quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Zebra rubro-negra

De forma surpreendente o Moto venceu o Sampaio no primeiro clássico do novo Castelão. Com gols de Israel e Mazinho, o rubro-negro surpreendeu o Tricolor e venceu o primeiro Superclássico do novo Castelão.

O jogo, do início ao fim, foi com o Sampaio no ataque e o Moto na defesa. Mas dessa vez os gols perdidos fizeram falta ao Tricolor. Com a vitória, o Papão carimba a faixa de campeão do Tricolor, que voltou a jogar com os titulares na Copa União. Aos 53, Codó ainda descontou para o Sampaio, mas sem tempo para uma reação e o jogo terminou com a vitória motense por 2 a 1.

Além de vencer o clássico, o Moto voltou ao G4, agora com 13 pontos na quarta posição. O Sampaio, também com 13 pontos, se manteve na terceira posição e no domingo encara o Cordino, em Barra do Corda.

Confira a classificação da Copa União
1º Imperatriz – 22pts
2º Cordino – 16pts
3º Sampaio – 13 pts (2)
4º Moto – 13 pts (0)
5º Sabiá – 13pts (-1)
6º Maranhão – 12pts
7º São José – 10pts

Maranhense acerta com o Racing-URU

Bruno Chocolate se destacou no São Bento-SP
O atacante Bruno Chocolate, que já defendeu Moto e Maranhão, assinou contrato de um ano com o Racing-URU. O jogador de 23 anos se apresentou ao novo clube na última terça-feira.

Depois de ganhar destaque no Moto, em 2010, Bruno Chocolate, que fez base no Cruzeiro, passou por clubes como o Arapongas, e em 2011 voltou ao rubro-negro maranhense para o Estadual. No mesmo ano defendeu o Maranhão na Copa União, mas deixou o clube sem marcar nenhum gol.

Em 2012, apostando em um recomeço na carreira, acertou com o São Bento-SP, que disputa a Série A3. Pelo clube paulista marcou sete gols e foi um dos artilheiros da equipe, antes de se transferir para o futebol uruguaio.

Atualmente o Racing é o 13º colocado no Campeonato Uruguaio, com oito pontos. Bruno Chocolate ainda não tem data prevista para sua estreia.

Série D mais difícil

A partir de 2013 a Série D será disputada por 32 clubes, divididos em quatro grupos, cada um com oito. Destas chaves, quatro avançarão para a segunda fase, após 16 jogos (ida e volta), o que aumenta a necessidade de planejamento e preparo das equipes para a competição que garantirá quatro vagas na Série C de 2014.

O aumento no número de jogos para conquistar o acesso, também justifica essa necessidade para melhorar o planejamento. Se antes, com 12 jogos as equipes já chegavam ao acesso, agora para ascender de divisão será necessário disputar 18 jogos. Para ser campeão o número de jogos aumenta de 16 para 22.

Além da melhoria no planejamento, a nova Série D fará com que as equipes de elenco e boa preparação conquistem o acesso. Talvez esta medida evite que futuros campeões sejam rebaixados, como ocorreu com São Raimundo-PA, Guarany de Sobral e Tupi-MG, que conquistaram o título da competição, respectivamente, em 2009, 2010 e 2011.

Com uma fórmula mais próxima da Série C, a Série D deve chegar à fase final junto com as demais divisões do Campeonato Brasileiro. Criada em 2009, nos primeiros quatro anos, 40 equipes disputavam a competição, número que foi reduzido após a conquista do Sampaio, em 2012.