sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ponte Preta x Sampaio: jogo de pressão ofensiva e contra ataques

Ponte Preta e Sampaio se enfrentam neste sábado e a tendência é que tenhamos um jogo extremamente ofensivo, pelo que as duas equipes já demonstraram no decorrer do campeonato. Para a Macaca, que tem o melhor ataque da Série B com 54 gols marcados, é a partida que pode deixar o time a dois pontos do acesso, enquanto o Tricolor maranhense joga as últimas fichas para tentar alcançar o G-4, cada vez mais improvável.

Além da consistência ofensiva, destaque para o desempenho defensivo dos times: a Ponte Preta tem a terceira melhor defesa com apenas 31 gols sofridos e o Sampaio tem a sexta com 37 gols sofridos. Os números defensivos refletem até melhor a situação dos dois times. Com a Macaca sendo um time mais equilibrado, a equipe briga pelo título da Série B, enquanto o Sampaio, com altas e baixas no setor defensivo, ocupa o 10º lugar.

Em campo a tendência é observar os dois times no 4-2-3-1. Destaque para a Ponte Preta com Cafu na ponta direita, cruzando, fazendo passes e centralizando na área para aproveitar as chances criadas, como foi contra o Avaí. Além disso, é o segundo jogador mais driblador da Série B, com 65 dribles, um a menos que Pimentinha, que fica fora do jogo por causa de problemas musculares.

A eficiência de Jonathan Cafu inclusive causa uma mudança no Sampaio: Edimar volta para a lateral-direita com a intenção de evitar os avanços do jogador da Ponte. No Sampaio, a válvula de escape deve ser Hiltinho, também pela direita. A tendência do jogo será a Ponte Preta pressionando o Tricolor, que deverá responder nos contra ataques, marca da equipe na Série B.

Para finalizar, vale destacar que o Sampaio é o time que mais finaliza na Série B, com 189 chutes a gol, enquanto a Ponte Preta já arriscou 167 vezes. A diferença está justamente no aproveitamento destas chances: Sampaio 24,8% x 32,3% Ponte Preta.