quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brigas judiciais suspendem o início das Séries C e D

O que acontece quando uma série de processos na justiça comum determina a inclusão de um ou outro clube em uma competição? A CBF adia e lembra que os clubes que entraram com ação na justiça comum podem ser punidos, com dois anos de afastamento das competições da entidade.

Pelo menos foi o que aconteceu com as Séries C e D. Com dois processos na justiça comum por duas vagas na Série C, a CBF foi obrigada à adiar o início das Séries C e D para não prejudicar as competições quando estiverem em andamento. Decisão sensata.

Mas e quem briga pelo que? Treze e Brasil de Pelotas querem uma vaga na Série C e entraram com recursos na justiça comum para conseguirem o que querem. O Treze, não se classificou para a Série D, e alega que como quinto colocado na edição de 2011, tem direito à uma suposta vaga do rebaixamento do Rio Branco.

Eis a questão, a CBF eliminou o Rio Branco, mas não rebaixou o clube acreano, tanto que o rebaixado nesta chave foi o Araguaína. E vale lembrar que o Rio Branco foi eliminado pois o Ministério Público do Acre entrou com uma ação para liberar o uso da Arena da Floresta para ser a casa do time acreano.

O certo que o Treze alega que tem direito a esta vaga na Série C, entretanto, se o Rio Branco for rebaixado, a vaga deveria ficar com o Araguaína, já que apenas um time era rebaixado por grupo. Os tocantinenses ainda entraram com um recurso no STJD, que foi arquivado pelo tribunal e se contentaram em disputar a Série D.

A outra vaga em briga é pelo Santo André e Brasil de Pelotas. O time paulista quase foi rebaixado para a Série D, mas escapou do descenso, pois os gaúchos escalaram um jogador irregular e foram punidos com a perda de seis pontos. Entretanto, o Brasil de Pelotas entrou com uma ação na justiça comum e conseguiu uma liminar garantido a sua permanência na Série C. E aí veio o pedido do Santo André para que o início das Séries C e D fossem adiados enquanto as liminares não fossem apreciadas.

O certo que agora ninguém sabe quando começará as Séries C e D, no ano em que ambas ganham o apoio da CBF e a C teria a transmissão dos jogos. Um adiamento sensato, mas que pode ser maléfico.

Sobre como acho que terminará esta novela, creio que ficará do jeito que começou. Araguaína conformado com a vaga na Série D, Brasil de Pelotas disputando a Série D, Treze de férias no segundo semestre, enquanto que Rio Branco e Santo André brigarão por uma das vagas nas quartas de final da Série C. Além disso, ainda aposta na punição de Brasil e Treze. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição