segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sampaio inicia o ano em ritmo lento e manjado pelos adversários

Somente as bolas aéreas não bastaram para o Sampaio vencer o MAC no primeiro clássico de 2014
Como esperado o Sampaio entrou no Campeonato Maranhense longe do 100% de rendimento do time. Com apenas 20 dias de preparação seria impossível que isso acontecesse e fatalmente esse processo deve ser completado ainda no Estadual. Entretanto, a equipe começa o ano de 2014 sem nenhuma novidade, em termos de jogadas e tática, o que facilita a vida dos adversários.

A declaração do técnico do Maranhão, Gilberto Gaúcho, apenas ratifica o que todos já sabem: "o Sampaio só tem jogada aérea". O treinador do MAC disparou a frase após o empate em 1 a 1 com o Tricolor, em uma partida, onde o Quadricolor se dispôs a defender, com eficiência, obrigando o rival a apostar tudo na bola aérea, tática que realiza desde 2012 com a chegada de Flávio Araújo.

No seu 4-2-3-1, Flávio sempre pressiona os adversários com as subidas dos laterais, o que tem dado certo. Mas, ficar na dependência exclusiva das bolas aéreas pode ser um erro para uma equipe que ascendeu para a Série B em dois anos. No Campeonato Maranhense o Tricolor marcou quatro gols, com todos tendo origens em cruzamentos pela direita, que é o lado onde a tática da equipe melhor funciona.

Quando o time não consegue obter sucesso nos cruzamentos, a saída é arriscar de fora da área, e assim foi contra o MAC. Até Paulo Sérgio foi obrigado a carregar a bola do setor defensivo ao ataque, para tentar surpreender o time atleticano. Em termos táticos, o clássico Samará lembrou o empate em 1 a 1 com o Luverdense na Série C, onde os mato-grossenses também souberam anular as jogadas aéreas e, na época, as infiltrações com Pimentinha.

Dentro do Estadual, o Sampaio pelo grupo que possui e pelos resultados recentes é o grande favorito, mas para confirmar isso é necessário que se reinvente. Contra adversários frágeis contra o Bacabal, apenas as bolas aéreas foram suficiente, mas já diante do MAC, que está se ajustando dentro do torneio, foi o suficiente apenas para o empate.

O ano está apenas começando e pode ser que Flávio Araújo apresente novas opções ainda dentro do Estadual. Não é uma questão apenas de opção do treinador, mas uma necessidade para que a equipe continue na crescente que vem desde 2012 com os dois acessos consecutivos.