sábado, 20 de setembro de 2014

Pela direita, Sampaio vence o ABC no Castelão

Com muita intensidade, principalmente pela direita, o Sampaio encontrou o caminho da vitória na tarde deste sábado diante do ABC no Castelão. O Tricolor maranhense voltou a sentir os efeitos de praticar um futebol intenso na primeira metade de cada tempo, mas conseguiu garantir os três pontos e emplacar a segunda vitória consecutiva em casa sob o comando do técnico Lisca.

Entrando em campo armado no 4-3-3, com Cascata centralizado entre Pimentinha e Edgar, assim como foi contra o Avaí, o Sampaio amassou o time potiguar nos primeiros 15 minutos. Com as arrancadas de Pimentinha pela direita, o Tricolor criou a primeira boa chance no jogo.

Cascata, novamente atuando centralizado, mas com liberdade para se mover no campo, achou espaço para cruzar a bola na medida e Edgar abrir o placar. Como Robinho foi improvisado como lateral, os principais avanços do Tricolor se davam pela direita, já que no meio, apesar de Eloir ocupar a faixa esquerda, o apoio era menos intenso do que na direita. Apesar do ABC praticamente dominado, apostava nos contra ataques e nos avanços de Madson pela direita.

Foi em uma dessas escapadas, que a bola foi lançada para Rogerinho, que achou João Paulo na frente da área. A marcação não acompanhou o jogador, que teve tranquilidade para mandar a bola para o fundo do gol. A primeira etapa ainda terminaria com o ABC equilibrando o jogo, apostando nas investidas de Madson pela direita, tentando explorar o zagueiro Robinho, improvisado como lateral-esquerdo.


Cascata na frente, tinha liberdade para se movimentar e foi fundamental na vitória Tricolor
Apesar disso, a igualdade não saiu do placar e na etapa final, o Sampaio voltou com Eloir na lateral-esquerda, para tentar suprir a falta de ofensividade de Robinho. A mudança deu certo e novamente o time Tricolor passou a dominar o jogo. O gol da vitória, novamente começou pela direita, com Pimentinha arrancando e se livrando da marcação, sendo parado somente com falta dentro da área. Na cobrança, Eloir fez o gol que garantiu o triunfo ao Tricolor.

Assim como no jogo contra o Avaí, o Sampaio adotou um ritmo intenso na primeira metade de cada tempo. Além disso, o 4-3-3, com Cascata sendo escalado centralizado e sem a necessidade de aparecer como um típico centroavante, deve ser consolidado na equipe de Lisca. O grande problema do time no momento será apenas conseguir superar a questão do desgaste natural de uma Série B, o que aparece justamente nos minutos finais dos jogos, por conta do ritmo que o time tem adotado para sufocar os adversários.