segunda-feira, 29 de março de 2010

Balanço do primeiro turno da Copa União

A fase classificatória da Copa União chega ao fim nesta segunda-feira, quando o Santa Quitéria recebe o Nacional para a realização da despedida das duas equipes desta primeira fase. No domingo JV Lideral, Iape, Bacabal e Sampaio já realizaram suas despedidas do primeiro turno, ambos com a classificação assegurada para as semifinais. Vamos agora a um balanço, time por time, deste primeiro turno da competição.

JV Lideral

Indiscutivelmente é o melhor time do Maranhão até o momento. Garantiu a clasificação com quatro rodadas antecedência, na rodada seguinte garantiu a liderança e permanece invicto.

Seus artilheiros, Toninho e Valdanes, seguem fazendo estragos nas defesas adversárias e são, respectivamente, artilheiro e vice artilheiro da competição. Na reta final deste primeiro turno o Tratorzão joga por quatro empatas para ser o campeão simbólico do turno e garantir vaga na final do certame.

Iape

Confirmou as expectativas e a presença nas semifinais. Apenas duas derrotas na fase de classificação, justamente para o invicto JV Lideral e na última rodada para o Sampaio. A exemplo do Trator do Camaçari, o Iape garantiu a vaga nas semifinais com uma certa folga e mostrou bom futebol nesta fase classificatória.

Destaques? Pedro Júnior, o lateral direito da equipe comandada por Cabrera revelou-se peça fundamental do time. Sem sua presença em campo a equipe perde qualidade nos cruzamentos e a ofensividade pelas alas. Outro fator, marcou “só” dois gols olímpicos em seis jogos, que atuou.

Sampaio

O tricolor começou mal das pernas. Não apresentou um bom futebol até a chegada de Valter Ferreira, que pôs ordem na casa e deu uma nova cara ao Tubarão. A equipe garantiu a vaga para as semifinais na penúltima rodada.

Uma das mudanças na equipe foi no esquema tático, do tradicional 4-4-2, para o 3-5-2, com algumas variações. Outra mudança veio na última rodada. O atacante Célio Codó tem conquistado as graças de Valter Ferreira e mandou Selmir pro banco.

Bacabal

O Leão do Mearim chegou desacredito, mas foi crescendo jogo após jogo. Djalma Campos mostrou bastante paciência com seus comandados, o que foi crucial para a equipe bacabalense.

O modesto Bacabal tirou a vaga do Moto somente na última rodada. Agora enfrenta o imbatível JV Lideral nas semifinais. É bom o goleiro Marco Aurélio se preparar, pois Toninho e Valdanes vão com tudo pra cima nesta reta final.

Moto

O rubro negro até que tentou, mas perdeu a classificação na última rodada. A equipe começou bem na competição. Foram um empate, três vitórias e uma derrota, nos cinco primeiro jogos. Resultados que deixaram o Moto confortável no G4.

Mas vieram os desentendimentos internos, a crise financeira e aí o time se perdeu de vez. Nos últimos quatro jogos, apenas um ponto conquistado, o que acabou pesando na classificação do rubro negro. Agora a diretoria vai tentar botar ordem na casa, mas do jeito que está vai ser bastante complicado

Nacional

Mas não é que o Naça surpreendeu e deu trabalho? O Canário Azul cogitou a desistência da Copa união, montou um time as pressas e quase foi para as semifinais. Futebol é mesmo incrível.

Apesar de não ter conseguido a vaga na próxima fase, o Naça mostrou que merece ser respeitado. Venceu, de modo soberano, equipes tradicionais como Sampaio e Imperatriz. No segundo turno a equipe deve estar mais preparada e deve dar mais trabalho ainda. Olho vivo!

Mac

Aconteceu o esperado. Nada de surpreendente na campanha do time do Parque Valério Monteiro. A equipe mostrou que precisa de um jogador experiente para dar tranqüilidade aos garotos.

Por varias vezes o Mac chegou a abrir dois, e até três gols de vantagem, mas cedia o empate e até mesmo sai derrotado de campo. As vitórias que não vieram pesaram na classificação e eliminaram o Mac deste primeiro turno.

Imperatriz

Sem dúvidas, o time tradicional que mais decepcionou. Chegou a ocupar a lanterna, Vinícius Saldanha fez as malas para respirar novos ares, mas a diretoria o convenceu a ficar. O treinador pediu reforços que vieram, mas os resultados não apareciam.

A campanha do Cavalo de Aço não está nem perto do que a torcida gostaria de ver. Apenas uma vitória em nove jogos e uma das defesas mais vazadas da competição.

Santa Quitéria

O time do prefeito Manin, em momento algum incomodou os líderes. A raposa da baixada ocupou a lanterna da competição por um bom tempo, até que venceu o Viana, diga-se sua única vitória no certame, e ganhou uma posição, ficando na vice lanterna.

Viana

O time responsável pela campanha mais pífia do certame. Os vianense não chegaram a incomodar nem o sexto colocado. A equipe comandada por Braide Ribeiro não conquistou nenhuma vitória e de acordo com seu treinador vai com força máxima para o segundo turno. É esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição