terça-feira, 1 de outubro de 2013

Campeonato Maranhense 2014: melhor, mas com efeito colateral

Quando a esmola é muita o santo desconfia. O ditado cabe perfeitamente na análise do novo formato do Campeonato Maranhense de 2014. A FMF resolveu enxugar o torneio, onde será necessário de 17 a 21 jogos para ser campeão, mas deu um contrapeso. Sampaio, Moto e Maranhão estão blindados contra o rebaixamento, já que deverão encabeçar o ranking da entidade, que servirá para destinar quais os clubes beneficiados com a irrebaixibilidade.

Vamos começar pelas boas novas. O Estadual, que antes era disputado em grupo único, com dois turnos, e os últimos campeões, Maranhão e Sampaio, conseguiram o feito, respectivamente, com 24 e 26 jogos, agora está mais curto. As 10 equipes serão divididas em dois grupos de cinco, onde no primeiro turno jogam entre si, avançam para as semifinais e final. No segundo turno os jogos serão com os times do outro grupo, os dois melhores de cada avançam e acontecem as semifinais e a final.

Se houver um campeão direto, vencendo o primeiro e o segundo turno, o time terá feito apenas 17 jogos. Uma redução considerável em relação aos anos de 2012-13. Entretanto, se for necessária a realização da final entre os campeões dos turnos, há a possibilidade de as duas equipes chegarem ao fim com 21 jogos disputados, o que ainda é muita coisa.

Aos poucos o formato está se ajustando. Considero desnecessário a realização de dois turnos no Maranhense. A melhor formula segue sendo os dois grupos, mas com turno único e jogos de ida e volta nas semifinais e finais.

O aspecto negativo ficou pela blindagem ao Sampaio, Moto e Maranhão que não poderão mais ser rebaixados. As equipes devem encabeçar o ranking da FMF, que vai evitar o rebaixamento do trio que estiver na liderança. Apesar de ser um critério, por “méritos”, soa imoral tal blindagem. O Moto já caiu duas vezes e voltou. Se o Moto, ou outro grande do Estado cair, que trabalhe para voltar, mas tal blindagem é ridícula e imoral.