sábado, 26 de outubro de 2013

Macaé 1x1 Sampaio – susto e acesso boliviano

O empate com o Macaé garantiu o acesso do Sampaio para a disputa da Série B em 2014. Um feito um tanto que esperado após a vitória por 5 a 3 no primeiro jogo em São Luís, mas que contou com um susto quando William colocou o Macaé na frente, mas logo Eloir tratou de carimbar o passaporte do time maranhense para a Série B.

O primeiro tempo contou com amplo domínio do Macaé, que explorava as jogada laterais e a inofensividade do Sampaio. A lateral-esquerda, onde Airton costuma apoiar o ataque, estava inerte, já que o jogador abdicou da jogada para tentar defender. Em vão. Daniel encontrou uma avenida por ali e revezava com Marcelo para saber quem faria o cruzamento buscando William dentro da área.

Pelas laterais e com os avanços de Marcelo, Macaé sufocou o Sampaio no primeiro tempo
Pela direita, a responsabilidade era de Norton e Lucas, que também faziam o revezamento para explorar o baixo poder de marcação de Tote. O Sampaio tentava criar principalmente pela esquerda com Cleitinho, mas o meia estava em uma péssima noite. A priori, o 4-1-2-1-2 do Macaé levava vantagem diante do 4-2-3-1 do Sampaio.

O resumo da primeira etapa foram basicamente os cruzamentos do Macaé, concluídos para fora do gol, contra poucas chances do Sampaio. O Tricolor de fato criou uma boa oportunidade, quando Lucas passou a jogar pela esquerda, arrancando para boas tabelas com Leandro Kível, mas que geralmente eram interceptadas pela defesa macaense.

Na etapa final, Kível invertia com Lucas a função de centroavante no Sampaio
Na etapa final, o Macaé voltou com a entrada de Sérgio Junior no lugar do zagueiro Laerte, justamente para explorar as bolas aéreas. A troca deu certo. Após cruzamento na aérea, Sergio escorou e William abriu o placar para os donos da casa. O Sampaio parecia acusar o golpe e não conseguia impor o seu jogo.

Até que aos 10 minutos, Cleitinho arrancou pela esquerda e chutou lembrando seus bons tempos. Depois dessa jogada, o próprio Cleitinho pegou a bola pela esquerda, tocou para Kível, que deixou para Eloir acertar o chute e empatar o jogo. Com o gol o Sampaio melhorou em campo, mas devido aos espaços deixados pelo Macaé.
Macaé passou para o 4-3-3 e perdeu a defesa no meio, deixando espaços para o Sampaio contra atacar

Como o time fluminense precisava de mais dois gols, o zagueiro Cleber Carioca se juntou a William e Sergio Junior na frente, formando um trio ofensivo para aproveitar os cruzamentos. O Alvinil não conseguia se infiltrar na zaga maranhense, mas levava a melhor em quase todas as bolas cruzadas na área.

O Sampaio passou a explorar os espaços deixados, já que a equipe praticamente não tinha mais volante. A partir de então não foram raros lances em que Kível, ou Lucas, recebiam a bola no meio-campo, com espaço para arrancar até a área do goleiro Luiz Henrique. Apesar dos espaços, nenhum outro gol saiu. O resultado sacramentou o acesso do Sampaio e pela terceira vez seguida o Macaé foi eliminado nas quartas de final da Série C