quarta-feira, 16 de maio de 2012

A confusão no Pará pela vaga na Série D

De um lado o tradicional Remo, mas que desde 2011 não disputa nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro, do outro o caçula Cametá, que com a bola rolando foi campeão paraense de 2012 e conquistou a vaga paraense na Série D de 2012. Entretanto, um “acordo de cavalheiros”, tirou a vaga na última divisão nacional do Mapará.

Segundo consta, um acordo foi feito para a renda do jogo final, no Mangueirão ser dividido entre as duas equipes, em “troca” o Cametá desistiria da vaga na Série D, que até então não tinha apoio financeiro da CBF. Mas após a entidade máxima do futebol nacional anunciar que iria bancar as despesas para os visitantes na Série D, a diretoria do Cametá passou a desconsiderar a desistência e se garantisse o título, iria disputar a Série D.

Mas, o que ninguém espera é que o presidente do Mapará, Orlando Peixoto, fizesse uma reunião para saber se o time iria mesmo disputar a Série D e já encaminhasse o documento da desistência do Cametá para a Federação Paraense. Com isso, o Remo automaticamente ficou com a vaga paraense no grupo A1.

Entretanto, a decisão de Orlando, ao que tudo indica, foi tomada de forma unilateral, já que outros diretores e torcedores pressionaram o cartola que renunciou ao comando do clube, mesmo com a desistência do Cametá já formalizada na Federação. Agora a nova diretoria tentará retomar a vaga, que é por direito e conquistada pelo time do interior.

Ao Remo, resta lamentar que um clube tão tradicional tenha que ter recorrido a acordos para garantir uma vaga na Série D. Pensar que um dia o Leão paraense já encarou adversários como o Santos de Pelé, o Benfica de Eusébio, o Peñarol tetracampeão uruguaio, entre outros grandes times.

***Rapidinhas***

Desistência em Pernambuco
O Ypiranga já sinalizou que não deve disputar a Série D, pois mesmo com o auxílio financeiro da CBF não terá como arcar com as demais despesas. Com isso, a vaga pernambucana em aberta ficará com o Porto.

Torneio relâmpago em Roraima
De uma forma incrível a Federação Roraimense paralisou o Estadual e fez um torneio relâmpago, com jogos no último sábado e domingo para definir o representante do Estado na Série D. O Náutico-RR foi campeão e ficou com a vaga no grupo A1, ao lado de (agora) Remo, Penarol, Vilhena e o representante acreano.

A vaga no Acre
O representante acreano sairá do trio Plácido de Castro, Atlético-AC e Independência. Quem tiver a melhor campanha após os dois jogos da semifinal fica com a vaga. No momento o Independência tem 25 pontos, o Atlético-AC soma 24, com um jogo a menos, e o Plácido de Castro contabiliza 20 pontos.