quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sampaio 4 x 1 Estrela do Norte: Canindé apresenta formação alternativa para avançar na Copa do Brasil

Uma vitória por 4 a 1 diante do Estrela do Norte e Sampaio classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Com exceção de Gil Mineiro, que não entrou bem no segundo tempo, o time Tricolor realizou uma partida consistente e com uma formação alternativa adotada pelo técnico Oliveira Canindé.

O treinador sabia que precisaria sobrecarregar o sistema defensivo capixaba para balançar as redes. Para conseguir isso, a escalação do Sampaio foi extremamente ofensiva. Com Dudu no time titular, Daniel e Raí atuaram praticamente como alas, enquanto havia uma trinca no setor defensivo.

No primeiro tempo, o meio-campo ainda era composto com Diones e Curuca mais avançados, enquanto Cleitinho e Válber, revezavam nas pontas. Foi com essa força, que o Sampaio acertou a trave logo no primeiro minuto e quase marcou o gol aos sete. Até que aos 15, Robert abriu o placar.

Sampaio - Football tactics and formations

Defensivamente o time também teve uma atuação tranquila. Com o Estrela do Norte dependendo de Paulo Matos e Robson, a dupla sempre acabava encaixotada pela trinca de zagueiros. Dudu cuidava de Matos, enquanto Robson ficava por conta de Luiz Otávio. Apenas um susto no primeiro tempo, mas nada que comprometesse o resultado.

Na etapa final, o fator surpresa, com a liberação dos volantes, voltou a surtir efeito. Após a troca de passes entre Daniel e Curuca, Diones apareceu na área e ampliou. Em uma jogada isolada, o Estrela ainda conseguiu diminuir o placar, com Ferrugem.

O time capixaba se lançou ao ataque e deixou a partida ideal para as características do Sampaio. Robert marcou o terceiro e no quarto gol, o contra ataque característico do time maranhense, chegando na frente do goleiro Rafael, com quatro homens e Robert fechando a vitória por 4 a 1.

Ainda vale destacar a mudança de postura do time após a entrada de Pimentinha. O Tricolor voltou ao 4-4-2, onde Válber passou a ter menos responsabilidade ofensiva, enquanto Gil Mineiro, que entrou no lugar de Cleitinho, ajudava nos avanços e na marcação pela direita.

Sampaio - Football tactics and formations

Uma boa estreia do volante Diones, que iniciou a jogada do primeiro gol, marcou o segundo e deu o passe para o terceiro. Pimentinha também entrou no segundo tempo, ajudou no ataque e no sistema defensivo, voltando para recuperar a bola na lateral. Além de garantir o Sampaio na próxima fase, a partida mostrou a capacidade de Canindé surpreender quando tem tempo disponível para trabalhar.

Vale lembrar, que desde o jogo contra o Sport, esta foi a primeira ocasião em que o treinador teve uma semana para preparar todo o time. A formação, bem ofensiva, com dois alas e os volantes constantemente no ataque, não deve ser um padrão para a sequência da temporada. Mas já é uma alternativa para o time conseguir controlar os jogos, quando tiver pela frente adversários totalmente retrancados.