domingo, 13 de maio de 2012

Participação dos clubes na Copa União não pode ser obrigatória

A Copa União, que deverá ser disputada no segundo semestre, talvez não conte com a presença do Moto. Entretanto, a FMF quer obrigar os 10 clubes da primeira divisão maranhense, à disputarem a competição, o que não é correto.

A Copa União, diferentemente do Maranhense, é um torneio apenas seletivo para a Copa do Brasil, sem efeitos de rebaixamento. No Estadual, os 10 clubes de fato são obrigados a participar, uma vez que ficarem de fora é caracterizada a desistência ou abandono da competição e o time pode ser afastado por até dois anos.

Entretanto, é bom lembrar que desistência ou abandono é diferente de não querer participar. Para configurar a desistência, podemos recordar do caso do Iape, em 2011, que desistiu do Campeonato Maranhense, já com a competição em andamento. Além do rebaixamento, terá de ficar dois anos longe do futebol profissional.

No caso da Copa União, a participação é legalmente facultativa. Caso um, ou outro time, não queira participar, este não poderá ser penalizado com afastamento, suspensão ou rebaixamento.

A obrigatoriedade da participação na competição é mais uma medida sem pé e cabeça da FMF. Só para ilustrar como em todo o Brasil, a participação em copas estaduais é facultativa, cito o caso da Copa Piauí, que sequer foi realizada em 2011, a Copa Fares Lopes, disputada no Ceará e que geralmente não conta com a participação do Vozão, e a Copa FGF, realizada no Rio Grande do Sul, onde Grêmio e Inter participam esporadicamente e muita das vezes com times sub-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição