sábado, 2 de agosto de 2014

Eloir é decisivo, mas falhas da zaga mantêm o Sampaio fora do G-4

Sampaio e Ponte Preta ficaram no empate no Castelão
Um jogo sensacional. Assim pode ser resumido o confronto entre Sampaio e Ponte Preta na tarde deste sábado no Castelão. Se dependesse somente de Eloir, o Sampaio sairia de campo com os três pontos. Mas, para compensar o jogo perfeito do volante, a zaga Tricolor falhou nos três gols da Macaca e cada um se contentou com o ponto conquistado em campo.

Logo no início do jogo já era possível notar que a partida seria fora dos padrões. Após a falha de Luiz Muller na cobrança de falta de Adrianinho, a bola sobrou para Elton que abriu o placar. O gol logo aos quatro minutos fez com que a Ponte Preta ditasse o ritmo do jogo.

Armada no 4-2-1-3, contando com os avanços de Cafu e Roni pelas laterais, a Macaca encaixotava o Sampaio nos contra ataques, já que Hiltinho e Willian Simões eram facilmente superados. O segundo gol veio em um contra ataque, com a bola lançada para Rafael Costa, que aproveitou a falha de Edimar e chutou na saída do goleiro.

A reação Tricolor também começou pelas laterais, com Edgar arrancando na esquerda e sofrendo pênalti. Na cobrança, Eloir começou a escrever o seu nome no jogo e descontou: 2 a 1. Veio a parada técnica e a Ponte Preta parou junto.

Após ajustar a marcação em cima de Cafu e Roni, o Sampaio passou a explorar as laterais ponte-pretanas, principalmente a direita. Foi assim que Hiltinho avançou, contou com o apoio de William Paulista que puxou a marcação e abriu a avenida para sua chegada à linha de fundo. No cruzamento para o meio da área, Eloir, o volante com mais liberdade do trio Tricolor, apareceu para encher o pé e empatar o jogo.

A tônica do empate determinou o fim do primeiro tempo. O Sampaio atacante pelos lados, com os avanços de Hiltinha na direita e a Ponte Preta apostando nos contra ataques, também pela direita, ou nas bolas lançadas para Rafael Costa.

No segundo tempo, o Tricolor retornou a campo determinado a virar o jogo. Sempre com o perigo de Hiltinho na direita e Eloir aparecendo criando as melhores chances do time. Diferente do primeiro tempo, a Ponte Preta apostava somente nos contra ataques e os avanços pelos lados já não eram efetivos.

A recompensa pelo esforço do Sampaio veio 36, quando novamente Eloir apareceu e cruzou para Pimentinha virar o jogo. Era a consagração de Eloir, autor de dois gols e do passe para a virada Tricolor. Mas, aos 43, após nova cobrança de falta da Ponte Preta, ninguém da zaga do Sampaio acompanhou e Rafael Costa apareceu para empatar e determinar o placar final do jogo.

Se por um lado Eloir foi o fator de desequilíbrio do Sampaio, do outro, a defesa foi determinante para o time não sair de campo com os três pontos e perder a chance de assumir a vice-liderança da Série B. Agora é usar o pouco tempo de trabalho e preparar a equipe para outro confronto complicado, contra o Joinvile fora de casa na próxima rodada. Se voltar com um ponto na bagagem já pode comemorar como vitória.