quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Definida a nova Série D

A CBF definiu a fórmula de disputa da nova Série D, que em 2013 contará com apenas 32 clubes. A competição será disputada em quatro grupos de oito, com os times jogando entre si, em ida e volta, e os quatro melhores de cada chave avançando para as oitavas de final, até serem definidos os times que sobem e o campeão.

Cada Federação terá apenas uma vaga, e o número de times será completado com os quatro rebaixados e o quinto colocado da edição de 2012.

Com isso a Série D de 2013 já sabe que contará com as presenças de Maranhão, Gurupi, Águia Negra e Nacional-AM, classificados pelo Estadual de 2012, além do Guarany de Sobral e Tupi, já rebaixados na Série C, e o Cianorte, quinto colocado da Série D de 2012.

Desmanche no Sampaio

A conquista do título da Série D, consequentemente ocasionou uma valorização do elenco maranhense. O primeiro que sofreu a consequência da valorização foi o técnico Flávio Araújo, que pode acertar a sua ida para o Mogi Mirim nos próximos dias.

Além do treinador, o lateral-direito Roniery, que já trabalhou com o treinador no Fortaleza, antes de chegar ao Sampaio, também está na mira do clube do interior paulista. Mas os problemas não param por aí. A dupla Pimentinha e Edgar (este mesmo com todo o problema judicial) pode ser negociada com a Portuguesa, que briga para permanecer na Série A e já conta com um elenco recheado de maranhenses, como o lateral Raí, o volante Léo Silva e o atacante Ananias.

Entretanto, no caso de Roniery vale lembrar que este possui contrato até 2014, enquanto Pimentinha tem vínculo até 2013 e Edgar até 2016. Além destes três jogadores, o goleiro Rodrigo Ramos e o volante Eloir também são especulados como alvo de outros clubes.

Um eventual desmanche neste momento pode significar um início de planejamento errado para 2013. Curiosamente, todos os times campeões da Série D até 2011 (São Raimundo-PA, Guarany de Sobral e Tupi-MG) já foram rebaixados na Série C. Para encerrar esta escrita, o ideal seria manter a base.

Entretanto, caso não consiga manter a base, reforços de bom nível obrigatoriamente terão que ser contratados. Caso contrário, há o risco de voltar a viver o drama de 2009, quando o time foi rebaixado na Série C.

A nova Série D

Após anunciar a redução de 40 para 32 clubes na Série D, a CBF oficializou como serão distribuídas as vagas para 2013, quando a fórmula estreará. Cada Federação terá apenas uma vaga, e o número de times será completado com os quatro rebaixados e o quinto colocado da edição de 2012.

Com isso a Série D de 2013 já sabe que contará com as presenças de Maranhão, Gurupi, Águia Negra e Nacional-AM, classificados pelo Estadual de 2012, além do Guarany de Sobral e Tupi, já rebaixados na Série C, e o Cianorte, quinto colocado da Série D de 2012.

A CBF ainda definirá como serão os grupos, mas há a possibilidade de oito grupos de quatro ou quatro grupos de oito. A tendência é que o representante maranhense, neste caso o Maranhão, continue disputando a fase de grupos pela "zona norte".

Sampaio no Piauí

Em São Luís, Sampaio e Fla-PI empataram
Depois de ser campeão da Série D, o Sampaio volta as atenções para a Copa União e também deverá fazer um amistoso no Piauí. O jogo em solo piauiense será contra o Flamengo-PI, que já anunciou data e horário para o jogo, mas ainda não há nada confirmado.

A partida é parte do acordo do Sampaio com o rubro-negro piauiense, quando a equipe esteve em São Luís para a realização de um amistoso, que foi vencido pelo Sampaio por 1 a 0. Agora, o Sampaio deve retribuir a visita e o Fla-PI ficará com a renda do jogo, assim como o time maranhense ficou com a renda do jogo em São Luís.

A diretoria do Fla-PI espera que o jogo seja realizado no dia 4 de novembro, às 17h no Lindolfo Monteiro. Entretanto, ainda haverá uma conversa entre os presidentes dos times para definir a data. Há a possibilidade do jogo ser disputado apenas pelos reservas do Tricolor, que estará envolvido com a Copa União.

Além de fazer parte do acordo, a partida pode ser uma simbólica troca de faixas. O Fla-PI foi campeão da Copa Piauí, ao vencer o River-PI e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2013.