segunda-feira, 29 de março de 2010

Paraenses fazem a festa no Maranhão


No último fim de semana foi realizado o V Campeonato Maranhense de Futebol Digital. A competição garantia ao participante campeão, maranhense ou residente no estado, uma vaga no campeonato brasileiro da categoria, com todas as despesas pagas.

O torneio foi um exemplo de organização e contou com a presença de vários atletas de todo o norte-nordeste. Toda a badalação da competição era devido a presença do atual campeão mundial da categoria, Marquinho Vidal, o Cruel. Como ele mesmo já havia declarado a competição era bastante equilibrada e não seria surpresa se ele não conseguisse conquistar o bicampeonato estadual.

Parecia que Vidal previu o futuro, pois ele acabo sendo eliminado na primeira fase do mata-mata. O carrasco do maranhense foi o paraense Bruno Menor, que acabou sendo eliminado por Jorge Lima, que viria a conquistar o título da competição.

Após a eliminação de Cruel, toda a torcida maranhense foi para o promissor Alain Laurent, o Henry. E agora foi a vez de Jorge Lima aparecer no caminho do Maranhão. O paraense, que já havia eliminado Vidal, acabou por eliminar Henry. Com isso, Laurent foi para a decisão do terceiro lugar, onde fez bonito e garantiu o pódio.

Na final em solo maranhense estavam dois paraenses. O primeiro, carrasco de Marquinhos Cruel e Alain Laurent, Jorge Lima, e o segundo, o maior goleador da competição, com mais de 80 gols, Humberto Trator. E o Trator passou por cima de menor, sem nenhuma piedade, garantindo o título da competição.

Como Henry, foi o melhor maranhense na competição, o atleta garantiu sua vaga para o campeonato brasileiro, na delegação maranhense, onde se juntará a Marquinhos Cruel. A próxima competição da categoria deve ser realizada em junho, de acordo com os dirigentes da FMFD (Federação Maranhense de Futebol Digital).

Balanço do primeiro turno da Copa União

A fase classificatória da Copa União chega ao fim nesta segunda-feira, quando o Santa Quitéria recebe o Nacional para a realização da despedida das duas equipes desta primeira fase. No domingo JV Lideral, Iape, Bacabal e Sampaio já realizaram suas despedidas do primeiro turno, ambos com a classificação assegurada para as semifinais. Vamos agora a um balanço, time por time, deste primeiro turno da competição.

JV Lideral

Indiscutivelmente é o melhor time do Maranhão até o momento. Garantiu a clasificação com quatro rodadas antecedência, na rodada seguinte garantiu a liderança e permanece invicto.

Seus artilheiros, Toninho e Valdanes, seguem fazendo estragos nas defesas adversárias e são, respectivamente, artilheiro e vice artilheiro da competição. Na reta final deste primeiro turno o Tratorzão joga por quatro empatas para ser o campeão simbólico do turno e garantir vaga na final do certame.

Iape

Confirmou as expectativas e a presença nas semifinais. Apenas duas derrotas na fase de classificação, justamente para o invicto JV Lideral e na última rodada para o Sampaio. A exemplo do Trator do Camaçari, o Iape garantiu a vaga nas semifinais com uma certa folga e mostrou bom futebol nesta fase classificatória.

Destaques? Pedro Júnior, o lateral direito da equipe comandada por Cabrera revelou-se peça fundamental do time. Sem sua presença em campo a equipe perde qualidade nos cruzamentos e a ofensividade pelas alas. Outro fator, marcou “só” dois gols olímpicos em seis jogos, que atuou.

Sampaio

O tricolor começou mal das pernas. Não apresentou um bom futebol até a chegada de Valter Ferreira, que pôs ordem na casa e deu uma nova cara ao Tubarão. A equipe garantiu a vaga para as semifinais na penúltima rodada.

Uma das mudanças na equipe foi no esquema tático, do tradicional 4-4-2, para o 3-5-2, com algumas variações. Outra mudança veio na última rodada. O atacante Célio Codó tem conquistado as graças de Valter Ferreira e mandou Selmir pro banco.

Bacabal

O Leão do Mearim chegou desacredito, mas foi crescendo jogo após jogo. Djalma Campos mostrou bastante paciência com seus comandados, o que foi crucial para a equipe bacabalense.

O modesto Bacabal tirou a vaga do Moto somente na última rodada. Agora enfrenta o imbatível JV Lideral nas semifinais. É bom o goleiro Marco Aurélio se preparar, pois Toninho e Valdanes vão com tudo pra cima nesta reta final.

Moto

O rubro negro até que tentou, mas perdeu a classificação na última rodada. A equipe começou bem na competição. Foram um empate, três vitórias e uma derrota, nos cinco primeiro jogos. Resultados que deixaram o Moto confortável no G4.

Mas vieram os desentendimentos internos, a crise financeira e aí o time se perdeu de vez. Nos últimos quatro jogos, apenas um ponto conquistado, o que acabou pesando na classificação do rubro negro. Agora a diretoria vai tentar botar ordem na casa, mas do jeito que está vai ser bastante complicado

Nacional

Mas não é que o Naça surpreendeu e deu trabalho? O Canário Azul cogitou a desistência da Copa união, montou um time as pressas e quase foi para as semifinais. Futebol é mesmo incrível.

Apesar de não ter conseguido a vaga na próxima fase, o Naça mostrou que merece ser respeitado. Venceu, de modo soberano, equipes tradicionais como Sampaio e Imperatriz. No segundo turno a equipe deve estar mais preparada e deve dar mais trabalho ainda. Olho vivo!

Mac

Aconteceu o esperado. Nada de surpreendente na campanha do time do Parque Valério Monteiro. A equipe mostrou que precisa de um jogador experiente para dar tranqüilidade aos garotos.

Por varias vezes o Mac chegou a abrir dois, e até três gols de vantagem, mas cedia o empate e até mesmo sai derrotado de campo. As vitórias que não vieram pesaram na classificação e eliminaram o Mac deste primeiro turno.

Imperatriz

Sem dúvidas, o time tradicional que mais decepcionou. Chegou a ocupar a lanterna, Vinícius Saldanha fez as malas para respirar novos ares, mas a diretoria o convenceu a ficar. O treinador pediu reforços que vieram, mas os resultados não apareciam.

A campanha do Cavalo de Aço não está nem perto do que a torcida gostaria de ver. Apenas uma vitória em nove jogos e uma das defesas mais vazadas da competição.

Santa Quitéria

O time do prefeito Manin, em momento algum incomodou os líderes. A raposa da baixada ocupou a lanterna da competição por um bom tempo, até que venceu o Viana, diga-se sua única vitória no certame, e ganhou uma posição, ficando na vice lanterna.

Viana

O time responsável pela campanha mais pífia do certame. Os vianense não chegaram a incomodar nem o sexto colocado. A equipe comandada por Braide Ribeiro não conquistou nenhuma vitória e de acordo com seu treinador vai com força máxima para o segundo turno. É esperar pra ver.

Sampaio goleia equipe francesa


O Sampaio goleou os franceses do Association Esportive et Cuturelle, da cidade de Ramire na Guiana Francesa. A partida quer era pra ser realizada na preliminar de Sampaio e Iape, pela Copa União do último domingo, teve o local e horário alterado por questões políticas.

Apesar dos franceses terem começado melhor no jogo, Sampaio saiu na frente e já metia 3 a 0 somente no primeiro tempo. E no segundo tempo os tricolores fecharam o placar, ao estilo três vira, seis acaba.

Junior, Alessandro, Bruno Ian, Eduardo, balançaram as redes uma vez, enquanto Marcos mandou duas bolas no pro fundo do gol. A equipe suub-17 do tricolor realiza outro amistoso, no próximo sábado, 3 de abril, em Cantanhede, onde enfrentam a seleção local.