quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Moto pára por tempo indeterminado

Depois da decisão do JV Lideral ter anunciado a sua saída do futebol maranhense, o Moto, um dos clubes de maior torcida do estado, também vai paralisar suas atividades. A equipe que foi rebaixada no ano passado e participou do escândalo da Segundona de 2009, tomou a decisão por conta dos problemas administrativos e financeiros que passa na atualidade.

O rubro negro disputaria a segunda divisão deste ano para tentar retornar a primeira divisão do futebol maranhense. O clube ainda tem um recurso, referente a Segundona de 2009, para ser julgado no STJD.

Outro motivo que levou o clube a paralisar suas atividades foram os problemas pelos quais passam o futebol maranhense na atualidade.

O documento onde o Moto anuncia sua paralisação, assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Cursino Raposo, já foi encaminhado à FMF.

Vale lembrar que a decisão do rubro negro ficar paralisado já era estudada desde o início do ano, tudo por conta da permanência da equipe na segunda divisão estadual. Além disso, como supracitado, o rubro negro passava por vários problemas financeiros, prova disso foi que o time que disputou o primeiro turno da Copa União foi praticamente todo desmontado, por iniciativa dos atletas e a diretoria teve de montar uma nova equipe.

Os atletas que estavam ligados ao Moto, no primeiro semestre, já assinaram contratos com outras equipes, caso do meia Tupã e o volante Gegê, que defenderão o Mac no campeonato maranhense.

Após JV Lideral e Moto fecharem as portas ainda existe o risco de outras três equipes encerrarem as atividades nos próximos dias.

Clubes se preparam para o campeonato maranhense

O campeonato maranhense de 2010 está previsto para começar no dia 2 de setembro, entretanto a data pode sofrer mais uma alteração após o anúncio da extinção do JV Lideral. Apesar disso as equipes seguem se preparando para a competição.

O Iape, que já está com o grupo fechado, continua fazendo seus amistosos para achar a melhor formação. Foram duas partidas contra equipes amadoras e uma contra um time profissional, o São José no caso, que também disputará o estadual.

A equipe ainda deve realizar mais um amistoso, a pedido do treinador Cabrera, que ainda está achando a equipe muito lenta. Este último jogo deve ser realizado na próxima sexta ou no final de semana.

Outro time que já encerrou as contratações é o Mac. A equipe contratou vários atletas que defenderam o Moto na Copa União. Agora o time realiza amistosos para não perder o ritmo de jogo.

Neste período foram apenas duas partidas contra equipes amadoras, mas na próxima sexta o time enfrentará o Sabiá, que fará sua estréia no futebol profissional neste ano, quando disputa a segunda divisão maranhense.

Algumas equipes, como o Imperatriz ainda estão em período de contratação. A diretoria já recebeu alguns reforços, como o zagueiro Paulão, de 28 anos, que veio do Mogi Mirim e o meia Vladimir, que vem do ABC-RN.

Além destes atletas, a equipe ainda aguarda mais dois reforços que devem desembarcar no final desta semana. Outros jogadores devem vir emprestados do JV Lideral, como o atacante Valdanes e o goleiro Batista.

Alberto Ferreira lamenta extinção do JV Lideral

Após o JV Lideral anunciar a extinção do seu departamento de futebol profissional, o presidente da FMF, Alberto Ferreira, lamentou a decisão do clube imperatrizense.

“Só temos a lamentar a saída do JV Lideral do futebol”, declarou o cartola.

Alberto Ferreira ainda isentou a FMF de qualquer responsabilidade sobre a atitude dos dirigentes da equipe e falou que faltou competência para a equipe, por não ter conseguido vencer o Flamengo-PI e acabando eliminada da Série D.

“Não temos culpa da incompetência dele. Um time daqueles que o JV tem e não consguir ganhar do Flamengo.”

Além disso, o presidente da federação esclareceu que ainda não entendeu a atitude do JV Lideral. Para Alberto Ferreira a equipe apenas pediu uma licença e não disputará o campeonato maranhense de 2010.

Com a extinção do JV Lideral a FMF terá de reformular a tabela do campeonato estadual, que estava previsto para começar no dia 2 de setembro. A competição que contaria com dez equipes, terá apenas nove times.