terça-feira, 7 de abril de 2015

Radar da B: a um mês da Segundona, 10 times já trocaram de técnico

No próximo dia 8 de maio a bola vai rolar para a primeira rodada da Série B. São 20 times brigando por quatro vagas para disputar a Série A em 2016. Este ano a competição chega com times de maior peso, como Botafogo, Vitória e Bahia, rebaixados em 2014, assim como o Criciúma.

Entre os novatos destaque para o Macaé, campeão da Série C, que ainda contou com o acesso do Paysandu, CRB e Mogi Mirim. Entre os remanescentes, destaque para o Ceará, que tenta voltar à Série A desde 2012.

Na primeira edição do "Radar da B" destaque para a troca de treinadores. Dos 20 clubes participantes, 10 já mudaram de técnicos. O Macaé foi o único que precisou trocar após o treinador aceitar uma nova proposta de emprego, enquanto o Bragantino já está em seu terceiro comandante na temporada.

ABC
Após ver o América-RN, maior rival, garantir a conquista do primeiro turno do Potiguar, o alvinegro tenta se recuperar no Estadual. Para isso, a primeira providência foi a demissão de Roberto Fonseca. O treinador, que comandava o time desde a saída de Moacir Junior no fim de 2014, deixou o clube após três vitórias e quatro empates no Potiguar. No total, foram 15 jogos, com oito vitórias, cinco empates, duas derrotas e um aproveitamento de 64,4%.

Ademir Fesan comandou o time interinamente em três jogos e venceu as três partidas, além de garantir a vaga do ABC na segunda fase da Copa do Brasil. Antes do início do returno do Potiguar, Josué Teixeira, campeão com o Macaé foi anunciado, venceu os dois primeiros jogos no comando do alvinegro.

América-MG
Com Givanildo Oliveira no comando, desde 2014, o Coelho não teve problemas para garantir a vaga na segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o Luziânia logo no primeiro jogo. Entretanto, o time se complicou no Campeonato Mineiro.

Na última rodada, o Coelho ainda venceu o Democrata, mas por causa da surpreendente vitória do Tombense sobre o Cruzeiro, foi eliminado na primeira fase. Agora o América-MG volta todas as atenções para a estreia na Série B.

Atlético-GO
O Dragão começou a temporada com Marcelo Chamusca no comando. Entretanto, o treinador durou apenas cinco partidas, deixando a equipe após uma vitória, dois empates e duas derrotas. Com a saída do treinador, João Paulo Sanches ficou no comando por cinco rodadas, até a chegada de Marcelo Martelotte.

Com o novo treinador, o Dragão empatou em 1 a 1 com o Coruripe, no primeiro jogo da Copa do Brasil. No Estadual, após a derrota para o Trindade, o Rubro-Negro encerrou a participação na primeira fase e focará os treinos principalmente na Copa do Brasil e no início da Série B.

Bahia
Sob nova direção, dentro e fora de campo, o Bahia aos pouco vai superando o rebaixamento em 2014 e mostra que será um dos favoritos na briga pelo acesso. Na Copa do Nordeste, Sérgio Soares comandou o time até às semifinais, de forma invicta até aqui, com quatro vitórias e quatro empates.

No Campeonato Baiano, o Tricolor chegou às semifinais com tranquilidade, após liderar a fase classificatória. Neste percurso, sofreu apenas duas derrotas, diante do Jacuipense e Vitória da Conquista. Na abertura das semifinais, venceu o Jacuipiense por 2 a 1. Na Copa do Brasil o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Nacional-AM, no primeiro jogo.

Boa Esporte
Com Ney da Mata de volta ao time após seis anos, o Boa Esporte ainda não conseguiu engrenar na temporada. No Campeonato Mineiro, uma campanha pífia, que ameçou o time de rebaixamento até a última rodada. A queda só foi evitada por causa da vitória surpreendente diante do Atlético-MG, por 2 a 0 na última rodada.

Botafogo
Comandado por Renê Simões e com destaque para a dupla Jobson e Bill, o Alvinegro de General Severiano tem apenas uma derrota na temporada. Classificado para as semifinais do Carioca, com uma rodada de antecedência, o time da Estrela Solitária tenta voltar a levantar a taça após dois anos.

Na Copa do Brasil, na primeira partida contra o xará pernambucano, empate em 2 a 2 na Paraíba.

Bragantino
Vice-lanterna na classificação geral do Campeonato Paulista e rebaixado com uma rodada de antecedência, o Bragantino já passou por duas trocas de treinadores na temporada. A equipe começou o ano sob o comando de Marco Aurélio, que ficou no comando por apenas cinco jogos, assim como Márcio Araújo, seu sucessor.

Com quatro derrotas e apenas uma vitória, Márcio Araújo foi demitido para a chegada de Vagner Benazzi. Entretanto, o novo treinador não conseguiu ajustar o Massa Bruta, sofreu três derrotas nos quatro primeiros jogos e a equipe terminou rebaixada no Paulistão.

CRB
Uma das novidades na Série B de 2015, o CRB também já passou por troca de comando na temporada. Ademir Fonseca deixou o time após a eliminação na Copa do Nordeste, ainda na primeira fase. Para assumir o clube chegou Alexandre Barroso.

Em seus quatro primeiros jogos, três vitórias, incluindo a virada de 2 a 1 no clássico diante do CSA. Na Copa do Brasil, triunfo simples diante do Amadense e classificação garantida para a segunda fase, onde enfrentará o Grêmio ou Campinense.

Ceará
Semifinalista da Copa do Nordeste e finalista no Estadual, o Vozão iniciou a temporada instável. O primeiro treinador foi Dado Cavalcanti, que durou apenas nove jogos no comando da equipe. Na época, apesar da liderança no Estadual, três empates consecutivos custaram o cargo do treinador.

Silas chegou para assumir o time, apesar dos questionamentos, conseguiu colocr o time nos eixos. Na Copa do Nordeste o Vozão é um dos semifinalistas e irá decidir novamente o Campeonato Cearense diante do Fortaleza.

Criciúma
Com Luizinho Vieira efetivado no comando do Criciúma desde 2014, o Tigre não consegue realizar uma grande campanha no Catarinense. Apesar da classificação para o hexagonal final, o aurinegro é o lanterna da fase, ainda sem vencer e com cinco derrotas consecutivas.

Apesar disso, na Copa do Brasil, o Criciúma já garantiu a classificação para a segunda fase. Na temporada, são 16 jogos disputados, apenas cinco vitórias, três empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 37,5% em 2015.

Luverdense
O Luverdense iniciou a temporada sob o comando de Leandro Niehues, mas o treinador durou apenas seis jogos no comando. Com isso, Junior Rocha, que garantiu o acesso para a Série B em 2013, foi contratado de volta ao clube mato-grossense.

No Estadual, o time de Lucas do Rio Verde lidera o grupo A da segunda fase, com duas vitórias e um empate. Na Copa do Brasil venceu o Cabofriense por 1 a 0 na primeira partida, enquanto na Copa Verde, é um dos semifinalistas, mas perdeu o jogo de ida por 1 a 0 para o Cuiabá.

Macaé
O atual campeão da Série C faz uma campanha regular no Campeonato Carioca e chega na última rodada ainda sonhando com a vaga na próxima fase. Entretanto, a equipe tenta superar a saída de Josué Teixeira, que deixou o clube para comandar o ABC.

Sob o comando do ex-treinador foram seis vitórias, quatro empates e uma derrota em 11 jogos no Campeonato Carioca. Após a saída de Teixeira, Marcelo Cabo assumiu o time, mas ainda não conseguiu uma regularidade, acumulando uma vitória, um empate e uma derrota em seus três primeiros jogos.

Mogi Mirim
O Sapão não passou sufoco no Campeonato Paulista e quase chegou na última rodada do Paulistão com chances de classificação. Sob o comando do técnico Claudinho Batista foram conquistadas cinco vitórias e cinco empates nos 14 jogos do Estadual, com um aproveitamento de 47,6%.

Náutico
Eliminado no hexagonal final do Campeonato Pernambucano, o Náutico tentará apagar o início de ano contubardo com a Copa do Brasil e a Série B. Moacir Junior ficou apenas nove jogos no comando do Timbu, até ser demitido após o empate sem gols com Santa Cruz ainda na primeira fase do Pernambucano.

Para assumir o clube, o técnico Lisca foi contratado, após virar ídolo da torcida em 2014. Apesar disso, o treinador não conseguiu evitar a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste e no hexagonal do Pernambucano. Na Copa do Brasil, o alvirrubro venceu o jogo de ida contra o Brasília por 1 a 0.

Oeste
Comandado por Roberto Cavalo, o Rubrão ainda briga pelo seu primeiro acesso em 2015. Disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, a equipe é a quarta colocada com oito vitórias, três empates e três derrotas em 14 jogos disputados.

Com 27 pontos, o time ocupa a quarta colocação com quatro pontos a menos que a líder Ferroviária.

Paraná
Luciano Gusso tenta ajudar o elenco do Paraná a superar a grave crise financeira do clube. No Paranaense, apesar da campanha irregular a equipe avançou para as quartas de final do torneio.

No primeiro jogo da fase decisiva, diante do Operário empate em 0 a 0. Na Copa do Brasil, no jogo de ida contra o Jacuipense, vitória paranista por 1 a 0.

Paysandu
O Papão da Curuzu apostou as fichas em Sidney Moraes no início da temporada, mas o treinador não rendeu o esperado. Com apenas uma vitória e duas derrotas no primeiro turno do Paraense, apesar de avançar para a segunda fase da Copa Verde, Sidney foi demitido após cinco jogos.

Dado Cavalcanti assumiu o bicolor e estreou com goleada diante do Nacional-AM na Copa Verde. Na sequência o Paysandu empatou com o Águia Negra no jogo de ida da Copa do Brasil e venceu o Remo por 2 a 0 na semifinal da Copa Verde.

Sampaio
Com Oliveira Canindé no comando do Tricolor desde o início da temporada, o time conta com apenas duas derrotas no ano: diante do Estrela do Norte, no jodgo de ida da Copa do Brasil, e contra o Sport, na última rodada da Copa do Nordeste.

Vale lembrar que o time acabou eliminado na Copa do Nordeste, por causa da perda de seis pontos pela escalação irregular do volante Curuca. Na Copa do Brasil a equipe já garantiu a vaga na segunda fase e no Maranhense está com a classificação para as semifinais encaminhada.

Santa Cruz
Fora da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o início de 2015 do Santa Cruz se resume ao Campeonato Pernambucano. Apesar dos altos e baixos, a equipe garantiu a classificação para as quartas de final, como o terceiro colocado do hexagonal final.

Nos 10 jogos disputados, apenas quatro vitórias e dois empates, com um aproveitamento de 46,7%. Chama atenção o baixo ataque do Tricolor, que balançou as redes somente em nove ocasiões no ano.

Vitória
Para tentar superar o rebaixamento de 2014, o Rubro-Negro iniciou o ano sob o comando de Ricardo Drubscky. Apesar das cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em dois meses, o treinador foi demitido após o empate sem gols com o Juazeirense pelo Campeonato Baiano.

Para assumir o time, a diretoria acertou com Claudinei Oliveira. O novo treinador não conseguiu recuperar o time no Estadual, onde foi eliminado logo na primeira fase. Apesar disso, na Copa do Nordeste o Rubro-Negro é um dos semifinalistas e na Copa do Brasil venceu o Anapolina por 2 a 1 no jogo de ida.