terça-feira, 17 de julho de 2012

Maranhão Rugby: um exemplo a ser seguido

Maranhão: vice-campeão da Liga Nordeste no primeiro ano profissional
O esporte ainda é pouco conhecido pelos maranhenses, mas o único time do Estado já fez sucesso e ganhou respeito na região, no primeiro ano disputando uma competição profissional. Apesar de todas as dificuldades, a equipe chegou até a final da Liga Nordeste e encarou o Potiguar, que já tinha conquistado o título duas vezes e agora chegou ao tricampeonato.

O Maranhão foi atropelado, 47 a 0. Mas nem esse resultado desmerece a campanha maranhense. Ao contrário de muitos, que perdem tempo reclamando da falta de apoio, que é uma realidade, o time teve foco. Sim, pediu ajuda, lutou para ter um campo para treinos e até para mandar os jogos em São Luís, conseguiu no Sesi, no Fecurão e na UEMA.

Dificuldades superadas, o time se superou em campo. Passou de forma invicta no seu grupo, inclusive com uma vitória por 31 a 0 diante do Centuriões. Depois venceu o time do Piauí e voltou a vencer um cearense, o Sertões, que era apontado como um dos favoritos do grupo, mas o Maranhão triunfou.

Não deu para ficar com a vaga na Copa do Brasil, mas valeu a luta. Perdeu para o tricampeão, muito mais experiente. Mas, se tudo seguir conforme foi esse início avassalador, quem sabe na próxima temporada o Maranhão volta para casa com o caneco e a vaga na Copa do Brasil? Que venha a Liga Nordeste de 2013.