sábado, 31 de janeiro de 2015

Quem é quem e os destaques do Campeonato Maranhense de 2015

Sampaio busca o bicampeonato maranhense

O Campeonato Maranhense volta com tudo neste domingo. Serão nove equipes em busca do título, com o Sampaio tentando manter sua hegemonia, o Moto querendo encerrar o jejum de sete anos sem conquistas e o Imperatriz em busca do bicampeonato. Correndo por fora vem o Santa Quitéria, sob o comando do conhecido Meinha.

No segundo escalão, entre os times que devem terminar no meio da tabela, com alguma chance de surpreender, vale a pena ficar de olho no Expressinho e no Araioses. Na briga contra o rebaixamento, o Cordino, que já perdeu a base da equipe de 2010, quando se destacou no Estado, se junta com São José e Balsas tentando se manter na elite maranhense para 2016.

Abaixo um resumo de cada equipe, com os destaques e pelo que vão brigar em 2015.

Araioses: Caçula dentre os participantes, Araioses disputará a sua segunda edição do Estadual. A permanência em 2014 veio com sobras, mas em 2015 o trabalho poderá ser mais complicado para a equipe do interior maranhense.

Destaque: Leumir. Lateral-direito de 26 anos com passagens pelo Vitória e CSA, chega como um dos principais reforços da equipe para a temporada.

Técnico: Joel Silva.

Balsas: em seu terceiro ano na elite maranhense, o Balsas vê a cada dia sua permanência ameaçada. Sem recursos para montar um time competitivo, depende de jogadores achados na região.

Destaque: Charlles. o atacante de 24 anos é um dos poucos jogadores contratados de outros estados. Chega ao clube após passagens pelo Cruzeiro-PB e Serra Macaense.

Técnico: Beato Lopes.

Cordino: a Onça já fez boas campanhas no Estadual, onde consegue se manter desde 2010. Apesar disso, após o desmanche do time que contava com Ulisses e cia. o Cordino não dá sinais de que conseguirá

Destaque: Niltinho. Artilheiro da equipe em 2014 e vice-artilheiro do Campeonato Maranhense, com cinco gols, o jogador, que atua como o típico centroavante fixo na área, é a principal esperança da Onça realizar um bom campeonato.

Técnico: Marlon Cutrim.

Expressinho: o Furacão da Cohab está de volta e disposto a permanecer na elite do Campeonato Maranhense. Após ser Segundinha em 2014, Juca Baleia deixou o comando da equipe, que aposta em velhos conhecidos do futebol maranhense como Tim Marco e Dellacy.

Destaque: Alex Santos. Artilheiro da equipe na temporada de 2014, o atacante é o principal nome do Furacão da Cohab, que volta a disputar o Estadual após 12 anos.

Técnico: Carioca.

Imperatriz: com um time totalmente reformulado, o Cavalo de Aço volta a brigar pelo bicampeonato maranhense. Ao lado do Moto, é a equipe que tem o maior potencial para desbancar a hegemonia do Sampaio.

Destaque: Anaílson. O meia de 36 anos está de volta ao Maranhão. Vice-campeão brasileiro com o São Caetano, Anaílson agora tenta comandar o Cavalo de AÇo em sua terra natal.

Técnico: Celinho Valentim.

Moto: após o vice-campeonato em 2014, o Rubro-Negro quer encerrar o jejum de títulos, que dura desde 2008. Apesar de perder jogadores-chave, o time consegui repor as peças e aposta no reformulado elenco para voltar a conquistar o Campeonato Maranhense.

Destaque: Henrique. Aos 21 anos e em sua terceira temporada no Moto, o atacante inicia o ano como o principal destaque do time. Seus dribles e sua velocidade serão fundamentais para uma boa campanha do Rubro-Negro.

Técnico: Eugênio Souza.

Sampaio: totalmente reformulado, o Tricolor mantém o status de principal favorito ao título. Agora sem Eloir, Pimentinha e cia, caberá ao time assimilar as mudanças entre 2014 e 2015 para garantir o bicampeonato maranhense.

Destaque: Gil Mineiro. O polivalente jogador de 24 anos chegou como um dos reforços e na pré-temporada já mostrou que irá assumir a liderança da equipe, ofuscando até mesmo o atacante Robert, outra novidade da equipe na temporada.

Técnico: Oliveira Canindé.

Santa Quitéria: a Raposa da Baixada perdeu força nas duas últimas temporadas e agora tenta voltar a se impor como uma equipe surpreendente. Com prioridade na contratação de jogadores veteranos, o time de Santa Quitéria quer tentar repetir ou superar a campanha do vice-campeonato de 2010.

Destaque: Gil Bala. O experiente centroavante de 34 anos, chega ao Santa Quitéria como o principal reforço da temporada. Acumula passagens pelo Flu e em 2014 defendeu o CSP.

Técnico: Meinha.

São José-MA: assim como o Balsas se livrou do rebaixamento em 2014, mas tentará fazer uma campanha de meio de tabela nesta temporada. Alguns jogadores, como Raul e Igor, foram mantidos da temporada anterior, enquanto outros 15 novos atletas foram contratados.

Destaque: Lucas. O zagueiro de 29 anos conta com passagens por Sampaio, MAC e Moto. Agora no Peixe Pedra deverá ser um dos líderes do sistema defensivo da equipe.

Técnico: Luís Miguel.