sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dirigentes boicotam reunião do Conselho Arbitral

A reunião do Conselho Arbitral prevista para a noite desta sexta-feira, 10, na FMF, que contaria com a presença dos representantes dos clubes, não deve ser realizada. Isso porque os representantes da equipe não querem definir nada, antes que haja uma viabilização financeira para os times que participarão do certame.

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota, que também é presidente da AMA Clubes, informou que uma reunião foi realizada com os dirigentes dos clubes filiados, onde todos concordaram que não há possibilidade de definir nada sem uma garantia financeira.

De acordo com Sérgio Frota o ideal é que o campeonato maranhense comece apenas depois do Carnaval.

“Nós convocamos uma reunião da AMA Clube, nós mantivemos um contato hoje com o relator do orçamento, Carlos Braide e ele afirmou que o governo só pretende discutir qualquer ajuda ao futebol no mês de janeiro. E nós discutimos que é melhor deixar para depois, quem sabe depois do Carnaval” declarou o presidente da AMA Clubes

Sérgio Frota ainda reforça a sua tese ao afirmar que existem equipes arcando com compromissos de 2010. Além disso, ele considera que as viagens da capital para o interior, e vice versa, são onde os clubes tem maior despesa.

A verdade é que sem um apoio financeiro os clubes não querem disputar o campeonato maranhense. Até o momento, uma emenda de R$ 5mi, de autoria do deputado Joaquim Haickel, foi proposta para o auxílio ao esporte profissional e amador. Esta emenda será votada apenas em 2011.

Além disso, os clubes não querem mais pagara para jogar, como vem ocorrendo nos últimos anos no Maranhão. Por fim, vale lembrar que mais esta confusão para determinar a data de início do campeonato maranhense é mais um motivo para afastar os empresários do futebol maranhense.

Siga o Blog no Twitter

Iape disputará competição antes da Copa São Paulo

Antes de viajar para São Paulo, onde disputará a Copa São Paulo, o Iape participará da Copa Maranhão Sub-18. O certame terá início no próximo sábado, 11, e todos os jogos serão realizados no estádio Fecurão, que passou por uma reforma, localizado na Cohab.

O torcedor interessado em acompanhar os jogos da competição terão apenas de doar 1kg de alimento não perecível, para entrar no estádio. A final da competição está prevista para ser realizada no dia 18.

A competição conta com a participação de seis times divididos em dois grupos. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais. Além do Iape, participam da competição Sampaio, Moto, Macau Sport, Nunes Freire e Americano.

A primeira rodada da competição contará com o duelo entre Moto e Americano, às 17h30. Logo em seguida entram em campo, às 19h30, Iape e Sampaio.

Confira os grupos da competição.

Grupo A – Iape, Nunes Freire e Sampaio
Grupo B – Americano, Macau Sport e Moto

Siga o Blog no Twitter

Kelber Pereira deve deixar o Vitória-BA

O ano não foi dos melhores para o atacante maranhense Kleber Pereira, que disputou o campeonato brasileiro com a camisa do rebaixado Vitória-BA. Habitualmente artilheiro, Kleber não conseguiu repetir o desempenho dos anos anteriores na competição nacional e marcou apenas um gol com a camisa do rubro negro.

Kléber Pereira marcou apenas um gol com a camisa do Vitória-BA / Foto: IG Esporte
O desempenho foi bem abaixo das temporadas anteriores quando defendeu a camisa do Santos. Em 2008, Kleber Pereira foi um dos artilheiros do campeonato, ao lado de Keirrison e Washington, com 21 gols. Em 2009, apesar de não disputar a artilharia, marcou 14 gols na competição nacional.

Como o rendimento não foi repetido no Vitória-BA, o time baiano acabou rebaixado para a Série B e o atacante deve ser dispensado da equipe. A lista de dispensa do clube baiano ainda conta com os nomes dos goleiros Renan Oliveira e Lee; os laterais Jonas, Eduardo e Egídio; o zagueiro Thiago Martinelli; os volantes Ricardo Conceição, Fernando, César Santiago e Vanderson; os meias Renato e Ramon; e os atacantes Schwenck, Soares e Henrique.

Siga o Blog no Twitter

Sampaio de olho em vaga na Série C

Com a eliminação do América-AM da Série D, por causa da escalação irregular do atleta Amaral, o Sampaio está na expectativa de retornar à competição e brigar com o Joinvile-SC por uma vaga na Série C.

O tricolor está aguardando a decisão do STJD sobre o caso para determinar como deve ficar seu posicionamento diante do ocorrido. Inicialmente a vaga seria direta do Joinvile-SC, que foi eliminado pelo América-AM.

A expectativa tricolor é somente pela briga por uma vaga do acesso. O próprio clube se conforma que o título da competição fique com o Guarany-CE, que venceu o agora eliminado América-AM na decisão.

No entendimento do vice presidente do tricolor, Nilson Garcia, o Sampaio tem direito de jogar as duas partidas com o Joinvile-SC para que seja determinado quem fica com a última vaga do acesso à Série C. O dirigente entende que com a eliminação do América-AM, então o Joinvile-SC não teria entrado em campo.

O Sampaio é o clube imediatamente atrás do América-AM, na época da classificação para as quartas de finais. O time foi eliminado da Série D nas oitavas de finais, quando perdeu para o Guarany-CE, em Sobral e empatou em São Luis.

Siga o Blog no Twitter

Campeonato maranhense de 2011 sofre a primeira modificação

Por causa da indefinição dos clubes e da FMF para fechar a tabela do campeonato maranhense de 2011, a competição estadual já sofreu a sua primeira alteração. A competição que estava prevista para começar no dia 29 de janeiro, passou a ter sua data de início adiada para o dia 12 de fevereiro.

Nesta sexta-feira, 10, os clubes vão se reunir mais uma vez com a entidade para que seja definida a tabela da competição. Entre as causas do atraso estão o afastamento temporário do presidente da FMF, Alberto Ferreira, que retornou ao cargo na última quinta-feira, 9, e os clubes que estavam à procura de uma viabilização financeira para a competição.

A competição de 2011, contará com a participação de dez clubes, incluindo Moto e Cordino, que ganharam o acesso ao vencerem a Série B maranhense em 2010. Além destes, estão confirmados, Sampaio, Iape, Mac, Imperatriz, Bacabal, Nacional, Santa Quitéria e São José.

Com o certame tendo início no dia 12 de fevereiro, Sampaio e Iape podem ser prejudicados na Copa do Brasil, que está com data de início marcada para o dia 16 de fevereiro. As duas equipes são os representantes maranhenses na competição.

Siga o Blog no Twitter

Imperatriz sem presidente

O Imperatriz deve passar por um período de mudanças antes do início do campeonato maranhense de 2011. Além de o time estar parado e os jogadores estarem indo embora aos montes, segundo o Blog do Carloto Júnior, o presidente do Cavalo de Aço, Leo Cunha, deve deixar o cargo.

O anúncio oficial da saída do presidente será feito no próximo sábado, 11, em uma entrevista coletiva, convocada pelo próprio Leo Cunha. Como se já não bastassem as perdas dentro de campo o time cavalino ainda fica sem presidente, o que indica que o planejamento para 2011 deve ser prejudicado.

Siga o Blog no Twitter