JV Lideral x Santa Quitéria foram mantidos para esta quarta, mas com alteração no horário da partida do Tratorzão, que seria realizada às 20h30 e foi antecipada para as 18h45.

Esta é a terceira partida do JV Lideral no returno da Copa União e a equipe precisa da vitória. Depois de conquistar o título do primeiro turno o Tratorzão atolou e não venceu mais nenhum jogo. Na primeira rodada perdeu para o Viana por 3 a 2 e em seguida foi derrotada pelo Moto, por 1 a 0.

Após estas derrotas a diretoria chamou atenção dos jogadores, a exemplo da comissão técnica. Para o jogo de hoje o JV Lideral vai a campo sem nenhum desfalque, ou seja, contando com o que tem de melhor no time, incluindo a sensacional dupla Valdanes e Toninho no ataque.

Na outra partida do dia o Nacional enfrenta o Bacabal, às 15h45, no estádio Lourão em Vitória do Mearim. Com três derrotas em três jogos, 10 gols sofridos e apenas um marcado, o Naça é o lanterninha do returno. O Bacabal entrou em campo apenas na primeira rodada e ganhou dez dias para arrumar a casa, depois da goleada sofrida por 5 a 1 para o Iape.

Mac indefinido para o clássico Maremoto

O Mac voltará a campo na próxima quinta-feira, 29, contra o Moto, no clássico Maremoto, válido pela quarta rodada do returno da Copa União. Para este jogo o técnico Arlindo Azevedo não poderá contar com Raimundinho e Raí, ambos suspensos, e o lateral Denílson, os meias Regis e Richardson, que estão no departamento médico.

Existe a possibilidade do lateral Denílson ser liberado, já que a partida foi adiada, o que dá mais um dia para o atleta se recuperar. Enquanto segue na incerteza, Arlindo Azevedo vai ficar apenas observando e estudando as possibilidades para o clássico contra o Moto.

As opções de Arlindo Azevedo são bastante vastas, para a vaga de Raimundinho, os cotados são Hugo e Miranda, já Charles e Ferdinand disputam a vaga deixada em aberto por Raí. No ataque a dúvida é quem será o companheiro de Edgar. Naoh voltou a ter oportunidade entre os titulares, mas Ricardo, que atuou nos últimos dois jogos também agrada ao treinador.

A definição da equipe só deverá sair minutos antes do jogo, na quinta-feira, 28. A partida entre Mac e Moto terá a arbitragem de Robson Martins Ferreia, que será auxiliado por Aelson Mariano Campelo e Antonio José dos Santos.

Julgamento do caso “Segundona” é adiado

O julgamento do recurso do Moto a respeito do caso da Segundona de 2009 foi adiado mais uma vez. O recurso deveria ser julgado na última segunda-feira, mas o relator do processo, Roberto Feitosa não pôde comparecer.

O recurso será julgado agora somente no dia 7 de maio. O Moto recorre da decisão que culminou com a permanência do time na segunda divisão estadual, após o escândalo da goleada de 11 a 0 do Viana sobre o Chapadinha.

O Chapadinha foi banido do futebol maranhense e ressurgiu com a denominação de 29 de Março e deve ser mais uma equipe a disputar a segunda divisão maranhense de 2010. O Viana foi absolvido e subiu para a primeira divisão.

Viana se prepara para enfrentar o Sampaio

Depois que soube da mudança do dia do jogo contra o Sampaio, a comissão técnica do Viana realizou algumas alterações na programação do time, que definirá o selecionado para a partida de quarta-feira.

O time realizaria o coletivo de apronto nesta terça-feira, 27, onde seria definida a equipe que vai a campo, será realizado exames médicos para determinar os atletas que estão em condições de atuar.

Após os exames o técnico, Braide Ribeiro, comandará o coletivo de apronto na quarta-feira, quando será definida a equipe que vai para o jogo contra o Sampaio. O Viana está em quinto lugar, com quatro pontos ganho, em uma vitória e um empate.

FMF altera mais uma rodada da Copa União

Depois do diretor técnico da FMF, José Alberto, ter declarado em entrevista à Rádio Mirante AM, que nenhuma outra rodada da Copa União iria sofrer alteração, mais uma rodada da competição teve seus jogos alterados por conta da concorrência com as partidas televisionadas.

É este tipo de atitude que afasta os torcedores do estádio. Até o momento a tabela do returno já sofreu mais de quatro ou cinco alterações, cheguei a perder a conta com tanta mudança. No site da FMF (www.futebolmaranhense.com) a tabela disponível não é a tabela atual, o que dificulta, aos interessados, saberem qual o dia do jogo entre um time e outro.

A lambança já está feita. Mas eu me pergunto, se não querem concorrer com os jogos da TV porque não montam uma tabela com jogos somente nos horários e dias em que não há este tipo de disputa?

Além disso, a rodada desta quarta-feira já estava sendo questionada por todo mundo há muito tempo. O motivo é bem simples; todos os jogos estavam sendo realizados nas quintas e nos domingos, mas somente nesta rodada os jogos estão marcados para quarta e sábado. E aí vem outra pergunta, porque somente uma rodada para ser realizada na quarta e no sábado?

Não vou entrar no mérito da questão, mas podemos ver a “inteligência” dos dirigentes da FMF após o mesmo José Alberto declarar que não sabia que dia 21 de abril era feriado e por este motivo manteve a última rodada para o dia 22. Com a rodada mantida para a quinta-feira, e não sendo antecipada para o feriado, todos os jogos registraram públicos mínimos e com prejuízos para os clubes.

Voltando às mudanças para os jogos desta rodada, somente as partidas da capital foram transferidas para a quinta-feira. Os jogos que serão realizados na região
tocantina e no interior sofreram apenas alteração de horário. Além dos jogos da quarta-feira, o clássico Imperial, entre JV Lideral e Imperatriz, que será realizado no sábado, 1º de maio, teve seu horário alterado, das 17h, para as 18h30, por conta das altas temperaturas que atinge a cidade de Imperatriz. Confira a nova programação das duas próximas rodadas

Quarta-feira – 28/04
15h45 - Nacional x Bacabal
18h45 - JV Lideral x Santa Quitéria

Quinta-feira – 29/04
18h30 - Sampaio x Viana
20h30 - Moto x Mac

Sábado – 01/05
16h - Iape x Moto
17h - Bacabal x Santa Quitéria
18h - Mac x Sampaio
18h30 - JV Lideral x Imperatriz