terça-feira, 8 de novembro de 2011

Líder invicto no returno, Santa Quitéria assume a terceira posição na classificação geral

Em seis jogos, Meinha perdeu apenas um
Após um primeiro turno desastroso na Copa União, o Santa Quitéria se recupera no returno da competição e já começa a sonhar com o vice-campeonato pela pontuação geral. A equipe que era uma das três piores na primeira etapa, agora já é a terceira melhor na classificação geral da competição.

No primeiro turno, sob o comando de Gilmar Silva, o Santa Quitéria perdeu três dos quatro primeiros jogos, antes do técnico ser demitido e Meinha retornar ao comando da Raposa. O retorno do treinador significou uma mudança drástica no desempenho da equipe.

No primeiro jogo após a volta de Meinha para a equipe, o Santa Quitéria perdeu por 1 a 0 para o Imperatriz, no dia 19 de setembro. Desde então, a Raposa não perdeu mais nenhum jogo, e nos dois últimos jogos do primeiro turno, contra MAC e Cordino, o Santa Quitéria conquistou duas vitórias.

Terminou o turno com apenas nove pontos e ocupando a sexta posição, iniciando o returno com metade dos pontos do Bacabal, que era o vice-líder na classificação geral, com 18 pontos. Entretanto, o segundo turno reservou surpresas para essas duas equipes, já que o Santa Quitéria viria a ser a sensação, com três vitórias seguidas, enquanto que o Leão do Mearim, conquistaria apenas um ponto em três jogos.

E com esta combinação de resultados, aliado à tropeços de Imperatriz e Moto, o Santa Quitéria chegou aos 18 pontos, assumindo a terceira posição da classificação geral da competição, com um ponto a menos que o Bacabal, por enquanto vice-líder geral com 19 pontos. Entretanto as duas equipes vão se encarar na quarta rodada do returno, na próxima quinta-feira (10).

Para o Santa Quitéria poderá ser o jogo em que a equipe assumirá a segunda posição da classificação geral, além de ficar perto de conquistar uma vaga na semifinal do returno. Vale destacar, que caso o Sampaio, campeão do primeiro turno, conquiste o returno, a segunda vaga para a Copa do Brasil de 2012 ficará para o vice-campeão, que será a segunda equipe com maior pontuação na classificação geral.

Campeonato Maranhense de 2012 deverá ter o mesmo formato da Copa União

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) deverá convocar uma reunião com os clubes a imprensa para definir e divulgar o esboço do Campeonato Maranhense de 2012. A intensão do diretor técnico, Evandro Marques, é que a competição tenha início em janeiro assim como no restante do país.

Em 2011, o Estadual começou apenas em março, enquanto nos anos anteriores a competição foi realizada apenas no segundo semestre. De acordo com Evandro Marques a reunião deverá ser realizada no dia 18 de novembro, mas a data ainda não está definida.

O sistema de pontos corridos, adotado nas duas últimas competições, não deverá ser mantido. Provavelmente o formato da atual Copa União, com turno e returno, sendo cada fase divida em uma etapa classificatória e na sequência com semifinais a final. A tendência é que a formula seja utilizada no Estadual.

Além disso, outras duas competições deverão ser realizadas. Entretanto, quais serão estas competições, Evandro Marques deverá divulgar somente na reunião, que deverá ser agendada nos próximos dias.

Arlindo Maracanã está vetado, Germano volta e Edgar deve ser reserva

Arlindo Maracanã não encara o Imperatriz
Para o jogo contra o Imperatriz, o técnico Josué Teixeira deverá realizar algumas mudanças na equipe do Sampaio. O zagueiro Germano volta ao time, enquanto que o lateral Arlindo Maracanã está vetado e o atacante Edgar deverá ficar apenas na reserva.

Arlindo Maracanã sentiu uma lesão no joelho ainda nos primeiros minutos no jogo contra o MAC e foi substituído imediatamente. O lateral ainda será submetido à uma ressonância, mas já está fora do jogo e Gabriel, que o substituiu no jogo contra o MAC, deverá ser seu substituto contra o Imperatriz, atuando improvisado pela lateral direita.

Além da mudança na lateral direita, na zaga, Germano deverá voltar à equipe, após cumprir suspensão na última rodada. O zagueiro Robinho, deverá voltar aos treinos com bola somente na próxima semana e com isso segue fora da equipe principal.

Quanto ao atacante Edgar, que reapareceu na última segunda-feira (7), após estar sumido desde a sexta-feira (4), deverá ficar apenas no banco de reservas. Entretanto, Lenilson, que o substituiu no jogo do último domingo (6), é dúvida por causa de uma suspeita de fratura na costela.

Com quatro pontos, o Sampaio é o quarto colocado no returno da Copa União. O próximo desafio do Tricolor será contra o Imperatriz na próxima quinta-feira, às 20h15 no Imperatriz.