terça-feira, 14 de junho de 2011

Independente confirma participação na Série D

Depois de garantir o patrocínio da prefeitura de Tucuruí, o Independente confirmou sua participação na Série D. A equipe ameaçava ficar fora da competição caso não conseguisse o apoio necessário para a disputa da competição.

De acordo com as informações, os dirigentes do Independente ainda correrão atrás de mais patrocínios para disputar a Quarta Divisão. Deley Santos, um dos dirigentes do clube disse estar inseguro quanto à participação na Série D, já que vários times desistiram da competição por causa da inviabilidade financeira.

Com a presença do Independente assegurada na Série D, o Remo não tem mais chances de disputar a competição neste ano. O Azulão ainda esperava pela desistência do campeão do returno do Campeonato Paraense, pois desta forma a vaga ficaria com a equipe da capital.

Marquinhos se apresenta ao elenco do Sampaio

O lateral Marquinhos, de 26 anos, se apresentou ao Sampaio na tarde desta terça-feira, 14. O jogador foi anunciado pelo presidente Sérgio Frota no último domingo, 12, após a vitória sobre o Imperatriz pelo Campeonato Maranhense.

Marquinhos já defendeu o Sampaio, em 2007, e retorna ao Tricolor depois de ser indicado pelo técnico Celso Teixeira. O lateral estava no Coruripe, onde conquistou o vice-campeonato alagoano e foi dispensado recentemente, pois não estava nos planos da comissão técnica da equipe para a Série D.

O jogador chega ao Sampaio para suprir a carência na lateral direita. Atualmente o elenco contava somente com Bruno Limão disponível para a posição, já que Carlinhos e Saulo foram dispensados. Marquinhos diz que chega ao time com o intuito de ser campeão

“Todo jogador sonha em ganhar títulos e eu não sou diferente. Chego aqui para ajudar o Sampaio e respeitar os amigos e tenho a ambição de ser campeão”, disse Marquinhos.

Apesar de ter sido contratado para a Série D, o lateral ainda pode ser inscrito para a disputa do Campeonato Maranhense, já que a regularização de novos atletas termina apenas na próxima sexta-feira, 17. Com 30 pontos, o Sampaio é o atual líder da competição e pode conquistar o título com duas rodadas de antecedência.

FMF não altera a pontuação do Campeonato Maranhense

A novela sobre o “caso Iape” final chegou ao seu término. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) se pronunciou e decidiu pela manutenção dos resultados do Canário na tabela de classificação do Campeonato Maranhense.

Com a decisão, nenhum clube perderá ou ganhará ponto, desta feita ninguém será “prejudicado”. O diretor de competições da FMF, Pedro Vasconcelos, entendeu que com a desistência do Iape nenhum clube deveria ser punido ou beneficiado, com a perda ou ganho de pontos.

Vale lembrar que anteriormente a FMF pensou em consultar o Regulamento Geral de Competições da CBF, onde o Artigo 68 prevê a nulidade de todos os jogos disputados por uma equipe que abandona um campeonato de pontos corridos, com o certame já em curso. Entretanto o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, antecipou que o RGC não se aplica a competições estaduais.

Como a decisão sobre os jogos do Iape ficaria a critério da FMF, a entidade decidiu pela manutenção dos resultados. Desta forma, não há nenhuma alteração na classificação e na pontuação do Campeonato Maranhense.

Rodrigo Ramos diz que tem obrigação de levar o Sampaio de volta à Série C

Defendendo o Sampaio desde 2008, o goleiro Rodrigo Ramos é um dos ídolos e líder do atual grupo do time. O arqueiro vê a conquista do acesso para a Série C neste ano, como uma de suas obrigações no Tricolor nesta temporada.

Rodrigo Ramos estava presente na equipe de 2009, quando o time foi rebaixado para a Série D e por isso considera a conquista do acesso como uma obrigação. Além disso, o arqueiro ainda projeta o Sampaio em uma possível Série B.

Sobre o Campeonato Maranhense, Rodrigo diz que ainda não há nada ganho. O goleiro Tricolor destaca que enquanto o título não for garantido matematicamente, ninguém comemorará nada no Parque José Carlos Macieira.

Confira a entrevista do Blog com o goleiro Rodrigo Ramos

Blog: Como é lidar com essa vantagem no Campeonato Maranhense?
RR: Estamos todos cientes de que ainda não ganhamos nada. Matematicamente o Maranhão ainda pode nos alcançar. Temos batido nessa tecla todos os dias nos nossos treinamentos. Todo o grupo tem levado isso muito a sério, comissão e diretoria também tem o mesmo pensamento. Somente quando garantirmos matematicamente o bi campeonato é q se pode comemorar.

Blog: O que achou do grupo da Série D?
RR: O Sampaio tem obrigação de passar a próxima fase. É o time de maior nome e estrutura e tradição do grupo. Apesar do São Raimundo já ter sido campeão dessa Série D, o Sampaio por todo investimento tem que ser um dos dois classificados a próxima fase. O Independente tem feito boa campanha no paraense e é um time q pode dar muito trabalho também. Na minha opinião nessa Série D o importante é fazer o dever de casa, ou seja 100% de aproveitamento nos jogos aqui no Maranhão.

Blog: O Josué Teixeira já disse que são 15 decisões para o Sampaio. Como o grupo lida com essa pressão?
RR: Essa pressão é boa, pois em momento nenhum o time pode acomodar. É importante q a cada jogo possa ser dado um passo de cada vez. Todos devem estar compromissados com os objetivos traçados pela comissão e diretoria.

Blog: Você estava no time que caiu para a Série D. Retornar para a C é uma questão de honra?
RR: Com certeza. Estava sim naquele time e me sinto na obrigação de ajudar o Sampaio a voltar a Série C e depois a Série B. Porque não?

Waldemir Rosa deixa o Moto logo após o final do Campeonato Maranhense

O diretor de futebol do Moto, Waldemir Rosa, já havia dito que deixaria o clube caso não tivesse condições de trabalhos. Foram inúmeros avisos do futuro ex-diretor de futebol que se não fossem oferecidas as condições de trabalho, ele deixaria o cargo e ao que tudo indica parece que a hora chegou.

Justificando sua decisão de deixar a diretoria de futebol do Moto, Waldemir Rosa disse que não foi eleito presidente, função que praticamente caiu nas costas do dirigente. Além disso, o diretor de futebol afirma que não tem condições de custear sozinho um time da grandeza do Moto

“Eu fui contrato para ser diretor de futebol, não fui eleito presidente. Além disso, estou tendo um desgaste muito grande no moto e não tenho dinheiro e ainda me deixam sozinho cuidando de um clube da grandeza do Moto”, disse Waldemir.

O certo que com a saída do dirigente vários jogadores devem deixar o clube e a duvidosa participação da equipe na Copa União vai sendo anulada aos poucos. Quanto ao presidente Gildo Morais e o vice Rocha Neto, nunca mais deram as caras no clube e devem aparecer somente quando for confirmado o Viva Nota.

Independente ameaça não participar da Série D, Remo ficaria com a vaga

Campeão do returno do Campeonato Paraense, o Independente corre o risco de não disputar a Série D. Caso isso aconteça, quem deve ficar com a vaga da equipe é o Remo, que tem a melhor campanha do Estadual.

A situação do Independente quanto a Série D já era conhecida deste a divulgação dos grupos da competição. Com pouco apoio, a diretoria do clube teme se endividar demais e como a competição não oferece retorno, há a possibilidade da equipe ficar fora da competição.

O Independente terá até às 18h desta terça-feira, 14, para definir se participará da Série D. Vale destacar que esta seria a primeira participação do Galo em uma competição nacional.

Caso o Independente desista da vaga, o Remo deve ser o indicado pela Federação Paraense para a competição. Isso porque a equipe tem a melhor campanha do Estadual, superando até o Paysandu, campeão do primeiro turno.

Sampaio depende de combinações de resultados para ser campeão antecipado

A possibilidade do Sampaio ser bicampeão maranhense com duas rodadas de antecedência, existe e não é utópica. Verdadeiramente é difícil, já que o Mac terá pela frente um adversário frágil como o Bacabal.

Para conquistar o título de forma antecipada o Tricolor terá que vencer seu compromisso contra o Cordino, que será realizado no estádio Leandrão. Caso consiga os três pontos, o Sampaio passará a torcer para que o Mac consiga no máximo um empate contra o Bacabal.

Mas o Sampaio pode ser campeão ainda empatando com o Cordino. Entretanto ser campeão com este resultado, o Mac terá que ser derrotado pelo Bacabal, e desta forma o Sampaio teria sete pontos a mais, restando seis pontos para serem disputados.

Entretanto, uma vitória, seja do Sampaio ou do Mac, são situações difíceis de prever, ainda mais por conta do fator casa e os adversários que vivem uma crescente nesta reta final do certame. No caso do Cordino, a equipe venceu os seus dois últimos jogos em casa, mas vale destacar que a equipe vem combalida por causa da derrota diante do Mac e o time está com dois meses de salários atrasados.

O caso do Mac é mais complicado, já que no Correão, o Bacabal sempre foi difícil de ser batido. Prova disso é que o Leão perdeu somente um jogo diante de sua torcida e venceu dois destes jogos, tendo feito do Moto sua última vítima em casa.

O certo é que teremos muitas emoções nas próximas rodadas em virtude da possibilidade do título antecipado para o Sampaio. Mas o ideal seria que esta disputa ficasse apenas para a última rodada da competição.

Cinco times disputarão a Série B Maranhense

A divisão de acesso do futebol maranhense, que deve ter início em agosto, contará com a participação de cinco times. Pelo segundo ano consecutivo, um campeão estadual disputará a competição.

O Viana, rebaixado em 2010, e o Chapadinha, que foi afastado por causa do escândalo na Série B de 2009, quando sofreu nove gols em nove minutos para evitar o acesso do Moto, confirmaram a participação na competição. O novato Timon, que será financiado pela prefeitura da cidade também confirmou presença na competição.

O Sabiá, que surgiu em 2010 disputará a competição pela segunda vez e o JV Lideral, que paralisou as atividades na temporada passada, retorna ao futebol. Vale destacar que o Trator do Camaçari já foi campeão maranhense em 2009 e pelo segundo ano consecutivo, a Segundona contará com um campeão estadual, já que em 2010, o Moto disputou a competição.

Havia uma expectativa para que o Fasca, Americano, Marília e o extinto Estrela do Mar, campeão maranhense em 1951 disputassem a competição. Entretanto as equipes não se inscreveram no torneio de acesso.

O certame deve ser disputado em sistema de turno e returno, com os dois primeiros de cada fase realizando a final do turno. Os campeões do turno se enfrentarão na decisão e o campeão e vice garante a vaga na Primeira Divisão Maranhense em 2012.