sexta-feira, 24 de abril de 2015

Hora de reforçar

Faltam apenas 14 dias para o início da Série B e o Sampaio já deu início ao processo de reformulação do seu elenco. Diferente de 2014, quando tinha uma base que sofria pequenas alterações a cada temporada, neste ano o Tricolor iniciou a temporada com um elenco totalmente novo e com a saída de seus principais jogadores.

Prova de que o time ainda está se adaptando às mudanças é a forma como veio a classificação para as semifinais do Campeonato Maranhense. O Tricolor avançou na quarta colocação com a sua pior campanha dos últimos seis anos. Apresentou altos e baixos no Estadual, principalmente no que diz respeito à intensidade do time.

Canindé iniciou a temporada escalando a equipe em um 4-2-3-1 com Raí e Gil Mineiro como pontas, mas logo teve que mudar a forma do time jogar. Chegou a testar o 4-3-2-1, com Gil Mineiro atuando como volante ao lado de Curuca e Edvânio e chega na reta final do Maranhense com o time jogando no 4-3-1-2 com Válber na frente da trinca de volantes, formada por Dudu, Curuca e Diones, enquanto Pimentinha forma a dupla com Robert.

A variação de formações e escalações mostra o problema que Canindé teve diante do elenco reduzido no início da temporada. Mas o problema não foi somente esse. Técnico novo, elenco novo, naturalmente as dificuldades surgiriam no início do ano. Ao que tudo indica a equipe sofrerá variações entre o 4-3-1-2 e o 4-3-2-1 na temporada.

As variações de sistemas e escalações do Sampaio em 2015 (clique para ampliar)
Os primeiros reforços já começaram a chegar, caso do meia Fábio Lopes, o lateral-direito Bruno Soares, o volante Moisés e o atacante Jheimy. Destes, Bruno Soares e Moisés devem chegar para serem titulares. Vale lembrar que nestes primeiros quatro meses a principal dificuldade do time foi com um primeiro volante. No início da temporada, Edvânio atuou improvisado no setor, até Dudu se firmar na posição, já que Robson Simplício não aguenta jogar durante os 90 minutos. Fábio Lopes e Jheimy devem ser os reservas, respectivamente, de Válber e Robert.

A tendência é que o Sampaio ainda contrate mais dois meio-campistas, que também atuem como pontas, atendendo às necessidades demonstradas por Oliveira Canindé. O certo é que diferente de 2014, quando o time chegou a sonhar com uma vaga no G-4, a segunda temporada na Série B poderá ser um pouco mais complicada.

Com a presença de times mais estruturados, como Botafogo, Vitória e Bahia, o Tricolor dificilmente deve aparecer com tanta frequência entre os primeiros sete colocados. Apesar disso, a tendência é novamente uma campanha intermediária, o que não é desmérito para a equipe. Vale sempre lembrar que há três anos, o time estava saindo da Série D e, em um processo de recuperação, chegou na Série B, onde vai se firmando aos pouco e no futuro poderá até iniciar o torneio sonhando com o acesso para a Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição