quinta-feira, 4 de março de 2010

Moto vence o Nacional

O Moto venceu mais um jogo na Copa União e segue na zona de classificação para as semifinais da competição. A partida não foi tão empolgante quanto se esperava, mas o rubro negro fez o dever de casa e somou mais três pontos

O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado. As duas equipes começaram buscando o ataque, mas o Moto foi mais eficiente. Aos 10 minutos, Marcio Oliveira, em cobrança de falta, cruzou a bola para a área e Everton abriu o placar para os rubro negros.

Depois do gol a equipe do Nacional ficou sob pressão motense, mas logo melhorou no jogo. Depois dos 15 minutos de jogo, o Naça passou a pressionar o Moto, que não conseguia cruzar a linha do meio campo.

Mas a sorte não estava sorrindo para a equipe de Santa Inês. Após ligação direta para o ataque, Dilton recebeu sozinho no ataque e chutou cruzado, o goleiro Flávio falhou e a bola morreu no fundo do gol, Moto estava na frente com dois gols a seu favor.

Mesmo com dois gols contra, o Nacional ia buscando o seu primeiro gol. O Naça teve três escanteios seguidos a seu favor, mas não conseguiu aproveitar. Fim de primeiro tempo e o Moto ia garantindo uma vitória tranqüila.

Na segunda etapa o jogo começou com as duas equipes buscando o gol, mas os dois goleiros iam fechando os gols. Ate os 26 minutos da segunda etapa a partida ia seguindo em um mornaço, mas um cachorro invadiu o campo e deu uma emoção ao jogo.

O juiz paralisou a partida para a retirada do animal, que ainda deu um baile nos jogadores e nos auxiliares, arrancando aplausos e risos da pequena torcida no estádio. Depois do reinício da partida o jogo começou com outra cara.

O Moto passou a pressionar o Nacional, que se defendia como podia. Aos 43 da etapa final, Dilton recebeu sozinho na pequena área e mandou pro gol, mas o bandeirinha assinalou impedimento.

O gol anulado não fez falta, já que aos 44, o mesmo Dilton, fez um cruzamento para Jheimys (foto), marcar o terceiro do Moto e fechar o placar da partida. Fim de jogo e o rubro negro venceu a segunda seguida e permanece na zona de classificação para as semifinais.

Ficha técnica

Local: Nhozinho Santos
Horário: 18h30
Moto: Raul; Dellacy, Everton, Germano e Marcio Oliveira; Deco, Gegê, Arcinho (David) e Muller (Juninho); Gil Matinha (Jheimys) e Dilton Técnico: Beato Lopes
Nacional: Flávio; Raynã, Carlos Alberto, Sílvio e Juninho; Maranhão, Bubú (Maxwell), Lesson (Flávio) e Nunes; Daniel e Clesiomar (Max) Técnico: Caetano Alves
Gols: Moto – Everton (10” 1T), Dilton (25” 1T), Jheimys (45” 2T)
Amarelos: Moto – Gegê, Germano, Marcio Oliveira; Nacional – Maranhão

Sampaio conquista a primeira vitória

Em sua primeira boa apresentação no ano, o Sampaio venceu o Viana por 3 a 0. Com o resultado a equipe subiu para a quarta posição e o técnico Edson Porto, manteve seu emprego por mais um tempo.

A partida começou bastante equilibrada com boas chances de gols para as duas equipes. Mas o Sampaio logo fez valer o peso de sua camisa. Castor, que vem sendo o destaque do tricolor, chutou de fora da área e mandou a bola no ângulo para abrir o placar.

Ainda no primeiro tempo o Viana tentou chegar ao empate e por várias vezes levou perigo ao gol do goleiro Rodrigo Ramos. O atacante Trator desperdiçou boas chances de empatar o jogo. Fim de primeiro tempo e o Sampaio vencia por 1 a 0.

A segunda etapa não foi diferente. Jogo bastante corrido e as duas equipes buscando o gol. Trator, no ataque do Viana, e Selmir (foto), no ataque do Sampaio, se revezavam desperdiçando boas chances de gol.

Mas logo o ataque tricolor entrou nos eixos. Selmir recebeu um bom passe de Castor, e marcou o segundo do Sampaio. Dez minutos depois foi a vez de Thiago Miracema, que recebeu a bola na área e mandou para o fundo do gol fazendo o terceiro do Sampaio.

Apesar de estar perdendo por 3 a 0 o Viana não recuou e seguiu subindo ao ataque. Trator ainda perdeu uma boa chance de diminuir, mas não aproveitou. Fim de jogo e o Sampaio conseguiu sua primeira vitória na Copa União, vencendo o Viana, por 3 a 0.

Medalhões não resolvem os problemas

Muito se fala que os clubes maranhenses poderiam trazer um “jogador bilheteria” para defender suas cores. Mas esta idéia é bastante defasada e dependendo pode ser uma baita cilada.

Para chegar a esta conclusão não precisamos ir muito longe, basta olhar o passado do Bacabal. O Leão do Mearim levou na década de 90 Andrade e Adílio, para defenderem o clube, mas ambos em final de carreira. Mesmo com dois grandes nomes, pois nessa época Andrade e Adílio já não eram mais bons jogadores, o Bec não conquistou nenhum título.

O último nome a aparecer por estas bandas foi o do tricampeão brasileiro Sortato. O atacante também defendeu o Bacabal, em 2008. A exemplo de Adílio e Andrade, o atacante não conquistou nenhum título pelo clube.

Se não bastasse estes argumentos, cito um caso bem atual. O experiente e consagrado Jardel, está no Flamengo-PI, mas não tem feito muita coisa por lá. O jogador contratado para levar o torcedor ao estádio, mal tem participado dos jogos do rubro negro.

Na sua partida de estréia, um amistoso contra o Sampaio, o atacante só atuou os primeiros 20 minutos e depois deixou o campo. O Sampaio venceu o jogo por 2 a 1. Outro fato curioso foi na Copa do Brasil.

Na primeira partida entre Flamengo-PI e Palmeiras, em Teresina, Jardel só entrou em campo aos 45 minutos do segundo tempo e mal jogou os dois minutos que esteve em campo. Na partida de volta, em São Paulo, o atacante iria entrar para o jogo, mas se lesionou durante o aquecimento e acabou ficando no banco.

São por estes motivos que a contratação de medalhões não é a solução para os clubes maranhenses. O que tem de mudar no estado é a forma como eles são administrados e o compromisso dos jogadores com a equipe, somente a partir desta mudança é que o futebol do Maranhão vai melhorar.

Porto deve ter sua última chance no Sampaio

Os resultados deste início de temporada, não tem agradado aos torcedores do Sampaio, que já começam a culpar o treinador. Depois do empate em 1 a 1 com o Bacabal, no último domingo, a diretoria teve uma conversa séria com o técnico Edson Porto (foto)e ouviu suas explicações.

O treinador foi mantido no cargo, mas foi cobrado por bons resultados. O Sampaio ainda não venceu na Copa União e joga hoje contra o Viana, em busca da primeira vitória na competição.

Caso o tricolor não consiga um bom resultado contra os vianenses, é bem provável que Edson Porto deixará o comando da equipe. No início da semana foi constatado que o presidente Sergio Frota, falou com Ruy Scarpino, atualmente no comando do São Bernardo, que disputa a Série A2 do Paulistão.

Briga boa pela liderança da Copa União

A Copa União terá sua 4ª rodada realizada nesta quinta-feira e a briga pela liderança, aumenta a cada partida realizada. O Iape é o atual líder com sete ponto em três jogos, mas logo atrás vem o JV Lideral, com seis pontos e apenas dois jogos disputados.

Outras duas equipes brigam para assumir a ponta da tabela. O Moto, com dois jogos disputados, soma quatro pontos e está em terceiro lugar. Já o Imperatriz, também com quatro pontos, mas com três jogos, segue em quarto lugar.

Nesta briga pela ponta da tabela, o Moto é o que terá um jogo mais tranqüilo nesta rodada. O rubro negro enfrenta a frágil equipe do Nacional, que vem de uma vitória surpreendente contra o Imperatriz.
Apesar disso o Naça não deve surpreender o Papão. A equipe vai com novidades à campo. Os meias Muller e Arcinho vão estar entre os titulares desta partida. Já o Imperatriz enfrenta o Iape, em confronto direto pela liderança.

O Cavalo de Aço vai em busca da vitória, para se recuperar da derrota sofrida para o Nacional na última rodada. O Iape, por sua vez, espera manter o bom rendimento das últimas partidas e sair com mais três pontos ganhos.

O JV Lideral vai enfrentar o Mac, no Nhozinho Santos. A missão do Tratorzão não será nada fácil, já que o Mac vai tentar se recuperar da goleada, que sofreu na última rodada para o Moto.

Nesta primeira fase, os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Os dois primeiros contam com a vantagem de realizarem o segundo jogo, na fase de mata-mata, em casa, contando com o apoio da torcida.