segunda-feira, 2 de junho de 2014

David Batista tem apenas uma finalização certa e é o segundo que mais erra

David Batista tem apenas dois gols no Sampaio / Foto: Paulo de Tarso Jr/Imirante.com
A fase do atacante David Batista não é boa. Com apenas dois gols vestindo a camisa do Sampaio, o atacante não consegue emplacar bons jogos na Série B e ainda amarga o posto de ser o pior finalizador do ataque Tricolor. Os números disponibilizados pelo Footstats apontam que David tem apenas um chute na direção do gol em oito jogos pela Série B.

Escalado pelo técnico Flávio Araújo como o homem de referência do 4-2-3-1 Tricolor, David Batista amarga uma média de uma finalização por jogo. Na Série B, o atacante marcou apenas um gol, contra o Oeste pela terceira rodada. Com sete finalizações erradas, David fica atrás apenas de Válber, que já chutou 10 vezes para fora.

Entretanto, além de atuar um pouco mais recuado, Válber também já tem seis finalizações certas e dois gols marcados. O concorrente direto de David Batista, o atacante William Paulista, teve poucas chances na Série B, mas mostra, no momento, ter um aproveitamento bem melhor.

Titular nos jogos contra o Icasa e Oeste, William marcou um gol com duas finalizações. Apesar disso, chama a atenção o fato de os dois centroavantes disponíveis no elenco finalizarem pouco. Algo que passou a ocorrer principalmente depois da chegada de Pimentinha, quando o Tricolor deixou de apostar muito nos cruzamentos e trabalhar mais a bola, ou depender de jogadas individuais.

Moto prepara time para brigar pelo acesso na Série D

Rayllan, Raniere, Luiz Henrique e Naoh reforçam o Moto na Série D
Após consolidar sua volta no cenário estadual com o vice-campeonato maranhense de 2014, o Moto agora parte para o seu principal desafio da temporada com a disputa da Série D. De volta ao torneio após cinco anos, o Rubro-Negro tem logo no primeiro passo um grande desafio, caindo em um grupo com Remo, Interporto, River-PI e Guarany-CE.

O primeiro passo para seguir como um dos favoritos ao acesso para a Série C foi a manutenção do técnico Edson Porto e de boa parte dos titulares do Estadual. Dentre os jogadores-chave, apenas o volante Pierre e o atacante Victor não renovaram seus contratos com o clube. O zagueiro Fernando Fonseca, que estava emprestado pelo Criciúma, ainda não teve seu retorno confirmado e o atacante Gilson, que alternava entre bons e maus momentos, também não deve voltar ao time.

Para compensar estas baixas, o Moto foi ao mercado e no primeiro pacote de reforços equilibrou experiência e jovens talentos garimpados no Estadual. A primeira aquisição confirmada foi o goleiro Raniere, que defendeu o MAC no Estadual e velho desejo do Rubro-Negro. Aos 33 anos, disputará a titularidade com Ruan, que teve um início irregular, mas durante o Estadual se firmou na meta do time.

Ainda no setor defensivo, destaque para a chega de Fágner, principal jogador do Santa Quitéria no Campeonato Maranhense. Além da segurança na composição da zaga, o defensor também apoia bem o ataque e, até por isso, terminou o Campeonato Maranhense com quatro gols marcados.

Para o ataque, o Moto aposta no retorno de Luiz Henrique e nas chegadas de Naoh e Rayllan. Luiz Henrique chega após uma passagem discreta pelo São José, com apenas dois gols marcados no Campeonato Maranhense. Naoh, aos 24 anos, além de poder jogar como o típico centroavante, também pode atuar mais recuado. Apesar disso, o atacante que sempre se destacou com a camisa do Maranhão, ainda tenta recuperar seu bom futebol de outras temporadas e, em 2014, marcou apenas três gols em 15 jogos pelo Sergipe.

Desta forma, Rayllan aparece como o principal reforço no setor de armação e conclusão do Rubro-Negro. Pouco aproveitado no Sampaio, o jogador de 25 anos deixou o Tricolor com apenas quatro gols marcados, mas em compensação deu 12 passes para gols nos nove meses em que esteve no rival.

Com estes reforços e manutenção da base, o Moto chega como um dos favoritos para conquistar o acesso para a Série C. Apesar disso, o caminho será longo e complicado, como já vimos pela qualidade dos rivais logo na primeira fase. E vale destacar, que além da qualidade do elenco, o trabalho do técnico Edson Porto também poderá fazer a diferença entre a conquista do acesso e a frustração na Série D.