quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sampaio e São José mantêm vantagens e a “inteligência” da FMF

As semifinais do segundo turno começaram e Sampaio e São José mantiveram suas vantagens em relação aos seus adversários. O Tricolor segue sem vencer o Viana e empatou sem gol no Djalma Campos, agora joga por um novo empate em São Luís para ser finalista.

Em Barra do Corda, o jogo mais emocionante das semifinais. São José saiu na frente com Serginho, mas Ulisses e Roberto Santos viraram para a Onça. Daniel ainda empatou para o Peixe, Marlon recolocou a vitória para o time de Barra do Corda, mas aos 40 do segundo tempo, Wescley decretou o empate.

Com a igualdade, São José mantém a vantagem e o sonho do Moto permanecer na divisão principal do Campeonato Maranhense. Ao Cordino resta a tentativa de vencer o jogo de volta, avançar às finais e rebaixar o Moto, missão complicada, no Nhozinho Santos.

Mas fora das semifinais, a medida que merece destaque nesta quinta-feira é a portaria nº 044/2012 expedida pela FMF. A entidade contesta a antecipação da estreia do Sampaio na Série D, do dia 27 de maio para o dia 26, contra o Mixto no Dutrinha.

A antecipação ocorreu, pois no dia 27, o Cuiabá fará sua estreia na Série C. Curiosamente a casa do Dourado, também é o Dutrinha e dificilmente (não recordo disso acontecer) a CBF realiza rodadas duplas. Então a FMF já sabe qual vai ser a resposta para sua “contestação” da antecipação da estreia do Sampaio na Série D.

Antes de continuar a falar do assunto, a FMF contesta que a antecipação da estreia do Sampaio infringe o intervalo de descanso para os times segundo as Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro. De fato o argumento procede, mas qualquer competição nacional tem prioridade sobre competições estaduais, isso é lógico.

Quem não lembra da situação da Copa do Brasil, que a estreia do Sampaio foi no dia 7 de abril, mas antes da divulgação da tabela o Tricolor ainda teria uma partida no dia 8 de abril. No final das contas o jogo do Estadual é que foi adiado.

Além disso, o Sampaio ainda não sabe se vai jogar a final do Maranhense no dia 24. O Tricolor está nas semifinais do returno e tem iguais condições de ser campeão do returno, assim como São José, Viana e Cordino. Ou seja, mais um prova de que é uma medida sem pé e cabeça.

Enfim, atitudes das cabeças pensantes da FMF. E depois nós que falamos demais.