segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os números da Série C 2013

Santa Cruz campeão da Série C /Aldo Carneiro/PE Press
O Santa Cruz venceu o Sampaio por 2 a 1 na decisão da Série C e garantiu o título do torneio, a primeira conquista nacional do clube. Conquista merecida também pela campanha do Santinha, que terminou o torneio com o melhor aproveitamento, 64,1%, com 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Curiosamente, o Sampaio, vice-campeão do torneio, também teve o segundo melhor aproveitamento, 53,8%, com 11 vitórias, nove derrotas e seis derrotas.

Ainda entre os melhores, o Sampaio foi o time que mais marcou gols no torneio, com 43 gols, seguido pelo Santa Cruz, com 40 tentos. Números que explicam o porque destas equipes serem as finalistas do torneio, com todo o mérito, apesar dos tropeços no início da Série C. Ainda entre os melhores ataques, aparece o Fortaleza, com 38 gols marcados.

Falando em gols, Assissinho (Fortaleza) foi o principal goleador da Série C, com 12 gols marcados. A lista de artilheiros é completada por Fernando (Cuiabá) e Tiago Cavalcanti (Sampaio), ambos com 10 gols, além de Danilo Galvão (Águia) e Denílson (CRB), com nove gols marcados.

Entre as melhores defesas da Série C, destaque para o Guarani que conseguiu a sequência de 10 jogos sem sofrer gols e foi vazado em apenas 13 ocasiões nos 18 jogos disputados. Completam a lista das melhores defesas, o VIla Nova com 16 gols, além de CRB e Madureira, com 17 gols sofridos.

No total foram 514 gols marcados na Série C, com uma média de 2,4 gols, sendo 50 de pênalti e apenas nove contra. O placar de 6-0 foi a maior goleada do torneio, registrado em três ocasiões: Madureira 6x0 Barueri (10/8), Santa Cruz 6x0 Treze (10/8) e Fortaleza 6x0 Rio Branco-AC (21/8).