segunda-feira, 7 de março de 2011

Sampaio pode igualar feito do Mac em 2000

O Sampaio nunca conseguiu chegar à uma terceira fase da Copa do Brasil, mas em 2011, esta escrita pode ser derrubada. Isso porque, depois da suada e merecida classificação diante do Sport, o Tricolor terá pela frente o time do Santo André.

Indiscutivelmente, os dois times vivem momentos bem distintos na temporada. O Tubarão está embalado pela batalha na Ilha do Retiro e, antes de voltar a jogar pela Copa do Brasil, encara o Bacabal no Campeonato Maranhense. Um jogo fácil, que deve ser utilizado como treino, mas a vitória é obrigatória para o Tricolor.

Para o duelo, contra o Santo André, além do favoritismo, mesmo não admitido pelos tricolores, algumas coincidências, podem ajudar o time. Assim como o Sport, campeão da Copa do Brasil, o time do ABC paulista conquistou um título da competição, em 2004. Além disso, assim como o rubro negro pernambucano, o time não vai bem no Estadual.

Em 11 jogos no Campeonato Paulista, o Santo André ainda não conquistou nenhuma vitória. Com sete pontos, o time é o vice-lanterna com sete empates e quatro derrotas. As únicas vitórias do time na temporada foram contra o Naviraiense, o que não pode ser usado de parâmetro para definir o nível de time nenhum.

Agora é esperar e ver se o Sampaio justificará todo o favoritismo em campo, e diferentemente do que ocorreu em 2000, 2004 e 2010, quando o time chegou à segunda fase, mas acabou eliminado, o Tricolor consiga uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, pela primeira vez em sua história.

Caso consiga este feito, o time também iguala a melhor campanha de um maranhense na Copa do Brasil. Atualmente, o Mac é detentor deste “título”, pois em 2000 eliminou Paysandu e Fortaleza, respectivamente, e foi eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final.

Campanhas do Sampaio na Copa do Brasil
2000
1ª fase
22/03 – Sampaio 0 x 0 Ceará – Castelão
30/03 – Ceará 1 x 1 Sampaio – Presidente Vargas
2ª fase
12/04 – América-RN 2 x 1 Sampaio – Machadão
27/04 – Sampaio 2 x 2 América-RN – Castelão

2004
1ª fase
18/02 – Ypiranga-AP 0 x 0 Sampaio – Zerão
03/03 – Sampaio 4 x 0 Ypiranga-AP – Castelão
2ª fase
17/03 – Sampaio 1 x 0 Vitória – Castelão
24/03 – Vitória 3 x 1 Sampaio – Barradão

2010
1ª fase
10/02 – São Domingos 1 x 1 Sampaio – Batistão
25/02 – Sampaio 2 x 1 São Domingos – Nhozinho Santos
2ª fase
17/03 – Sampaio 1 x 1 Atlético-PR – Nhozinho Santos
01/04 – Atlético-PR 2 x 0 Sampaio – Arena da Baixada

Melhor campanha de um maranhense

Mac – Copa do Brasil de 2000
1ª fase
22/03 – Paysandu 0 x 1 Maranhão – Curuzu
29/03 – Maranhão 1 x 1 Paysandu – Castelão
2ª fase
12/04 – Maranhão 2 x 1 Fortaleza – Castelão
19/04 – Fortaleza 0 x 0 Maranhão – Presidente Vargas
Oitavas- de- final
04/05 – Maranhão 1 x 1 Fluminense – Castelão
09/05 – Fluminense 6 x 0 Maranhão – Maracanã

Siga o Blog no Twitter

Nacional ameaça não disputar o Campeonato Maranhense

Quanto mais o tempo passa, mais fica evidente a “preocupação” do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Alberto Ferreira, com os times do Estado. A última do mandatário do futebol maranhense foi cobrar uma dívida ao Nacional, que luta para conseguir montar um elenco e disputar o Campeonato Estadual.

De acordo com o presidente, e técnico, do Naça, Caetano Alves, Alberto Ferreira ligou para ele, informando que tinha conhecimento da verba, que a prefeitura de Zé Doca repassou para a equipe azulina. Com isso, ele aproveitou para cobrar um débito de R$ 20mil da equipe.

Indignado com a atitude do dirigente, Caetano Alves teria afirmado que não iria pagar nenhuma dívida e que se Alberto Ferreira quisesse poderia retirar o Nacional da disputa do Campeonato Maranhense. Após isso, o presidente da FMF, teria recuado e aceitado negociar o débito com a equipe.

É verdade que Caetano Alves não fez certo ao falar que não pagaria a dívida, que seria de uma gestão anterior. Entretanto, se tratando de um golpe em Alberto Ferreira, a atitude é válida. Por sinal, o presidente da FMF sabe ligar para os clubes somente cobrando dívidas e nunca se disponibiliza para ajudar os times.

Quanto a preparação do Nacional para o Campeonato Maranhense, o time já iniciou o período de treinos. Segundo Caetano Alves, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, manifestou interesse em ajudar o time, emprestando atletas que não devem ser utilizados pelo técnico Sandow Feques na temporada.

A estreia do Nacional está marcada para o próximo sábado, 12. O jogo será contra o Mac, no estádio Nhozinho Santos, em São Luis.

Siga o Blog no Twitter