A maioria dos estaduais está entrando em suas retas decisivas, conforme prevê o calendário da CBF. Mas, em alguns locais a bola apenas está começando a rolar, principalmente nos Estados onde nenhum clube disputa a Série A ou B.
Então, o blog resolveu fazer um levantamento destes estaduais “atrasados” onde os times terão que conciliar as competições locais e nacionais. Ainda há alguns casos onde a bola vai rolar apenas no início do segundo semestre.
Amapaense
Será o último Estadual iniciado no Brasil. A bola vai rolar pela primeira vez no Amapá apenas no dia 29 de abril, com a partida entre Santos-AP e Ypiranga-AP. Até agora somente o atual campeão, o Trem, atuou nesta temporada, sendo eliminado pelo ABC logo no primeiro jogo da Copa do Brasil.
Participantes: Cristal-AP, Independente-AP, Oratório, Santana, Santos-AP, São José-AP, São Paulo-AP, Oratório, Trem, Ypiranga-AP
Atual campeão: Trem
Início: 29 de abril
Fórmula de disputa: Os times jogam entre si, em sistema de ida e volta, na fase classificatória. Os três melhores se classificam para o triangular, que será disputado com jogos de ida e volta, e quem somar mais pontos ficará com o título. Não há rebaixamento.
Maiores campeões: Macapá (17), Amapá (10) e Ypiranga-AP (8)
Piauiense
Será o último Estadual a ter início no Nordeste e o penúltimo no Brasil. Apesar disso, o representante da Série D foi definido no início do ano, com o Torneio Movimentação, onde o Comercial-PI conquistou o título na final contra o Flamengo-PI. No jogo de abertura, o campeão do Torneio Movimentação encara o atual campeão estadual, o 4 de Julho.
Participantes: 4 de Julho, Caiçara, Comercial-PI, Flamengo-PI, Parnahyba-PI, Piauí, Picos e River-PI
Atual campeão: 4 de Julho
Início: 29 de abril
Fórmula de disputa: Os oito times jogam entre si, em sistema de ida e volta, na fase de classificação. Os quatro melhores avançam para as semifinais e então serão conhecidos os finalistas e depois o campeão. Não há rebaixamento
Maiores campeões: River-PI (27), Flamengo-PI (19) e Parnahyba (11)
Rondoniense
O Campeonato Rondoniense teve início apenas em março e já está na sexta rodada. Com apenas nove times, a competição é disputada no “sistema paulista”, que vem predominando nas fórmulas de disputa dos estaduais.
Participantes: Ariquemes, Espigão, Genus, Ji-Paraná, Moto, Rolim de Moura, União Cacoalense, Vilhena
Atual campeão: Espigão
Início: 25 de março
Fórmula de disputa: Os oito times jogam entre si, em sistema de ida e volta, na fase de classificação. Os quatro melhores avançam para as semifinais e então serão conhecidos os finalistas e depois o campeão. O último colocado na fase classificatória será rebaixado.
Maiores campeões: Ferroviário-RO (17), Moto (10) e Flamengo-RO (10)
Roraimense
O menor campeonato estadual correu o risco de não acontecer nesta temporada, por causa da crise financeira dos clubes. Entretanto, as equipes foram a campo e a competição, que conta com apenas cinco times, já teve a sua terceira rodada realizada, com direito a goleada do Náutico-RR por 10 a o diante do GAS e na terceira rodada, o goleador seria goleado por 6 a 1 pelo Real-RR.
Participantes: GAS, Náutico-RR, Real-RR, Rio Negro-RR e São Raimundo-RR
Atual campeão: Real-RR
Início: 31 de março
Fórmula de disputa: Cada turno é disputado em pontos corridos, com jogos de ida e volta e o campeão será o time que somar mais pontos. Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, não haverá a necessidade da disputa do jogo final. Não há rebaixamento.
Maiores campeões: Roraima (18), Baré (9) e São Raimundo-RR (4)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo
-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog
Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição