sábado, 2 de abril de 2011

Imperatriz acaba com a invencibilidade do Sampaio

Com um time totalmente diferente, o Sampaio perdeu para o Imperatriz, por 2 a 1, na noite deste sábado, 2, no estádio Frei Epifânio. Com o resultado, o Cavalo de Aço subiu para a quarta posição, com oito pontos, enquanto que o Tricolor, com sete pontos, caiu para a sexta posição.

Contando com a estreia do meia André Caldeira e do atacante Edson Bugrão, o Tubarão não conseguiu se impor sobre o Cavalo de Aço. Aos nove minutos, Elton abriu o placar para o Imperatriz, mas aos 20 Jackson, contra, deixou tudo igual para o Sampaio.

O empate que se desenhava ainda não era tão ruim para o Tricolor. Mas aos 26 do segundo tempo, Café, marcou o gol que garantiu a vitória para o Imperatriz. Com isso, o Cavalo de Aço acabou com a invencibilidade de seis jogos do Tricolor, sendo três pelo Campeonato Maranhense e três pela Copa do Brasil.

O Imperatriz volta a campo somente no dia 10, quando encara o Santa Quitéria, no estádio Rodrigão. O Sampaio agora volta as atenções para a Copa do Brasil, onde faz o jogo de volta contra o Santo André, na próxima quarta-feira, 6. Para continuar na competição, o Tricolor, que venceu o jogo de ida por 3 a 2 necessita apenas de um empate.

Siga o Blog no Twitter

Nordestino de coração e os times da região – Parte III: Abordagens críticas

21 mar 2011

Chegamos à última parte de um pequeno projeto de posts que tentou tratar sobre a questão do torcedor nordestino apoiar mais times do eixo RJ-SP.

Este último ponto vem a trazer algumas abordagens críticas acerca da campanha que tem se espalhado pelo Nordeste do Brasil. “Nordestino de coração torce pelo time da sua região” é uma campanha que visa a conscientizar os amantes do futebol, principalmente o nordestino, a acompanhar e torcer pelo time que adota como “segundo time”, fazendo com que este seja seu “primeiro time”.

Várias críticas surgem nesse percurso, uma vez que alguns dos mistos (como chamamos os torcedores dos times “estrangeiros”) tentam deslegitimar a campanha, sob o argumento de que todos devem torcer para quem quiser. Concordo plenamente com este argumento, no entanto, como disse no post anterior, fica complicado quando as alternativas dentro deste contexto se limitam aos times que tem mais exposição na mídia, posto que, é claro, essa incidência de torcidas “por todo o Brasil” se deve em grande parte às enormes exposições midiáticas dos times do eixo Sul-Sudeste. Não que seja só por isso. Claro que não, e neste ponto também nós que apoiamos a campanha não devemos apenas dizer que o torcedor misto é um torcedor sem paixão pela sua região. Acontece que, como todos sabemos outro grande motivo de se torcer para times alienígenas é o fato de as federações nordestinas atuar com duvidosa honestidade, e por vezes colocando o futebol do próprio estado em segundo plano (como ocorre aqui no Maranhão). Basta perceber que, os Estados com maior ideia de identidade, com uma mídia dentro do Estado mais aguerrida e com uma boa administração do futebol tem os torcedores mais apaixonados pelos times da sua região. É o caso de Bahia, Pernambuco e do Ceará.

Outra crítica que se faz à campanha é quanto à sua mensagem. Aqui no Maranhão a frase que se encontra atrás da camisa é “Eu escolhi meu time, não deixe a mídia escolher o seu”, no entanto em alguns outros estados a frase é “Eu escolhi meu time, a mídia escolheu o seu”, o que traz problemas. Por um lado, pode ser considerada a verdade de que a mídia realmente escolhe nossos times aqui no Nordeste, uma vez que, nos últimos anos, é pela TV que se começa a gostar de futebol. Por outro lado, entretanto, estamos numa disputa para tentar agregar valor e legitimidade à uma campanha que é vista por muitos (apesar de ser muito apoiada) como uma afronta à livre escolha. Quando dizemos “a mídia escolheu seu time” talvez estejamos sendo por demais severos na mensagem, já que, por mais que esta seja a verdade, muitos não gostam de ouvi-la (ou ver) e se julgam capazes de escolher o próprio time. Nesta natureza de coisas tão complicadas, devemos tentar jogar o máximo do lado do “inimigo” para que este seja aplacado com a ideia e a mensagem que se quer passar.

No ponto da torcida nordestina que apóia o time do seu Estado, outro ponto a ser discutido é a questão da ida aos estádios de torcedores com camisas que representam outras torcidas, principalmente RJ e SP. É óbvio que qualquer apoio é bem vindo quem vai ao estádio dificilmente apoiará o time adversário. Alguns “nordestino de coração” são contundentes e por vezes agressivos quando observam alguém com camisas de equipes que não seja o do seu time (ou pelo menos o do adversário). Claro que o apoio é necessário e é até plausível que se vista a camisa que quiser para ir ao estádio. Mas percebam que a ideia é justamente diminuir este índice de torcida de fora e aí quando você está em uam partida, transmitida pela mídia, com apelo e observa só camisas de outros times, é muito complicado aceitar tal situação. Queremos mostrar o nosso time e a torcida do nosso time e não camisas que vemos o tempo todo dentro da televisão. Ora, se a ideia é justamente mostrar as cores do clube que se apóia, por que aceitar que se vá com cores de times que não tem nenhuma relação com o nordeste?


Por último, vamos falar de uma faixa que é sempre presente em estádios nordestino quando se joga contra os times do Eixo. A faixa “VERGONHA DO NORDESTE”. A faixa é sempre colocada com uma seta indicando a torcida do time adversário. Tenho uma interpretação minha para esta mensagem. A vergonha não é de se torcer por outro time, longe disso, colocando-se sempre cada ponto, cada um torce para quem quiser. A vergonha tratada na faixa é a do nordestino ainda ter pouco senso crítico, de aceitar facilmente sua condição e acabar amando lugares, pessoas e culturas que talvez nunca verão ao vivo.

A vergonha na faixa ao que parece se relaciona à vergonha que alguns tem em ser nordestino.

Siga o Blog no Twitter

Com novatos, Sampaio encara o Imperatriz

Neste sábado, 2, o Sampaio visita o Imperatriz no estádio Frei Epifânio, às 20h. O Tricolor vai entrar em campo pensando na Copa do Brasil, mas sabe que pode chegar a vice liderança do Campeonato Maranhense. Enquanto isso, o Cavalo de Aço tentará se afastar dos últimos colocados.

O time do Sampaio contará com várias modificações na formação titular. A dupla de zaga Johildo e Robinho, que estavam lesionados retornam, ao time, assim como o volante Eloir, que cumpriu suspensão nas últimas rodadas. Outro que retorna ao time é o jovem Carlinhos, que desbancou Bruno Limão na lateral direita.

Dentre os recém contratados, apenas o meia André Caldeira e o atacante Edson Bugrão estrearão com a camisa Tricolor. Os demais novatos, o lateral direto Saulo e o atacante Abuda, não poderão jogar, pois o primeiro sofreu uma lesão durante os treinamentos e o segundo ainda não foi regularizado.

Com cinco pontos, o Imperatriz, do técnico Vinícius Saldanha, tenta se afastar das últimas posições. Caso consiga uma vitória no duelo deste sábado, o Cavalo de Aço pode assumir até a terceira colocação.

Para o duelo contra o Sampaio, o Cavalo de Aço contará com a volta do zagueiro Jackson, que cumpriu suspensão na última rodada. Entretanto, o meia Formosa,com dores no tornozelo, está fora do jogo e Edu entra no meio campo Alvirrubro.

Ficha técnica

Imperatriz: Fagner; Bruno Bacabal, Jackson, Leoni e Moisés; Daniel Neves, Moura, Edu e Elton; Rubsen e Sapeca
Técnico: Vinícius Saldanha

Sampaio: Rodrigo Ramos, Carlinhos, Johildo, Robinho e Deca; Ismael, Eloir, Kléo e André Caldeira; Rony e Edson Bugrão
Técnico: Sandow Feques

Local: Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz
Data: 02/04/2011
Horário: 20h
Arbitragem: Gladstonni Viana de Oliveira
Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros e Cícero Romão Batista Silva

Siga o Blog no Twitter