quinta-feira, 24 de maio de 2012

FIFA pune Brasil de Pelotas e Treze, mas penas podem ser suspensas

Após o STJD determinar a suspensão do início das Séries C e D por causa das ações na Justiça Comum de Treze e Brasil de Pelotas, a FIFA decidiu pela punição dos dois clubes. Como previsto, as duas equipes estão suspensas nos próximos dois anos de competições nacionais e internacionais, por terem acionado a justiça comum para resolver questões desportivas.

O Treze pleiteava uma possível vaga na Série C no lugar do Rio Branco, que foi eliminado da competição em 2011, mas não rebaixado. O time paraibano obteve uma liminar através do Ministério Público da Paraíba concedendo o direito de disputar a Série C.

Já o Brasil de Pelotas rebaixado em 2011 por causa da perda de seis pontos, oriunda da escalação de um jogador de forma irregular, entrou com uma ação no Ministério Público do Rio Grande do Sul e ganhou uma liminar que lhe assegurava a vaga na Série C e rebaixava o Santo André. Neste caso, em primeira instância, a CBF anunciou o retorno do Brasil para a Série C e o rebaixamento do Santo André.

Entretanto, após isso o Santo André entrou com um pedido na CBF que foi determinante para a suspensão do início das Séries C e D. Com os imbróglios judiciais, o presidente do STJD, Rubens Aprobatto deu a decisão em caráter liminar determinando a suspensão do início das competições.

Apesar da punição da FIFA à Treze e Brasil-RS há possibilidades das duas equipes terem a punição suspensa. Entretanto para isso acontecer, os clubes terão de desistir das ações na justiça comum. Além disso, já se fala em possibilidades do início das Séries C e D, no mais tardar, a partir da próxima semana.

Rogério é apresentado e assina contrato de três anos com o São Caetano

Rogério assinou por três anos com o São Caetano
O principal destaque do Viana no Campeonato Maranhense, o meia Rogério enfim foi apresentado no São Caetano. Aos 22 anos, o jogador assinou contrato de três anos com o Azulão do ABC.

Além do São Caetano, Sampaio e Mogi Mirim fizeram propostas ao meia maranhense. No Campeonato Maranhense, Rogério marcou 13 gols sendo o artilheiro do Viana na competição.

Rogério deve iniciar os treinos no novo clube somente na próxima sexta-feira. O meia dependerá do desenvolvimento nos treinos para ter sua estreia definida pelo técnico Márcio Araújo.

Brigas judiciais suspendem o início das Séries C e D

O que acontece quando uma série de processos na justiça comum determina a inclusão de um ou outro clube em uma competição? A CBF adia e lembra que os clubes que entraram com ação na justiça comum podem ser punidos, com dois anos de afastamento das competições da entidade.

Pelo menos foi o que aconteceu com as Séries C e D. Com dois processos na justiça comum por duas vagas na Série C, a CBF foi obrigada à adiar o início das Séries C e D para não prejudicar as competições quando estiverem em andamento. Decisão sensata.

Mas e quem briga pelo que? Treze e Brasil de Pelotas querem uma vaga na Série C e entraram com recursos na justiça comum para conseguirem o que querem. O Treze, não se classificou para a Série D, e alega que como quinto colocado na edição de 2011, tem direito à uma suposta vaga do rebaixamento do Rio Branco.

Eis a questão, a CBF eliminou o Rio Branco, mas não rebaixou o clube acreano, tanto que o rebaixado nesta chave foi o Araguaína. E vale lembrar que o Rio Branco foi eliminado pois o Ministério Público do Acre entrou com uma ação para liberar o uso da Arena da Floresta para ser a casa do time acreano.

O certo que o Treze alega que tem direito a esta vaga na Série C, entretanto, se o Rio Branco for rebaixado, a vaga deveria ficar com o Araguaína, já que apenas um time era rebaixado por grupo. Os tocantinenses ainda entraram com um recurso no STJD, que foi arquivado pelo tribunal e se contentaram em disputar a Série D.

A outra vaga em briga é pelo Santo André e Brasil de Pelotas. O time paulista quase foi rebaixado para a Série D, mas escapou do descenso, pois os gaúchos escalaram um jogador irregular e foram punidos com a perda de seis pontos. Entretanto, o Brasil de Pelotas entrou com uma ação na justiça comum e conseguiu uma liminar garantido a sua permanência na Série C. E aí veio o pedido do Santo André para que o início das Séries C e D fossem adiados enquanto as liminares não fossem apreciadas.

O certo que agora ninguém sabe quando começará as Séries C e D, no ano em que ambas ganham o apoio da CBF e a C teria a transmissão dos jogos. Um adiamento sensato, mas que pode ser maléfico.

Sobre como acho que terminará esta novela, creio que ficará do jeito que começou. Araguaína conformado com a vaga na Série D, Brasil de Pelotas disputando a Série D, Treze de férias no segundo semestre, enquanto que Rio Branco e Santo André brigarão por uma das vagas nas quartas de final da Série C. Além disso, ainda aposta na punição de Brasil e Treze. Vamos aguardar.