sábado, 14 de janeiro de 2012

Ulisses sofre entorse, mas deve atuar na estreia do Cordino

Na última semana de preparação para a estreia do Cordino no Campeonato Maranhense, o técnico Leandro Lago poderá ter um desfalque para o jogo contra o São José. O meia Ulisses, um dos destaques do time, está com uma entorse no tornozelo e não participou dos últimos treinamentos.

Segundo o técnico Leandro Lago, o meia deverá ter condições para atuar contra o São José no próximo domingo (22). Com Ulisses em tratamento, Wermesson é quem vem ganhando uma chance no time titular do Cordino.

A equipe vem treinando até o momento está sendo composta por Júnior, Michel, Ramon, Wagner Baiano e Márcio Oliveira, Jadão, Marquinho, Gigi e Wermesson, Dandô e Glauberth. O Cordino encara o São José, às 16h no estádio Leandrão.

Novo estatuto da FMF foi aprovado na marra; e os candidatos à presidência da entidade

A intervenção de Antônio Américo na FMF soma mais um ponto negativo para sua nota. Até aqui uma gestão tranqüila, mas ao que tudo indica nesta nova Federação o Sampaio passa a ter mais poder do que qualquer outro clube. Mais até do que o Moto.

Compreendo quem vai defender que o Sampaio é atualmente o clube mais forte do futebol maranhense, mas isso é atualmente. Há cinco anos atrás o cenário era totalmente diferente, prova disso é o fato do Moto ter sido o maior campeão da primeira década de 2000, com quatro títulos.

A diferença é mínima, mas entre 2002 e 2007, após a conquista do Campeonato Maranhense de 2003, o Sampaio não conquistou mais nada e só voltaria a ser campeão estadual em 2010. Enquanto isso, o Moto garantiu três títulos e Maranhão, Imperatriz e JV Lideral, garantiram uma taça cada.

Enfim, a questão do peso de voto deve ser pela tradição e torcida, nesse caso, Sampaio e Moto estão iguais, não há cabimento um ter mais poder que o outro. Outra crítica foi o tempo para análise do novo estatuto.

Técnicos, dirigentes e até a imprensa esportiva deveriam ter tido acesso ao novo estatuto, com um período decente antes da sua aprovação. Creio que muitos aprovaram o estatuto, mas sem ter lido todo ele.

As críticas são feitas com base nas declarações do técnico Sandow Feques, que alertou justamente para o peso de voto diferente entre Moto e Sampaio e a falta de tempo para análise do novo estatuto. No mais, esperamos, que apesar das falhas, o novo estatuto traga uma evolução para o futebol maranhense.

E sobre os possíveis candidatos à presidência da FMF, muitos falam que Antônio Américo pode se candidatar, mas o próprio ainda não confirma. Especularam Eurico Pacífio (haja criatividade), mas um nome que vem mostrando trabalho, e é provável, é o de Walter Lira.

Basta juntar as peças do quebra cabeça para aceitar essa situação. Walter Lira deixou a presidência do JV Lideral, até por isso o clube pode não disputar a Segundinha Maranhense, é um dos vices de Antônio Américo, era um dos grandes críticos da gestão Alberto Ferreira e possui o perfil dos novos dirigentes. É uma aposta, nada confirmado. Vamos aguardar as eleições, que deverão ocorrer, no máximo, em fevereiro.

Apenas mais dois reforços deverão ser contratados pelo MAC

Encerrando a preparação para o Campeonato Maranhense, o Maranhão deverá contratar apenas mais dois reforços antes do início do certame. A tendência é que jogadores cheguem durante o Estadual, para completar as posições carentes na equipe.

Segundo o técnico André Baratz, dois volantes e um zagueiro seriam contratados. Entretanto, o volante Wagner, que está no Cerâmica, não poderá mais ser contratado e está descartado pela diretoria atleticana.

Um dos reforços que ainda poderão chegar é o zagueiro Cantarelli, que em 2011 atuou junto com o lateral Locatelli, um dos contratados pelo MAC. Caso ocorra o acerto, o beque deverá se apresentar na próxima semana com mais um volante.

Imperatriz anuncia a dispensa de dois jogadores

Após o anúncio de vários reforços, a diretoria do Imperatriz começa a reduzir o grupo para o Campeonato Maranhense. Inicialmente o goleiro Rodrigo Oliveira foi dispensado e agora mais dois jogadores, recém-contratados, foram liberados pela diretoria.

Um caso curioso é o do volante Marcos Vinícius, que chegou na última sexta-feira (13) e no mesmo dia foi dispensado. Além do volante, o atacante Arouche, que sequer participou dos jogos treinos, também foi liberado.

Com isso, novos reforços poderão ser contratados para o Cavalo de Aço. O Imperatriz abre o Campeonato Maranhense contra o Viana no dia 21.

Robson Simplício treina e deve acertar com o retorno ao Sampaio

Robson Simplício poderá voltar ao Sampaio
Após estar emprestado ao Sampaio, no segundo semestre de 2011, o volante Robson Simplício poderá retornar ao time Tricolor. O jogador treinou com o restante da equipe na última sexta-feira (13), mas ainda não acertou contrato com o Sampaio.

Simplício atuou no Sampaio na Série D de 2010 e 2011, mas agora poderá acertar um contrato definitivo com o Tricolor. O atleta tem passe preso junto ao Juazeirense, clube do interior da Bahia e em 2011, após uma passagem sem destaque no América-RN, foi emprestado ao clube maranhense.

Robson Simplício e a diretoria do Sampaio deverão se reunir nos próximos dias para acertarem os detalhes do contrato. Caso o volante seja contratado, será o quinto no elenco Tricolor, que já contra com Eloir, Luiz Maranhão, Jefferson e Neto.