sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tito Vilanova, a aposta do Barcelona na era pós-Guardiola

Tito Vilanova: de coadjuvante à protagonista
A saída de Guardiola do Barcelona foi especulada em toda a imprensa espanhola e confirmada nesta sexta-feira em uma coletiva no Camp Nou. Após a oficialização do encerramento da era Guardiola, que foi apontado por Rossel como o maior treinador da história do clube catalão, a dúvida era quem seria o seu substituto.

Entre os nomes especulados estavam Vilas Boas, Bielsa, Low, Luis Enrique, entre outros. No fim, nenhum destes. Mas sim, Tito Vilanova, até então auxiliar técnico de Guardiola, durante os quatro anos mais vitoriosos da história blaugrana. Mas além de auxiliar de Guardiola, quem foi Tito Vilanova até então?

Assim como Pep, o espanhol Tito foi jogador de La Masia e desde então conheceu o ex-treinador catalão. Nascido em 17 de setembro de 1969, em Bellcaire, em 1984 chegaria ao clube, curiosamente junto com Guardiola. Entretanto, como jogadores, ambos tiveram carreiras diferentes.

Enquanto Guardiola permaneceria no Barcelona B até 1992, para posteriormente marcar época no time profissional, Tito não teve a mesma habilidade com a bola nos pés. Em 1990 deixou os blaugranas e foi para o Figueres, e ficou passando por outros clubes menores, como Celta de Vigo, Badajoz, Mallorca, Lleida e Elche, todos na Espanha. Em 2002 encerraria a carreira como jogador no Gramanet.

Assim como Pep, Tito passou por La Masia
No Barcelona, Tito não fará seu primeiro trabalho como treinador, já que após a aposentadoria, comandou o Palafrugell, retornaria ao Figueres, onde é considerado ídolo por ter disputado La Liga 1991-92, onde o clube estreou na divisão principal, mas foi rebaixado ao final da temporada. O último clube, antes de voltar ao Barcelona, foi Terrassa, onde assumiria a função de diretor técnico na temporada 2006-07.

Em 2007 foi contratado, já como auxiliar técnico de Guardiola, para comandar o Barcelona B. Um ano depois, com a saída de Frank Rijkaard, Pep seria efetivado no time principal e Tito também seguiria como auxiliar do treinador.

Neste período, a dupla conquistou 13 títulos, e em entrevista ao elPeriodo.com (realizada em 6 de setembro de 2010), Tito foi apontado como um dos responsáveis pelo sucesso da equipe, que naquela temporada conquistaria La Liga, Champions League e o Mundial. Nesta entrevista, Tito destaca o modo de jogar do Barcelona, diferente das outras equipes.

Em um trecho, o então auxiliar técnico, explica o modo de jogo dos catalãs.

- Na maioria das equipes, para não dizer todas, as defesas dão chutões na bola e iniciam as jogadas através de rebotes. Nós, não. Os outros, quando o goleiro chuta, os meias estão no centro de campo. Nós saímos desde a defesa com a bola, isso para atacar. Para defender também somos distintos, totalmente diferente dos demais. A maioria quando perde a bola, volta à sua área para defender. Nós não. Nós vamos á área adversária, para roubar a bola o mais rapidamente e criar ataques rápido, enquanto o adversário se organiza.

Naquela temporada, a dupla Guardiola e Vilanova completava dois anos no comando do Barcelona e já encantava o mundo. Ainda na entrevista ao elPeriodico.com, Tito descreve o que estava acontecendo com os blaugranas.

- Durante estes dois anos, estamos nos reinventado – disse.

Mourinho já tentou "furar o olho" de Tito
Vilanova, ainda voltaria a aparecer em cena no segundo jogo da Supercopa da Espanha, no dia 17 de agosto de 2011, quando o Barcelona venceria o Real Madrid por 3 a 2 no segundo jogo da decisão e levantaria mais uma taça na temporada. Mas, em uma confusão durante o jogo, Tito foi atingido pela ignorância de José Mourinho, que enfiou o dedo no olho esquerdo do auxiliar.

Após nove meses e 10 dias daquele ocorrido, Tito Vilanova voltaria a roubar as atenções, mas desta vez, sendo o foco principal, ao que se espera, por um bom tempo. Com o anúncio da saída de Pep, Tito é visto como a esperança de manter toda a filosofia de trabalho feita durante estes quatro anos, em que foi auxiliar e braço direito de Guardiola.

Ficha técnica
Nome: Francesc Vilanova i Bayo
Data de nascimento: 17/09/1969
Local de nascimento: Bellcaire, Espanha
Clubes como jogador: Barcelona B (1988-90), Figueres (1990-92), Celta de Vigo (1992-95), Badajoz (1995-96), Mallorca (1996-97), Lleida (1997-98), Elche (1998-2000) e Gramanet (2000-02)
Clubes como técnico: Palafrugell, Figueres, Terrasa e Barcelona B

Somente o Sampaio está garantido no segundo turno

O segundo turno chega a sua reta decisiva e apenas três rodadas separam os times das semifinais. Até aqui, somente o Sampaio está garantido, mas as outras três vagas estão totalmente abertas e só teremos um panorama, talvez, na penúltima rodada, mas a tendência é que tudo seja decidido na rodada final.

Com a vitória, até certo ponto surpreendente, do Maranhão diante do São José, deu novo fôlego ao time, que chegou aos nove pontos, empatando na pontuação com a equipe balneária e o Moto. Mas a diferença é de apenas um ponto para os times fora do G4.

Cordino e Santa Quitéria somam oito pontos, Imperatriz e Sabiá somam sete, enquanto que Viana e Bacabal, os lanternas tem cinco pontos, mostrando o equilíbrio do returno. Pelo andar da carruagem, toda a decisão ficará para a última rodada.

***Rapidinhas***

Rebaixado e classificado
O Cordino pode terminar a fase classificatória do segundo turno como rebaixado, mas ainda briga para chegar às semifinais. Caso isso aconteça, o time, que tem nove pontos no geral, terá, pelo menos, mais dois jogos pela frente, para tentar somar pontos e deixar a degola.

Rodada decisiva
Na próxima rodada Sabiá e Cordino poderão ter seus rebaixamentos selados. Caso as equipes empatem e Moto, Bacabal e Imperatriz vençam, os caçulas do futebol maranhense retornaram à divisão de acesso.

Reação tardia
O Sabiá resolveu reagir, mas parece ser tarde demais. Nos últimos três jogos, desde a chegada de Chicão Jaguar, o time empatou uma e venceu duas, somando sete pontos. Se o primeiro turno tivesse uma campanha melhor no primeiro turno, talvez, estivesse em uma situação mais confortável na briga contra o rebaixamento.

Moto dá sobrevida
Enquanto Cordino e Sabiá tentam evitar, o que parece ser inevitável, o Moto deu sobrevida às duas equipes. Com a derrota para o Santa Quitéria, o rubro-negro perdeu a chance de escapar definitivamente do rebaixamento e ainda corre riscos de queda.

De olho na Série D
O adversário do Sampaio na estreia da Série D está definido. Com a eliminação do Mixto, o Vila Aurora, que também foi eliminado nas semifinais do mato-grossense, mas na classificação geral levou a melhor no critério de desempates, já que as duas equipes terminaram o campeonato com 30 pontos. O Vila será o primeiro adversário do Sampaio na Série D de 2012.