sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Maranhão, atacante promissor do Cruzeiro

Titular da equipe sub-18 do Cruzeiro, Wenderson, conhecido como Maranhão, é um dos destaques das categorias de base do clube. Com 17 anos, o jovem atacante desponta como uma bela promessa do futebol brasileiro.

Maranhão começou sua carreira no futebol em 2002, quando tinha 10 anos. Seu primeiro e único clube maranhense foi o Cefama, clube pelo qual conquistou vários títulos e foi vice campeão maranhense em 2007.

O campeonato maranhense de 2007 marcou a despedida de Maranhão do futebol do estado. Antes de fechar a sua transferência para o Cruzeiro, Wenderson teve de passar uma temporada no Itaúna, também de Minas Gerais.

Pelo Itaúna, Maranhão foi campeão do campeonato mineiro juvenil em 2008 e artilheiro da segunda fase da competição com 12 gols marcados. Por sua boa passagem pelo Itaúna, Wenderson voltou para o Cruzeiro, onde se firmou no ano seguinte.

Já na Toca da Raposa, Maranhão, chegou com vontade e visando a posição de titular no time celeste. Por suas boas apresentações nos treinos da equipe, o status de titular veio como conseqüência de seu bom trabalho.

Figurinha carimbada entre os titulares durante todo o ano de 2009, o jovem atacante estava praticamente garantido na equipe que disputaria a Copa São Paulo de 2010. Mas um estiramento na coxa no fim do ano, o deixou no banco de reservas.

Como todo bom jogador, o atacante soube lidar com esta situação e se recuperou da lesão. Na Copinha deste ano, o Maranhão entrou nos jogos contra o São José e na semifinal contra o São Paulo, onde meteu uma bola na trave do goleiro Richard. Mesmo contando com o esforço do jovem talento, o Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o São Paulo e foi eliminado da competição.

Gramados além fronteiras

Além de boas atuações pela Cruzeiro, Maranhão já deixou sua marca em gramados internacionais. Participando da Gothia Cup, que é realizada na Suécia e conta com a presença de várias equipes do mundo, o atacante mostrou seu talento e foi destaque em alguns jornais do país.

Isso porque o artilheiro foi um dos destaques, com dois gols feitos, na goleada de 4 a 1, que o Cruzeiro aplicou nos suecos do IFK Norrkoping.

Maranhão participou da competição em 2008 e 2009, e foi campeão e vice campeão respectivamente. Em 2008 o Cruuzeiro goleou o Karlslunds IF HFK –SUE por 6 a 0 na final. Em 2009 perdeu o título para os ingleses do Wolverhampton por 3 a 2.


Jogo da sua vida

Jogando pelo Cruzeiro desde 2008, o atacante Maranhão com certeza já passou por muitos bons momentos em sua trajetória no clube mineiro. Um destes, coincidentemente foi contra o maior rival da Raposa, o Atlético-MG.

Na Copa Integração de 2009, o atacante fez uma grande atuação em um dos clássicos pela Copa Integração. Na partida em questão, Maranhão marcou um gol logo aos dois minutos de jogo e o Cruzeiro venceu o Galo por 2 a 1.

A boa atuação de Maranhão se repetiu em outros jogos da competição, o que garantiu ao jovem talento o troféu de melhor atacante da Copa Integração.

Renovação em pauta

Mesmo com a pouca idade o jovem Maranhão já vem sendo observado por vários clubes e de acordo com seu empresário, o atacante já tem propostas do exterior. Mas mesmo com todo este assédio a tendência é que o jogador permaneça no Cruzeiro.

O vinculo do atacante com o clube mineiro termina em julho deste ano, mas as conversas já foram iniciadas e Maranhão deve optar pelo melhor para sua carreira.

Leo Paraíba no lugar de Valdanes

Sandow Fecques, técnico do JV Lideral, já começa a arrumar o time para a partida de volta contra a Ponte Preta. O treinador não poderá contar com o atacante Valdanes, que foi expulso por receber o segundo amarelo.

Com isso o treinador do Trator do Camaçari, deve escalar o jovem Leo Paraíba ao lado de Toninho para formar a dupla de ataque. Visando a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, a tendência é que Sandow Fecques teste a nova formação da equipe contra o Viana, na primeira rodada da Copa União, no dia 21 de fevereiro.

Imperatriz e JV Lideral jogarão em Porto Franco

Com o estádio Frei Epifânio passando por reformas, JV Lideral e Imperatriz vão mudar de casa durante as primeiras rodadas da Copa União. O “endereço” provisório dos dois clubes será o estádio Manoel Panelada, o Panelão, em Porto Franco.

O estádio já foi utilizado pelo JV Lideral em sua estréia na Copa do Brasil, contra a Ponte Preta, na última quarta-feira. Além disso, conta com uma boa estrutura física e tem capacidade para 5mil torcedores.

As reformas no Frei Epifânio devem ser concluídas em meados de março. Os últimos detalhes já estão sendo acertados e o novo gramado já foi colocado no estádio.