terça-feira, 12 de março de 2013

Apenas três times utilizaram um goleiro no Campeonato Maranhense

Até a sétima rodada, 28 jogos realizados, 93 gols marcados e uma média de 3,32 gols por jogo. Essa a situação do Campeonato Maranhense, em que goleadas de 5 a 0, 4 a 0, 4 a 1, estão aparecendo com certa frequência. Entre as nove equipes, seis já tiveram, pelo menos, dois jogadores, com a camisa 1 em campo.

Entre as equipes, que utilizaram apenas um goleiro, está o Balsas, onde Junior é o titular desde a primeira rodada, sendo o responsável pelos 11 gols sofridos. Completam a lista de times com apenas um goleiro, Sampaio, com Rodrigo Ramos, e Maranhão, com Flabuerth, que ocupam, respectivamente, a liderança e a vice-liderança do Campeonato Maranhense. Além disso, o MAC possui a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos, enquanto Sampaio e Imperatriz aparecem em segundo neste quesito, com seis gols sofridos.

Apesar de ter uma das melhores defesas, o Imperatriz também apresenta rotatividade entre os titulares da camisa 1. Alberto foi titular no jogo de estreia, mas como foi expulso, voltou somente na terceira rodada. Na quarta rodada, Alberto novamente ficou fora, dessa vez por causa de lesão e com isso, Emanuel voltou à meta alvirrubra, onde permaneceu nos dois últimos jogos. Alberto sofreu dois gols, enquanto Emanuel sofreu três gols.

O Bacabal é a equipe em que houve a maior rotatividade de goleiros no Campeonato Maranhense. Wellington começou a temporada como titular, mas na segunda rodada, Bira assumiu o posto, onde ficou em apenas dois jogos. A partir da quarta rodada, Pablo assumiu a titularidade no gol bacabalense e já atuou nos três últimos jogos.

Destes, Wellington sofreu dois gols, enquanto Bira sofreu cinco, sendo quatro diante do Sampaio,e Pablo com cinco, nos três jogos na meta do Leão.

O Americano também mudou o goleiro após a segunda rodada. André perdeu a titularidade para Emanuel, que está à frente do gol americano há quatro jogos. Apesar da mudança, o time tem a pior defesa do Estadual, com 15 gols sofridos, sendo seis por André e nove por Emanuel.

No Cordino, Cafuné começou a temporada como goleiro único, mas após a chegada de Gustavo, dispensado do Sampaio, perdeu a titularidade. Apesar disso, Gustavo foi substituído durante o jogo contra o Imperatriz no último domingo. Dessa forma, Cafuné disputou quatro jogos e sofreu 10 gols, enquanto que Gustavo, em três jogos sofreu quatro.

No Santa Quitéria, Ismael começou a temporada como titular, mas após os sete gols sofridos nos três primeiros jogos, foi liberado. Com isso, Rafael Vaz, que era reserva, assumiu a camisa 1 e nos quatro jogos como titular sofreu apenas cinco gols.

Fechando a lista de equipes com rotatividade no gol, está o São José. Wanderson foi titular no primeiro jogo e voltou a aparecer na quinta rodada. Nestes dois jogos foram quatro gols sofridos. Com Laert como titular, em quatro jogos, foram oito gols sofridos pela equipe de São José.