sábado, 12 de março de 2011

Chuva adia partida entre Imperatriz e Moto

As fortes chuvas que caem sobre Imperatriz, obrigaram que o jogo entre Imperatriz e Moto fosse adiado. O jogo seria realizado neste sábado, 12, às 20h30, no estádio Frei Epifânio. De acordo com as informações, o sistema de drenagem do local da partida, não foi capaz de “secar” o campo, por causa da quantidade da chuva.

Apesar do temporal, os times do Imperatriz e Moto, a arbitragem e alguns torcedores compareceram para a realização do jogo. Entretanto, o árbitro Marcelo Filho, considerou que o estádio Frei Epifânio não tinha condições para a realização do jogo.

De acordo com as informações, existe a possibilidade da partida ser realizada neste domingo, 13. Caso isso ocorra, o jogo deverá ser disputado às 19h.

Siga o Blog no Twitter

Sampaio vence o “treino” contra o Bacabal

O Sampaio, atual campeão maranhense, não teve problemas em sua estreia no Estadual desta temporada e venceu o Bacabal por 3 a 1. O jogo foi realizado na tarde deste sábado, 12, no estádio Nhozinho Santos.

Para este jogo, Eloir, que vem sendo um dos destaques do Tricolor neste início de temporada, foi escalado um pouco mais a frente. Apesar da insegurança do jogador, foi dele o gol que abriu o placar, aos 32 minutos. Ainda na etapa inicial, Deca, ampliou aos 42.

No segundo tempo, o Bacabal conseguiu diminuir aos 18, quando Cristiano estufou as redes de Rodrigo Ramos. Mas a vitória Tricolor foi garantida aos 46, quando Roni marcou o terceiro do time e fechou o placar.

Apesar de ninguém admitir o Sampaio encarou o Bacabal em ritmo de treino. A diferença técnica entre os dois times é gritante, e o Tricolor tem pela frente um jogo contra o Santo André, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, 16.

O Bacabal por sua vez mostra que, assim como em 2010, lutará para não ser rebaixado. O time do técnico Paulo Frazão volta a campo na próxima quinta-feira, 17, para encarar o Imperatriz, no Correão.

Siga o Blog no Twitter

Mac atropela o Nacional com goleada histórica

O Mac não teve dificuldades para vencer o fraquíssimo Nacional, na tarde deste sábado, 12, no estádio Nhozinho Santos. O Quadricolor goleou o time de Santa Inês, por um simples 8 a 0. Apesar da quantidade de bola na reda, somente dois jogadores balançaram as redes nesta partida.

O Nacional teve problemas para chegar em São Luis, e com isso o jogo começou com 35 minutos de atraso. O presidente, e técnico, Caetano Alves, informou que o ônibus, que transportava a equipe furou um pneu e ficou preso no Campo de Perizes, por conta do rompimento de uma adutora do sistema Italuís.

Com a bola rolando, o primeiro tempo foi um sinal da facilidade do jogo. Com um gol de Juninho e dois de Rafael Luan, o Mac já vencia por 3 a 0. Na etapa final, Juninho balançou as redes mais três vezes e Rafael Luan mais duas vezes, garantindo a goleada da equipe Quadricolor.

O Mac volta a campo agora na próxima quinta-feira, 17, para encarar o Cordino, em Barra do Corda. O Nacional por sua vez tem um jogo agendado contra o Moto, no mesmo dia, mas ainda sem local definido.

Siga o Blog no Twitter

Tubarões da Fiel: Lutas não para vencer em campo, mas para que a vida vença

Por Marcos André Soares* (@marcosandreds)

No Brasil, quando se fala em torcidas organizadas, existe uma associação automática com violência, brigas generalizadas e pancadaria. Estas são as cenas que vemos nos meios de comunicação, e que ficam no imaginário. Entretanto, as torcidas organizadas exercem um papel louvável, que precisa ser destacado: É esse grupo de torcedores que empurra o time durante as partidas, contagiando os outros torcedores no estádio a cantarem as músicas de incentivo ao clube e elevando a moral dos jogadores, gritando o nome de cada um deles. Além disso, essas torcidas organizam caravanas para jogos fora de casa, e desenvolvem projetos sociais.

São inúmeras as torcidas organizadas espalhadas pelo país. E quando se trata de clubes populares existe mais de uma torcida organizada para o clube. No Maranhão, elas deram seus primeiros passos na década de 80. Na cidade de São Luis do Maranhão, seguindo esta tendência nacional, temos a Torcida Organizada Tubarões da Fiel (TTF), formada por torcedores do Sampaio Corrêa Futebol Clube e atualmente presidida por Márcio Gynno.

Esta é a principal torcida organizada do clube e a maior torcida organizada do Maranhão, com quase 11 anos de idade. No dia 16 de maio de 2000, na primeira sede, que ficava no bairro do Caratatiua, Cláudio Néri, um dos fundadores, sugeriu o nome Tubarões da Fiel para a torcida organizada que seria criada. E como o mascote do clube é um tubarão, o nome “Tubarões da Fiel” foi aprovado pelos demais membros. Hoje a Tubarões conta com mais de 200 membros participantes, sendo destes um total de 60 oficialmente cadastrados.

Amor e dedicação ao Sampaio

Entre tantos torcedores bolivianos (assim denominados pela semelhança das cores de Sampaio Corrêa e da seleção da Bolívia) existe um que merece atenção especial. Milton Alves da Silva Júnior, ou simplesmente Milton Junior. Ele é diretor de Comunicação e Marketing da TTF. Torcedor desde os 12 anos de idade, Milton Junior diz que no começo ia ao estádio influenciado por amigos do bairro. Hoje, aos 28 anos de idade ele continua com o mesmo sentimento pelo Sampaio que tinha quando garoto. “E depois continue em minha escolha firme e forte, e até hoje tenho orgulho de dizer que entendo o verdadeiro sentido de torcer pelo clube de minha região e valorizar isso.”

Nessas idas aos jogos do Sampaio foi que ele observou a atuação da torcida “Mancha Tricolor”, por volta do ano 2000. Em 2001, depois de ter feito alguns amigos, ele entrou de fato na Tubarões. “O que me levou a participar foi à questão da vibração que a torcida passa nos jogos, do sentimento de valorização, união e atitude em prol do clube. Hoje em dia, através das torcidas organizadas, posso dizer claramente que tenho amigos em quase todos os estados brasileiros, que sempre dão apoio a torcida que faço parte, e particularmente a mim também.” Comenta Milton.

Quanto à família, Milton afirma que todos sempre viram de forma natural essa sua relação com a torcida organizada, e nunca colocaram obstáculos. Com esse amor e dedicação ao clube e à torcida organizada Milton incentiva seus pais, irmãos, irmãs, esposa e demais parentes apenas com suas atitudes, e ainda os leva a fazerem parte da torcida pelo clube.

Encontramos ai outro aspecto que merece destaque na atuação das torcidas organizadas; a relação e o intercâmbio com torcidas e pessoas de outros estados. A Tubarões da Fiel mantem contato com diversas torcidas de clubes de todas as regiões do país, tais como: Cearamor (Ceará); Torcida Uniformizada Terror Tricolor (Bahia); Força Jovem Paysandú (Pará); Torcida Ira Jovem do Vasco (Rio de Janeiro); Torcida Força Jovem do Goiás e a Torcida Império Alviverde, do Coritiba (Paraná), entre outras.

Lazer, esporte e preocupação social

Engana-se quem pensa que a única preocupação de uma torcida organizada é apenas com o clube em dia de jogo. Um dos objetivos da Tubarões da Fiel é o de desenvolver atividades sociais e recreativas não só entre os membros, mas também, e principalmente, com pessoas de comunidades carentes. Existem alguns projetos sociais sendo desenvolvidos pela torcida já neste começo de 2011.

Na estréia do Sampaio na Copa do Brasil 2011 os torcedores levaram quilos de alimentos não-perecíveis para serem doados a pessoas de comunidades carentes e instituições que cuidam destas pessoas. Durante todo o campeonato maranhense 2011 de futebol também serão arrecadados alimentos para o mesmo fim. O fato curioso é que, mesmo no momento de lazer e descontração entre os torcedores, houve solidariedade. A torcida marcou um jogo amistoso, popularmente conhecido como “pelada” na praia de São Marcos, em São Luis no dia 12 de fevereiro de 2011. Eram dois times, de um lado os bolivianos pertencentes à Tubarões da Fiel, de outro, bolivianos do orkut que não eram da torcida organizada. A única exigência para participar deste jogo da solidariedade era a doação de 1 kg de alimento por jogador.

Além desta doação de alimentos, a Tubarões realiza campanhas de doação de sangue, principalmente em períodos festivos, quando o número de feridos que necessitam de transfusão de sangue aumenta. O principal objetivo desta campanha é o de manter as pessoas doadoras de sangue com este hábito, e recrutar novos doadores, para aumentar o estoque de sangue no Hemocentro do Maranhão. Para o dia das crianças, serão arrecadados brinquedos para serem distribuídos a crianças carentes em creches de São Luis no mês de outubro.

Mas como a torcida sobrevive financeiramente?

Depois de vermos todas estas ações sendo realizadas pela Torcida Tubarões da Fiel, nos perguntamos: mas de onde vem o dinheiro necessário para manter estas atividades? A torcida conta com algumas fontes de renda; a principal delas é a colaboração mensal dos associados, que contribuem com a quantia de R$ 5,00 mensalmente. A venda de produtos oficiais da torcida também contribui para as finanças.. Além disso, segundo Milton Junior, existem contribuições esporádicas de alguns associados e, às vezes, a torcida recebe alguns patrocínios, principalmente nas festas realizadas, nas caravanas de viagens para outras cidades e na confecção de produtos da torcida.

“Estamos trabalhando pela torcida, contando com a ajuda majoritária dos próprios componentes. Somos uma família, a Tubarões é um ideal. Estamos na luta dia-a-dia, e com a ajuda de Deus conseguiremos mostrar nosso trabalho e lutar pelo que achamos certo. Somos independentes e, na humildade, estamos levando a torcida” confessa Milton Junior.

Torcida organiza festa para o primeiro jogo do time em 2011

Torcida Tricolor faz a festa na Copa do Brasil / Foto: Reprodução
Mais parecia uma montagem feita em computador, mas não, era real. A bela arte vista no Estádio Municipal Nhozinho Santos foi fruto da atuação da Tubarões da Fiel. Pelo orkut, a torcida preparou uma grande festa para a estréia do Sampaio Corrêa na Copa do Brasil, diante do Sport de Pernambuco. Os torcedores se articularam, fizeram uma arrecadação para comprar os materiais para o dia do jogo e distribuiriam balões por toda a arquibancada nas cores verde, amarelo e vermelho, para formar um grande mosaico com as cores do tubarão.

Dentro de campo tudo ficou no 0x0, mas o espetáculo foi dado pela torcida nas arquibancadas do estádio. Durante o jogo era a Tubarões da Fiel que puxava as músicas de apoio ao time durante, contribuindo para desenvolver o verdadeiro papel dos torcedores, que é o de apoiar e incentivar o time, sem brigas ou qualquer tipo de violência. A mistura do que foi visto com o que foi ouvido nas arquibancadas provocou uma situação única e linda no estádio, retomando um pouco da força que a torcida do Sampaio já demonstrou ter, principalmente na década de 1990.


*Marcos André Soares é graduando de jornalismo na UFMA e mais um maranhense apaixonado pelo Sampaio

Siga o Blog no Twitter

Tabela do Campeonato Maranhense de 2011

*O Nacional foi eliminado do Campeonato pelo TJD
**O Iape desistiu de disputar o Campeonato Maranhense
27/02 – Domingo
16h – Cordino 3 x 2 Bacabal – Leandrão

12/03 – Sábado
16h – Mac 8x0 Nacional – Nhozinho Santos
18h – Sampaio 3x1 Bacabal – Nhozinho Santos
20h – Imperatriz 1x0 Moto – Frei Epifânio (adiado para domingo, 13, às 20h)

13/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria 1x1 São José – Rodrigão
16h – Cordino 3x4 Iape – Leandrão

17/03 – Quinta-feira
16h – Cordino 2x4 Mac – Leandrão
18h – Nacional 0x2 Moto – Correão
20h – Bacabal 1x1 Imperatriz – Correão

19/03 – Sábado
20h – Imperatriz 0x1 Iape – Frei Epifânio (adiado para a segunda-feira 21/03)

20/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria 3x2 Cordino – Rodrigão
16h – Nacional 2x3 Sampaio – Correão

21/03 – Segunda-feira
18h – Mac 4x0 Bacabal – Nhozinho Santos
20h – Moto 1x0 São José – Nhozinho Santos

24/03 – Quinta-feira
16h – Santa Quitéria 2x0 Moto – Rodrigão
18h30 – São José 5x2 Nacional – Nhozinho Santos

27/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria 0x0 Sampaio – Rodrigão
16h – Cordino 2x2 Imperatriz – Leandrão

28/03 – Segunda-feira
18h – Iape 11x1 Nacional – Nhozinho Santos
20h – Moto 2x2 Mac – Nhozinho Santos
20h – Bacabal 0x1 São José – Correão

02/04 – Sábado
20h – Imperatriz 2x1 Sampaio – Frei Epifânio

03/04 – Domingo
15h45 – Nacional 2x2 Santa Quitéria – Indefinido

04/04 – Segunda-feira
18h – São José 3x3 Cordino – Nhozinho Santos
20h – Iape 1x1 Mac – Nhozinho Santos

07/04 – Quinta-feira
20h – Moto 3x1 Cordino – Nhozinho Santos

10/04 - Domingo
15h45 - Santa Quitéria 3x2 Imperatriz - Rodrigão
16h - São José 0x2 Iape - Nhozinho Santos

11/04 - Segunda-feira
20h - Bacabal 4x1 Nacional - Correão

14/04 - Quinta-feira
18h - São José 1x0 Imperatriz - Nhozinho Santos
20h - Mac 1x1 Santa Quitéria - Nhozinho Santos

17/04 - Domingo
18h - São José 0x1 Sampaio - Nhozinho Santos

18/04 - Segunda-feira
18h - Iape 2x2 Santa Quitéria - Nhozinho Santos

21/04 – Quinta-Feira
16h - Maranhão 1x0 São José – Nhozinho Santos
17h - Bacabal 3x3 Santa Quitéria – Correão

25/04 – Segunda-feira
20h - Bacabal 1x1 Iape – Correão

28/04 – Quinta-Feira
18h - Sampaio 3x1 Cordino - Nhozinho Santos
20h - Moto 1x1 Bacabal - Nhozinho Santos

01/05 – Domingo
16h – Iape 2x1 Moto - Nhozinho Santos
18h – Mac 0x1 Sampaio - Nhozinho Santos

07/05 – Sábado
20h – Imperatriz 3x1 Mac - Frei Epifânio

08/05 – Domingo
16h – Sampaio 1x0 Iape - Nhozinho Santos

15/05 – Domingo
17h – Moto 1x1 Sampaio - Nhozinho Santos


22/05 – Domingo
16h - São José 0x2 Santa Quitéria – Nhozinho Santos
18h - Sampaio 4x1 Mac – Nhozinho Santos

23/05 – Segunda-feira
20h - Bacabal 2x2 Cordino – Correão

26/05 – Quinta-feira
20h - Moto 2x0 Imperatriz – Nhozinho Santos

29/05 – Domingo
16h - Cordino 1x0 São José – Leandrão
16h - Mac 2x1 Imperatriz – Nhozinho Santos
18h - Sampaio 2x0 Santa Quitéria – Nhozinho Santos

30/05 – Segunda-feira
20h - Bacabal 2x0 Moto – Correão

05/06 – Domingo
16h - Cordino 2x1 Santa Quitéria – Leandrão
16h - Sampaio 1x1 São José – Nhozinho Santos
18h - Mac 4x1 Moto – Nhozinho Santos

06/06 – Segunda-feira
20h - Imperatriz 4x0 Bacabal – Frei Epifânio

09/06 – Quinta-feira
18h - Mac 4x3 Cordino – Nhozinho Santos
20h - São José 1x1 Moto – Nhozinho Santos

12/06 – Domingo
15h45 - Santa Quitéria 3x1 Bacabal – Rodrigão
17h - Sampaio 3x0 Imperatriz – Nhozinho Santos

19/06 – Domingo
16h - Cordino 3x4 Sampaio – Leandrão
17h - Moto 3x2 Santa Quitéria – Nhozinho Santos

20/06 – Segunda-feira
20h - Bacabal 2x2 Mac – Correão
20h - Imperatriz 0x0 São José – Frei Epifânio

26/06 – Domingo
16h - Cordino 3x2 Moto – Leandrão
17h - São José 0x2 Mac – Nhozinho Santos

27/06 – Segunda-feira
20h - Bacabal 1x4 Sampaio – Correrão
20h - Imperatriz 3x0 Santa Quitéria - Frei Epifânio

30/06 – Quinta-feira
20h - São José 4x1 Bacabal – Nhozinho Santos

03/07 – Domingo
16h - Imperatriz 2x2 Cordino – Frei Epifânio
16h - Moto 0x5 Sampaio – Nhozinho Santos
16h - Santa Quitéria 1x2 Mac - Rodrigão


Siga o Blog no Twitter

Imperatriz e Moto se encaram no Frei Epifânio

O estádio Frei Epifânio receberá neste sanado, 12, o duelo entre Imperatriz e Moto, válido pelo Campeonato Maranhense. O jogo merece uma atenção especial, por ser a primeira partida do Papão após o retorno à Primeira Divisão Maranhense.

O Imperatriz, sob o comando de Vinícius Saldanha, tenta repetir o feito de 2005, quando o time foi campeão estadual. Para tentar conquistar o Estado mais uma vez, o Cavalo de Aço contará com a experiência de Rúbsen, que ajudou na campanha do primeiro título cavalino.

No lado do Moto,existe muita expectativa pela estreia do time, após o retorno à Primeira Divisão Maranhense. O Rubro Negro, do técnico Celinho, deve ir a campo no 4-4-2 ou no 4-3-3. Quanto ao lateral Rigo, recém-contrato, não deve ser aproveitado neste jogo, apesar de já estar regularizado.

Ficha técnica

Imperatriz: Fágner; Bruno Bacabal, Jackson, Leone e Moisés; Daniel Neves, Moura, Formosa e Elton; Sapeca e Rúbsen.
Técnico: Vinícius Saldanha

Moto: Jairo, Marcos Oliveira , Alex, Jonathan e Douglas; Davis, Fabinho, Rogério e Deivid; Dilton e Gilson
Técnico: Celinho

Local: Frei Epifânio
Data: 12/03/2010
Horário: 20h
Arbitragem: Marcelo Filho
Assistentes: Cícero Romão Batista e Sandro Nascimento Medeiros

Siga o Blog no Twitter

Sampaio encara o Bacabal em ritmo de treino

O Sampaio volta a campo neste sábado, 12, para estrear no Campeonato Maranhense de 2011, diante do Bacabal. O jogo, que será realizado no estádio Nhozinho Santos, pode ser considerado um treino para a equipe Tricolor, que se prepara para a Copa do Brasil, tendo em vista a diferença técnica entre os dois times.

Logo em seu primeiro jogo no Estadual, o atual campeão maranhense já tem três desfalques, todos por contusão. A dupla de zaga titular, Johildo e Robinho, e meia Leandro Mineiro, estão no departamento médico, para que se recuperem para o jogo da Copa do Brasil.

Entretanto, apesar de ser um jogo tecnicamente fácil, uma derrota diante do Bacabal pode deixar a situação delicada no Tricolor. Vale lembrar, que o time volta a jogar no dia 16 contra o Santo André, pela Copa do Brasil.

Apesar da abismal diferença técnica, o treinado do Bacabal, Paulo Frazão, diz que o Leão tentará aprontar com o Tubarão. A equipe, que lutou para não ser rebaixada em 2010, perdeu na estreia do Estadual para o Cordino, por 3 a 2.

Ficha técnica

Sampaio: Rodrigo Ramos, Bruno Limão, Mimica, Germano e Deca; Ismael, Luís Maranhão, Eloir e Kléo; Júnior Chicão e Carlos Renato
Técnico: Sandow Feques

Bacabal: Fábio, André, Henrique, Magno e Bruno Bebeto; Júnior Madeira, Marcelinho, Thiago Recife e Vitor; Glauber e Cristiano Recife
Técnico: Paulo Frazão

Local: Nhozinho Santos
Data: 12/03/2010
Horário: 18h
Arbitragem: Jucelino Sousa Santos
Assistentes: Sérgio Henrique e Roberto da Costa

Siga o Blog no Twitter

Mac e Nacional reabrem o Campeonato Maranhense de 2011

Neste sábado, 12, Mac e Nacional reabriram o Campeonato Maranhense de 2011, que começou no dia 27 de fevereiro, e teve uma pausa em seguida devido o período momesco. Logo para este primeiro jogo, as equipes entram com objetivos totalmente diferentes em campo.

O Mac, comandado por Arlindo Azevedo, quer voltar a conquistar um título, feito que não ocorre desde 2007. Para tentar voltar a reinar no Maranhão, o Quadricolor aposta na fórmula dos últimos anos, mesclando juventude e experiência.

No Nacional, o técnico e presidente Caetano Alves, tenta como pode montar um time para esta temporada. Com um elenco recheado de jovens jogadores do interior, o Naça mostra que se não for rebaixado já poderá comemorar como se fosse um título.

Ficha técnica

Mac: Raimundão, Denílson, Deivid, Leandro e Miranda; Gegê, Deco, Juninho e Tupã; Rafael Luan e Naôh
Técnico: Arlindo Azevedo

Nacional: Weslay, Edson, Rogéio, Vanvan e Flávio Santos; Bruno, Maranhão, Sandro e Jhones; Tenilson e Vaguinho
Técnico: Caetano Alves

Local: Nhozinho Santos
Data: 12/03/2010
Horário: 16h
Arbitragem: Raimundo Nonato
Assistentes: José Henrique e João Fonseca

Siga o Blog no Twitter