sábado, 7 de fevereiro de 2015

Eugênio Souza precisa de paciência no Moto


Os dois amistosos da pré-temporada já haviam demonstrado esse cenário, as partidas contra o Cordino e o Piauí apenas confirmaram que será necessário tempo e paciência para o time de Eugênio Souza engrenar. Não se trata de complacência com o técnico Rubro-Negro, mas apenas o fato de um time totalmente reformulado está lidando com uma filosofia completamente nova e que nunca houve tentativa de ser implantada na equipe.

O Moto iniciou os treinos no dia 12 de janeiro, com apenas um mês de treinos, o time já estava em seu segundo jogo da temporada, diante do Piauí. Foram apenas 18 dias de pré-temporada, intercalados com dois amistosos, o que comprometeu parte dos treinos, por causa da necessidade de recuperação dos jogadores. No total, efetivamente foram 19 dias de treino neste período, que foram separados em treinos táticos, físicos e também para a recuperação de jogadores.

Pouquíssimo tempo para o elenco assimilar e colocar em prática a filosofia do treinador e vice-versa. É normal que o torcedor não fique satisfeito com a demonstração do time nas duas primeiras partidas da temporada, mas essa pressão não pode, e nem deve, chegar até a diretoria do Rubro-Negro.

Além do tempo, Eugênio também sofre com a ausência de Henrique e Pedro Gusmão, que sofreram lesões nesse início de temporada. Para completar, vale destacar algumas características limitadas no elenco, como a velocidade por exemplo. Gabriel, Rayllan e Henrique são os velocistas que podem ser usados como pontas no 4-2-3-1, enquanto Felipe e Naoh possuem uma velocidade razoável, mas não o ideal, para esta função.

Na defesa, fica claro a necessidade de contar com peças de reposição. Sem Luís Fernando e Ícaro, o time fica fragilizado. O tempo será aliado para a Eugênio Souza levar o Moto ao ponto ideal, mas também poderá ser o seu carrasco, já que no futebol maranhense, infelizmente, ainda predomina a filosofia de resultados imediatos.