segunda-feira, 8 de julho de 2013

A hora de Tiago Cavalcanti

No dia 3 de abril o Sampaio anunciava a contratação de Tiago Cavalcanti. O atacante de 28 anos chegou ao clube maranhense após uma passagem pífia pelo Aparecidense, onde disputou 13 jogos e marcou apenas um gol. Números que davam motivos para desconfianças, que não foram poucas. No campeonato maranhense logo marcou cinco gols, diante do Santa Quitéria e Americano-MA. Pela fragilidade dos rivais, não dava motivo para superar as desconfianças.

No Estadual ainda marcou contra o Balsas, mas em seus primeiros jogos mostrava outra característica, era um bom passador. Mesmo assim, ainda gerava desconfianças. Veio a Série C e em três jogos, Cavalcanti mostra que é a melhor opção para o ataque do Sampaio, ao lado de Pimentinha, além de ter superado as desconfianças.

Na Série C, Cavalcanti supera as críticas após mostrar ser fundamental no time, principalmente pelos dois gols contra o Brasiliense na partida de abertura. Diante do Treze, uma participação discreta, mas contra o Águia, novamente Cavalcanti foi um dos destaques do jogo, principalmente por iniciar a jogada que resultou no primeiro gol do Sampaio diante dos paraenses.

A hora é de Tiago Cavalcanti. Codó no momento é apenas opção no Sampaio. Nos números Cavalcanti já apresenta um bom rendimento na temporada, com oito gols e duas assistências, em 14 jogos.

Sampaio consegue bom início antes de sequência complicada

A vitória diante do Águia por 2 a 0 garante ao Sampaio um bom início na Série C e o time maranhense vai sabendo acumular pontos nos jogos certos. Antes de começar a sequência mais complicada no torneio, o atual campeão da Série D ainda terá pela frente dois jogos, em teoria fáceis: contra o Baraúnas, em casa, e diante do Rio Branco, que perdeu os três primeiros jogos.

Conquistar os seis pontos nos dois próximos jogos é o suficiente para dar uma tranquilidade ao time antes de entrar na sequência de partidas mais complicadas. Após enfrentar o Rio Branco, o Sampaio terá pela frente: Luverdense, Cuiabá, Santa Cruz, CRB e Fortaleza. Confrontos diretos por uma vaga no G4.

Ao Sampaio resta aproveitar o bom momento sob o comando de Flávio Araújo para conquistar estes pontos. Além disso, a manutenção de Tiago Cavalcanti na equipe titular pode ser a base para uma evolução de produção da equipe.

Maranhão fica em situação complicada na Série D

A derrota para o Ypiranta-AP era a última coisa que estava nos planos do Maranhão. Com apenas um ponto somado nos três primeiros jogos, o MAC agora precisa de uma campanha quase perfeita nos cinco jogos finais para ainda sonhar com a classificação para as oitavas de final e seguir brigando pelo acesso para a Série C.

Os próximos adversários do time maranhense serão, respectivamente, Parnahyba, com o qual fará dois jogos consecutivos, Ypiranga-AP, Salgueiro e Gurupi. Destes, o confronto contra o Salgueiro será o mais complicado, por ser fora de casa e justamente contra a melhor equipe da chave. Resta ao MAC então fazer de São Luís a sua arma, vencendo os três jogos restantes em casa e vencer o Parnahyba na abertura do segundo turno.

Vale lembrar que Gurupi, Ypiranga-AP e Parnahyba possuem três pontos, mas ainda com um jogo a menos que o MAC. Além de depender dos próximos resultados, o time atleticano também torce por uma combinação de resultados. Na próxima rodada, já que não entra em campo, o cenário ideal é uma vitória do Salgueiro diante dos amapaenses e um empate entre piauienses e tocantinenses.

Os erros dos três primeiros jogos podem comprometer todo o resto da campanha. A Série D é um torneio de tiro curto e agora não há espaço para erros no MAC.