terça-feira, 20 de maio de 2014

Sampaio: poucos passes e finalizações na Série B

O América-MG lidera a Série B, enquanto o Sampaio aparece na 16ª colocação brigando contra o rebaixamento. Apesar das situações bem diferentes das equipes na tabela da Série B, os times são os que menos trocam passes na competição.

O Tubarão (110) é o time que menos erra passes, seguido logo pelo Coelho (137) no ranking do Footstats. Em compensação, no critério de passes certos, o América-MG é o quinto pior, seguido pelo Sampaio. Chama a atenção que as duas equipes trocaram poucos passes durante as cinco primeiras rodadas da Série B (Sampaio: 1230; América-MG: 1272).

A diferença entre as duas equipes está no aproveitamento quando estão trabalhando com a bola. Enquanto o América-MG faz um gol a cada 115 passes, o Sampaio precisou, em média, de 246 toques na bola para chegar ao gol dos adversários nas cinco primeiras rodadas.

Esse fator mostra que, diferentemente do América-MG, o Sampaio tem maior dificuldade para trabalhar a bola quando está com ela controlada. Esse fator foi comprovado no primeiro jogo da Série B, diante do Paraná, quando o Tricolor perdeu por 2 a 0 diante de um Paraná muito compactado no Castelão.

Além de trocar poucos passes, o Sampaio é o sexto clube que menos finaliza na série B, com apenas 20 chutes na direção do gol e um total de 30 chutes para fora. Destaque entre os pés tortos para o atacante Pimentinha, que em apenas um jogo chutou seis vezes pela linha de fundo. Além disso, Valber e Eloir, cada um, já conta com cinco finalizações erradas.

Para tentar reencontrar o caminho das vitórias, o principal fator a ser melhorado no Sampaio é a finalização. Apesar de poucos toques na bola, o Tricolor consegue criar chances, porém, não consegue finalizar com perigo.