terça-feira, 11 de outubro de 2011

Em 2011, 15 técnicos já passaram pelo futebol maranhense e apenas dois times não trocaram de treinador

A dança das cadeiras dos treinadores, tão comum nas principais divisões do futebol brasileiro, também deixa o seu registro no Maranhão. Somente nesta temporada 15 treinadores já passaram pelos clubes maranhenses, da divisão principal do Estado.

Bacabal: Após fracassos, Cabrera é a grande esperança
Paulo Cabrera deixou o São José para ser o terceiro técnico na temporada do Bacabal. O Leão do Mearim foi comandado no Campeonato Maranhense por Paulo Frazão e depois por Oliveira Sobrinho, mas para a Copa União está apostando todas as fichas em Cabrera, que foi campeão da Copa União de 2010, à frente do time do Iape.
Técnicos na temporada: Paulo Frazão, Oliveira Sobrinho e Paulo Cabrera

Cordino: Indefinição de treinador para o restante da temporada
O novato Cordino começou a temporada com Edelson Oliveira no comando, mas após três rodadas do Campeonato Maranhense, trocou o treinador por Sérgio Soares. Este ajudou o Cordino a arrancar um quinto lugar no Campeonato Maranhense, mas as quatro derrotas consecutivas na Copa União custaram o seu emprego. A Onça de Barra do Corda ainda não contratou um treinador para o time, mas negocia com Celinho, mantendo contatos constantes e enquanto isso, o diretor de futebol, Magno Barros é o técnico interino do time.
Técnicos na temporada: Edelson Oliveira e Sérgio Soares

Imperatriz: alvirrubro aposta todas as fichas em Vinícius Saldanha
O técnico Vinícius Saldanha retornou ao Imperatriz no início da temporada, o que virou motivo de comemoração para a torcida. No Campeonato Maranhense levou o time ao terceiro lugar, conquistando o, simbólico, título do interior, e na Copa União, desbancou Moto e Maranhão ficando com uma das vagas na semifinal, além de por fim à invencibilidade, de sete jogos do Bacabal.
Técnico na temporada: Vinícius Saldanha

Maranhão: dos grandes, o único que manteve o treinador
Enquanto Moto e Sampaio já trocaram de técnicos nessa temporada, o Maranhão é o único grande de São Luis que mantém a comissão técnica. Destaque para o fato de Arlindo Azevedo estar no clube desde o início de 2010. Recentemente, o comandante chegou a ter sua saída do Parque Valério Monteiro especulada, mas após uma reunião com a diretoria foi decidido que Arlindo segue na equipe, no mínimo, até o final da Copa União
Técnico na temporada: Arlindo Azevedo

Moto: Oliveira Canindé chega para o tudo ou nada
O Moto disputou o Campeonato Maranhense aos trancos e barrancos, com o comando do jovem Celinho Valentim. Após o Estadual, Celinho, que chegou a ser anunciado como treinador para a Copa União, mas acabou sendo substituído por Sandow Feques. O “novo” treinador quase levou o rubro-negro para a semifinal, mas uma derrota diante do Sampaio custou a classificação e o emprego de Sandow. Para o returno a nova aposta do Papão será o gabaritado Oliveira Canindé, campeão da Série D de 2010, com vasto currículo no futebol cearense e piauiense.
Técnicos na temporada: Celinho Valentim, Sandow Feques e Oliveira Canindé

Sampaio: mesmo com fracasso na Série D, Josué Teixeira se firma no Sampaio
O Sampaio começou a temporada sob o comando de Sandow Feques, que parecia imbatível no comando do Tricolor. Mas a fatídica eliminação na Copa do Brasil, diante do Santo André, quando o time jogava por apenas um empate, lhe custou o emprego. Para seu lugar chegou o carioca Josué Teixeira, que levou o Tubarão ao bicampeoanto maranhense, mas sucumbiu na Série D. O treinador teve sua saída especulada do time, mas segue no time já visando o acesso para a Série C em 2012.
Técnicos na temporada: Sandow Feques e Josué Teixeira

Santa Quitéria: Meinha, o eterno
No Santa Quitéria, após o Campeonato Maranhense, Meinha foi demitido, após terminar a competição em quarto lugar, e Gilmar Silva assumiu a equipe para a disputa da Copa União. Mas o novo treinador deu adeus à briga pela classificação com duas rodadas de antecedência e consequentemente perdeu o emprego. Para substitui Gilmar, a diretoria da Raposa voltou a apostar em Meinha.
Técnicos na temporada: Meinha e Gilmar Silva

São José: recordista na troca de treinadores
Até o momento, o São José é o recordista na troca de treinadores. No Campeonato Maranhense o time foi comandado por Osvaldo Monteiro, Alencar Mota e na reta final, Paulo Cabrera, que deixou o Iape após a extinção do clube, assumiu o Peixe Pedra. Mas para a Copa União o treinador deixou a equipe e com isso o, então preparador físico, Castelo Branco, foi efetivado como treinador, e está no comando da equipe balneária desde o início da Copa União.
Técnicos na temporada: Osvaldo Monteiro, Alencar Mota, Paulo Cabrera e Castelo Branco

Luiz Maranhão é dúvida e Edgar pode ser opção no banco

Edgar pode ficar como opção no banco
Praticamente classificado para a final do primeiro turno da Copa União, o time do Sampaio tem apenas duas indefinições para o jogo de volta contra o São José. O volante Luiz Maranhão ainda será avaliado e o atacante Edgar, que pode reaparecer como opção no banco de reservas.

O volante Luiz Maranhão deixou o jogo contra o São José por precaução e sentindo dores. Caso não tenha condições para o jogo de volta, Robson Simplício poderá ganhar a vaga no time titular.

Outra “novidade” poderá ser a presença de Edgar no banco de reservas. O atacante ficou fora do primeiro jogo por causa de dores musculares, mas já trabalhou a parte física na última segunda-feira (10) e caso tenha condições de jogo deverá iniciar o jogo no banco de reservas.

No primeiro jogo o Sampaio goleou o São José por 6 a 0 e agora só será eliminado se perder por sete gols de diferença. As duas equipes voltam a se encarar na próxima quinta-feira (13), no Nhozinho Santos ás 20h15.

Nilson Paraíba desfalca o Imperatriz no jogo de volta da semifinal

Lesionado, Nilson Paraíba deve desfalcar o Imperatriz
Para o segundo jogo decisivo contra o Bacabal, o Imperatriz não poderá contar com o zagueiro Nilson Paraíba, que sofreu uma lesão no jogo de ida. O zagueiro torceu o joelho no primeiro confronto contra o Leão do Mearim e com isso deve ficar fora do jogo de volta na próxima quinta-feira (13).

Com a saída de Nilson Paraíba quem deverá formar a dupla de zaga com Jackson é Leone. O restante do time será o mesmo que venceu o primeiro jogo, realizado no último domingo (9), por 3 a 1, revertendo a vantagem que era do Bacabal.

Agora o Cavalo de Aço pode até perder por um gol de diferença que garante a classificação para a final do primeiro turno da Copa União. O Bacabal para eliminar a equipe alvirrubra precisa vencer por dois gols de diferença a partida da próxima quinta-feira, que será realizada no Correão às 20h15.

Apresentação de Oliveira Canindé no Moto é adiada

Oliveira Canindé é esperado no Moto
O novo técnico do Moto, o cearense Oliveira Canindé, teve a sua chegada adiada ao clube rubro-negro. O treinador teve problemas como o vôo para São Luis e a sua chegada prevista para esta terça-feira (11) foi adiada para a quarta-feira (12).

Ainda dependendo do horário em que o treinador desembarcar na capital maranhense, Oliveira pode assumir o time somente na próxima quinta-feira (13). O adiamento do desembarque do treinador também adiou a divulgação da lista de dispensas, o que ocorrerá somente com o aval de Canindé.

Especula-se que até quatro jogadores podem deixar o clube, entre os quais podem constar os nomes dos laterais Marco Oliveira e Rigo. O Papão, fora das semifinais do primeiro turno, se prepara para o returno, onde estreia no dia 30, quando recebe o Santa Quitéria no Nhozinho Santos.