sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Expressinho perde três pontos

A falta do Expressinho no jogo de estreia do Balsas na Segunda Divisão Maranhense de 2012, rendeu ao clube a perda de três pontos e a complicação na briga pelo acesso para o Campeonato Maranhense de 2013. Agora faltando duas rodadas para o fim da competição, e uma vaga ainda em disputa, o Expressinho é o lanterna da competição, com nenhum ponto, já que tinha três pontos antes da punição.

Vale lembrar que o Expressinho não foi para o jogo contra o Balsas, pois não inscreveu os jogadores no BID da CBF. O Balsas venceu o jogo por W.O., mas o TJD-MA resolveu punir o Expressinho com a perda dos pontos na última quinta-feira.

Agora, como o Balsas já garantiu o título e o acesso, JV Lideral, Americano e Expressinho seguem na briga pela segunda vaga no Campeonato Maranhense de 2013. O time de Imperatriz é o vice-líder com cinco pontos, enquanto o Americano é o terceiro com dois pontos e o Expressinho é o lanterna, sem pontuar.

Para garantir o acesso na penúltima rodada, o JV Lideral precisa vencer e torcer para o Americano não vencer o Balsas. O Americano por sua vez precisa vencer os dois últimos jogos e torce para o JV não vencer as últimas partidas. Já o Expressinho precisa do triunfo nas duas últimas partidas e torce para que Americano vença somente um jogo, enquanto que o JV Lideral não pode pontuar, para o time conquistar o acesso.

Série D com 40 times

A CBF já tinha anunciado que a Série D de 2013 teria 32 equipes, divididas em quatro grupos, cada um de sete times. Mas segundo uma nota da Federação Catarinense, a competição continuará com 40 equipes e o novo formato será adotado somente em 2014. A manutenção da fórmula, que está em vigência desde 2011, ocorreu por causa da pressão das federações que perderam uma vaga repentinamente, caso fosse adotado o novo modelo para a competição.

Com a manutenção da fórmula, o número de times já classificados para a Série D de 2013 aumenta de 12 clubes. Os rebaixados da Série C; Santo André, Tupi, Guarany de Sobral e Salgueiro se juntam ao Maranhão, Gurupi, Ypiranga, Nacional-AM, Águia Negra, Nova Iguaçu, Marcílio Dias e Juventude. As demais vagas serão preenchidas somente na próxima temporada, com os representantes indicados pelos campeonatos estaduais.

Vale lembrar que as equipes serão divididas em oito grupos de cinco times, com os dois melhores avançando para as oitavas de final, onde começará as decisões pelo acesso. Os quatro semifinalistas garantem o acesso para a Série C de 2014.