sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Segundo Robson Simplício, já está tudo acertado com o Sampaio

Após mais de um mês treinando no CT José Carlos Macieira, o volante Robson Simplício está livre para acertar o seu retorno ao Sampaio. O volante já acertou a rescisão com o Juazeiro-CE e agora depende apenas das negociações com o Tricolor para retornar ao clube.

Robson Simplício defendeu o Sampaio pela primeira vez na Série D de 2010, onde foi um dos destaques do clube e retornou em 2011, mas apenas por empréstimo. Desde novembro, havia deixado o clube e em janeiro retornou para treinar separadamente, mas com a possibilidade de acertar o seu retorno.

Segundo o volante, após a rescisão com o Juazeiro, já houve um acordo com o Sampaio. Entretanto, Robson Simplício destaca que ainda não assinou contrato, o que deve acontecer nos próximos dias.

“Já está tudo certo com o Sampaio. Minha rescisão foi publicada e estou livre. Ainda vou assinar o contrato com Sampaio, o que deve acontecer nos próximos dias”, disse Robson Simplício.

Simplício chega ao Sampaio, como substituto do volante Neto, que se recupera de uma lesão e ainda preocupa o técnico Josué Teixeira. Nos próximos dias, o acordo entre Simplício e Sampaio deverá ser finalizado e o jogador liberado para atuar pelo Tricolor.

Renato Martins deixa o Sampaio

Após o meia Samir e o atacante Tiago Amaral deixarem o clube, o zagueiro Renato Martins foi o terceiro jogador à se despedir do Sampaio. De acordo com as informações, o zagueiro pediu para sair e teve uma rescisão amigável com a diretoria do Tricolor.

Renato Martins foi um dos reforços contratados no início de 2012 e atuou em apenas dois jogos como titular. Com a saída do zagueiro, o Tricolor conta apenas com Fabrício Lopes, Germano e Johildo como zagueiros de ofício.
Além disso, o jovem Alex, que é volante, também atua no setor defensivo. Vale lembrar que o beque Augusto Luiz sofreu uma lesão e ficará fora dos campos por seis meses.

Com as saídas destes jogadores a diretoria do Sampaio deverá contratar, pelo menos, mais um zagueiro, um meia e um atacante para 2012. Os possíveis nomes ainda não foram divulgados pela diretoria Tricolor.

Artur Carvalho é o novo diretor de futebol do Moto, Sandow é demitido

Após a derrota por 1 a 0 para o Santa Quitéria, as primeiras mudanças foram realizadas no Moto. Na tarde desta sexta-feira (24), após uma reunião da diretoria, foi decidida a saída de toda a comissão técnica e do diretor de futebol Daniel Menezes.

Anteriormente, o presidente Sarney Neto já havia anunciado a saída de Daniel Menezes, mas antes do jogo contra o Santa Quitéria, recuou e manteve o dirigente no time. Além de Menezes, o técnico Sandow Feques também deixou o time, assim como toda a comissão técnica, da qual apenas o auxiliar Paulo César continuará no time.

Para o lugar de Daniel Menezes já foi anunciada a chegada de Artur Carvalho, que já estuda a possibilidade de contratar novos reforços. Além disso, para o lugar de Sandow Feques há a possibilidade do novo treinador ser Bira Lopes, que já comandou o rubro-negro em outras ocasiões.

A próxima partida, contra o Maranhão, também marcará a despedida do preparador físico Adriano Silva. Com apenas dois pontos, o rubro-negro é o oitavo colocado no Campeonato Maranhense.

CBF emite nota e assume erro no caso Edgar

Dois dias após a denúncia de que o atacante Edgar não estava mais inscrito no BID pelo Sampaio, a FMF efetivou a consulta á CBF, que assumiu a responsabilidade pelo erro da rescisão do atacante. Segundo a nota emitida na tarde desta sexta-feira (24), houve um equívoco ao rescindir o contrato do atacante com o Tricolor.

De acordo com a nota emitida pelo diretor do Departamento de Registros e Transferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro, a rescisão do contrato de Edgar com o Sampaio ocorreu devido à um equívoco com a decisão judicial para rescindir o contrato do atacante com o Maranhão. Por causa da mesma ordem judicial, o contrato com o Tricolor, registrado no dia 10 de fevereiro, foi rescindido no dia 14.

Com a nota, o antigo contrato de Edgar, registrado no BID foi reativado, não havendo a necessidade do registro de um novo contrato, o que poderia acontecer. Dessa forma, o atacante passa a ter atuado de forma regular na partida contra o Cordino no dia 16.

Com a nota emitida pela CBF, o procurador Júlio André, que estava examinando a denúncia deverá arquivar o caso. Júlio já havia dito que se a CBF assumisse a responsabilidade o caso seria arquivado.

Entenda o caso: Edgar foi inscrito no BID da CBF no dia 10 de fevereiro. Mas no dia 14, o contrato com o Sampaio foi rescindido e no dia 16 o atacante atuou, irregular contra o Cordino. Como o contrato foi reativado, a irregularidade não ocorreu.

MAC negocia com Fernandinho

Ainda no primeiro turno, o MAC poderá acertar com mais reforços para o seu elenco. Dessa vez o alvo da diretoria atleticana é o lateral direito Fernandinho, recentemente dispensado do CSA.

Fernandinho, de 32 anos, é velho conhecido do futebol maranhense, onde atuou no Sampaio e São José. Além disso, o lateral é um velho sonho do time atleticano, que em 2011 tentou sua contratação, mas esbarrou nos valores.

Além do lateral, a diretoria poderá investir também na contratação de mais um atacante. Com 13 pontos, o MAC é o vice-líder do Campeonato Maranhense e volta a campo no próximo domingo (26) para encarar o Moto.

Lindoval acerta com o Sergipe

Após retornar ao Imperatriz, o atacante Lindoval mais uma vez deixa a equipe. Dessa vez, o jogador acertou a sua ida para o Sergipe, onde chega após indicação de Celso Teixeira.

No início da temporada, o atacante trabalhou com o treinador no CSA, de onde saiu após a queda de Teixeira. Apesar de ter retornado ao Cavalo de Aço, Lindoval sequer atuou pela equipe imperatrizense no Campeonato Maranhense.

Com a saída do atacante, a diretoria ainda não anunciou se contratará outro jogador. Com dois cinco pontos, o Imperatriz é o sexto colocado no Campeonato Maranhense.

Samir e Tiago Amaral deixam o Sampaio

Dois jogadores contratados no início da temporada já deixaram o Sampaio. O meia Samir e o atacante Tiago Amaral pediram para serem liberados e foram atendidos pela diretoria Tricolor.

O meia Samir acertou a sua ida para o futebol japonês e nos próximos dias deverá estar embarcando para a Terra do Sol Nascente. Já o atacante Tiago Amaral alegou problemas particulares e já assinou a rescisão com o Tricolor.

Samir retornou ao Sampaio, após disputar apenas um jogo em 2011 e nesta temporada atuou em quatro jogos, entrando no decorrer do jogo. Já o atacante Tiago Amaral atuou em apenas dois jogos.

Com as saídas dos atletas, o técnico Josué Teixeira já solicitou a contratação de mais um meia e um atacante. Além disso, outro zagueiro será contratado em virtude da lesão de Augusto Luiz, que deve ficar seis meses fora dos campos.

Zagueiro é dispensado do Moto

O zagueiro Diogo não faz mais parte do elenco do Moto. Após aparecer nas primeiras rodadas, inclusive com a faixa de capitão da equipe, o jogador acertou a sua saída da equipe rubro-negra nesta sexta-feira (24).

Diogo atuou apenas em três jogos, com destaque para sua estreia, onde marcou um gol contra. Apesar disso, o jogador se firmou no time nos dois jogos seguintes, inclusive com a braçadeira de capitão, mas acabou deixando o time rubro-negro.

A saída do zagueiro pode ser uma das primeiras mudanças após a derrota para o Santa Quitéria na última quinta-feira (23). Há a possibilidade de mudanças no comando técnico e no departamento de futebol do clube.

Procurador afirma que se erro for da CBF, Sampaio não será punido

O Procurador Júlio André, responsável pelo caso Edgar, concedeu a primeira entrevista, onde falou sobre a situação do atacante. O Procurador adiantou que inicialmente, houve a irregularidade, mas se a CBF assumir o erro, pela rescisão divulgada no dia 14, o caso será arquivado.

Segundo Júlio André nos dias 15 e 16 de fevereiro, o nome do atacante Edgar não aparece no BID configurando a irregularidade. Entretanto, há a possibilidade da CBF enviar um memorando ainda nesta sexta-feira (24), comunicando que houve um erro no Departamento de Registros.

“Até o momento, pelo que temos, o Edgar atuou de forma irregular. Agora se a CBF assumir a responsabilidade, por algum erro no sistema, vamos arquivar o caso, já que o clube não teria responsabilidade no caso”, disse Júlio André.

Edgar atuou contra o Cordino, no dia 16 de fevereiro, onde o Sampaio venceu por 4 a 0. Caso a irregularidade seja comprovada, o Tricolor perderá seis pontos, sendo os três da vitória, e outros três da punição prevista pelo artigo 214 do CBJD.

Segundo delegada, atacante do Bacabal foi confundido com assaltante

O atacante Luis Henrique, de 19 anos, baleado no início da madrugada da última quarta-feira (23), segue se recuperando da cirurgia pela qual foi submetido. Agora, novas informações sobre o caso aparecem e segundo a delegada do 1º DP de Bacabal, Mariely de Almeida Ponte, o jogador foi confundido com um assaltante durante a festa.

Em entrevista ao UOL Esporte, a delegada disse que o suspeito de efetuar o disparo já foi identificado e está foragido. Além disso, já há um pedido de prisão para Elias Nascimento Souza, que inicialmente não possui antecedentes criminais.

“O autor do disparo contra o jogador já foi identificado e está foragido. Fomos à casa dele e ficou constatado que ele deixou o local depois do ocorrido. Foi pedida a prisão preventiva em razão do crime que cometeu. As testemunhas disseram que o autor do disparo pensou que seria assaltado pelo jogador. As informações são de que o jogador estava brincando com o amigo próximo ao banheiro quando houve a reação do autor do disparo”, disse Mariely de Almeida.

Luis Henrique estava aguardando o dinheiro que o Bacabal lhe devia, após rescindir contrato com o clube. O jogador foi para uma festa na terça-feira (22), onde teria se envolvido em uma briga e foi baleado. Os familiares do atacante já estão em Bacabal, onde o atleta segue internado no Hospital Laura Vasconsellos e deverá ser liberado neste final de semana.

Com 19 anos, Luis Henrique iniciou a carreira no Iape, onde foi um dos destaques do time na Copa São Paulo de 2011. Após isso, passou um ano na base do Cruzeiro e retornou ao futebol maranhense para defender o Bacabal durante o Estadual de 2012.

Porque todo esse cuidado da FMF com o Sampaio?

Um fato me causou muita estranheza nos últimos dias. Após a denúncia de que o atacante Edgar atuou irregular contra o Cordino, o Sampaio inicialmente tratou a notícia com desdenho, mas logo acionou a FMF para resolver o caso. Isso mesmo a FMF. Antônio Américo não perdeu tempo e entrou em contato com o departamento de registro da CBF para saber o que havia ocorrido com “a contratação mais cara do futebol maranhense”.

Mas que postura diferenciada para o caso do Sampaio. Há um mês, tivemos o caso de Moto, São José, Cordino e Sabiá, que atuaram na primeira rodada com times quase todos irregulares e o máximo que se viu de Américo foi um comentário pela situação e nada mais. A questão é: porque posturas tão diferentes.

Na última quinta-feira (23), Américo estava presente no Nhozinho Santos, aproveitei para recolher algumas informações sobre o caso. Mas quando questionei o porque das atitudes diferentes, a resposta do presidente da FMF foi esta: “me questione em juízo”.

Além disso, o presidente fez questão de destacar que o nome do atacante Edgar já estava novamente no BID. Mas com um detalhe, estão tentando a regularização dele a partir do dia 10, na tentativa de “anular” o contrato antigo e a rescisão.

Alguns fatos que aparecem em relação aos clubes anteriores passam a causar certa estranheza agora. No caso do Cordino, a diretoria do clube alegou que os dois atletas que foram a campo sem o nome no BID eram amadores, o que não caracterizaria infração, já que o regulamento prevê o registro obrigatório somente dos atletas profissionais.

Além disso, o São José entrou com o contrato de seus jogadores no dia 20, sexta-feira de São Sebastião e feriado no Rio de Janeiro, onde fica a sede da CBF. Já se sabe que os jogadores do Peixe estavam sendo regularizados normalmente quando o sistema travou e impossibilitou a conclusão do registro. Em ambos os casos, a FMF não se esforçou em eventual consulta à CBF, contato direto ou qualquer outro recurso para auxiliar os clubes, postura bem diferente da que vem sendo tomada no caso Edgar.

Sampaio faz novo contrato para Edgar

Após a rescisão do atacante Edgar, o Sampaio teve que preparar um novo contrato para o jogador e tenta registrá-lo no BID à tempo para o jogo contra o Viana. Entretanto, o Tricolor tenta fazer com que o novo contrato seja publicado no BID no dia 10, mesmo dia do antigo contrato e tentando evitar com que tenha ocorrido a irregularidade no jogo contra o Cordino.

Segundo as informações apuradas, a CBF rescindiu o contrato de Edgar com base na ordem judicial que era para efetuar a rescisão com o MAC. O presidente da FMF, Antônio Américo, já teria entrado em contato com o departamento de registros da CBF para que a correção seja realizada.

O novo contrato do atacante, já teria sido publicado no BID interno, mas no site da CBF, onde o BID é disponibilizado para o público ainda não há nenhum novo registro de contrato para Edgar. Apesar do novo contrato, a irregularidade na partida contra o Cordino ocorreu, já que o atacante não estava com o nome no BID.