terça-feira, 21 de abril de 2015

Radar da B: mercado fica intenso e equipes anunciam os primeiros reforços

Faltando duas semanas para o início da Série B, as movimentações no mercado se intensificaram nas equipes. Destaque para os reforços contratados no ABC, Sampaio e Macaé, os mais ativos neste período. No Paysandu e Vitória o movimento é inverso, com a saída de alguns jogadores.

Além disso, o Bragantino confirmou Osmar Loss como o seu quarto técnico na temporada. Nas fases decisivas dos regionais, destaque para Bahia e Ceará, que estão na final da Copa do Nordeste e durante o fim de semana confirmaram a vaga na final, respectivamente, do Baiano e do Cearense.

ABC
O Mais Querido do Rio Grande do Norte venceu o América-RN por 2 a 0 no último sábado e confirmou a conquista do segundo turno do Estadual. Além da conquista, a equipe chegou ao sexto jogo invicta sob o comando de Josué Teixeira e Kayke ampliou sua marca na artilharia, chegando ao 12º gol na competição.

Após a comemoração do título, o time anunciou o retorno do meia Ronaldo Mendes, de 22 anos. O jogador disputou o Campeonato Paulista pela Penapolense e defendeu o ABC na Série B de 2014.

América-MG
Na última semana o Coelho anunciou a contratação do meias Tony e do atacante Marcelo Toscano, que disputaram o Campeonato Paulista, respectivamente, pelo XV de Piraciba e Mirassol. Ambos eram titulares em suas equipes, com destaque para Toscano que marcou 10 gols na Série A2 do Paulistão.

Quem também está na mira do time de Givanildo Oliveira é o lateral-esquerdo Gilson, do Cruzeiro. O atleta defendeu o América-MG em 2014, mas está próximo de um acerto com a Ponte Preta.

Atlético-GO
Dando sequência à reformulação do elenco, o Dragão sabe que não poderá contar mais com o lateral Mateus Muller. O jogador retornará ao Palmeiras e com isso, a diretoria deve ir em busca de um novo atleta para a função.

Após a sequência de jogadores liberados, o Atlético-GO anunciou o retorno do volante Régis, que defendeu o time em 2013. Nos dois últimos anos, o jogador passou pelo futebol japonês, onde defendeu o Nagoya Grampus, e voltou ao Fortaleza no início de 2015, mas com passagem apagada.

Bahia
O Tricolor baiano passou por um susto no domingo. Na semifinal, o Juazeirense chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas com gols de Souza, Maxi Biancucchi e Zé Roberto, o Bahia virou e confirmou a vaga na decisão do Estadual, onde decidirá o título com o Vitória da Conquista.

Antes de voltar as atenções para a briga do título, a equipe de Sérgio Soares se dedica totalmente à Copa do Nordeste. A decisão começa nesta quarta-feira, com o primeiro confronto diante do Ceará na Fonte Nova.

Boa
Após brigar para não cair no Campeonato Mineiro, o Boa amargou a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, diante do Moto. O time de Varginha empatou novamente em 1 a 1 com o time maranhense e na decisão por pênaltis, perdeu por 4 a 3. Apesar disso, destaque para o goleiro Fernando, que defendeu duas cobranças.

Botafogo
Com destaque para Renan, que defendeu duas cobranças de pênalti e ainda marcou quando teve que cobrar a penalidade, o Alvinegro está na decisão do Campeonato Carioca. No tempo normal, o time da Estrela Solitária devolveu o 2 a 1 do primeiro jogo, o que obrigou a decisão nas penalidades.

A equipe de Renê Simões agora se prepara para os dois jogos decisivos do Campeonato Carioca e espera contar com o retorno do goleiro Jefferson, que realiza um tratamento após uma artroscopia no joelho. O jogo que valerá a taça será realizado no dia 3 de maio, cinco dias antes da estreia da equipe na Série B diante do Paysandu.

Bragantino
Após a saída de Vágner Benazzi, que tinha contrato somente até o fim do Paulistão, o Massa Bruta irá em busca do seu quarto treinador na temporada. Apesar da nova troca de treinador, sob o comando do interino Alberto Felix, o Braga venceu o Lajeadense por 1 a 0 e avançou na Copa do Brasil.

Após a classificação, a diretoria confirmou o acerto com o técnico Osmar Loss, que estava nas categorias de base do Corinthians. O treinador chega somente como uma parte da parceria entre os clubes, que ainda envolverá o empréstimo de atletas do Timão ao Massa Bruta. Por outro lado, a equipe tenta devolver o zagueiro Renato Santos, o volante Muralha e o atacante Igor Sartori ao Fla, mas os cariocas não querem o retorno dos atletas.

Ceará
Sem dificuldades, o Vozão venceu o Guarani de Juazeiro por 3 a 0 e confirmou a vaga na decisão do Campeonato Cearense. Agora serão dois jogos contra o Fortaleza na final, que ainda pode ser cancelada por causa do imbróglio do Tricolor do Pici com o TJD-CE.

Entretanto, antes da decisão no Estadual, o Vozão volta as atenções para a final da Copa do Nordeste contra o Bahia. Nos bastidores, o lateral-direito confirmou a proposta do Sport e deve seguir para o Leão ainda no início do ano. Com isso, Roniery, que estava no Botafogo-SP, deve ser confirmado como um dos reforços para a posição.

CRB
Apesar da boa campanha no segundo turno, com apenas duas vitórias, o CRB corre risco de ficar fora das semifinais do Alagoano. A equipe tem 15 pontos e ocupa a terceira colocação do grupo B, com dois pontos a menos que o vice-líder CSE.

Para se classificar, o time do técnico Alexandre Barroso, precisa vencer o Coruripe nesta quarta-feira. Caso conquistem os três pontos, ultrapassam o CSE, que já encerrou sua participação na fase de classificação do returno, e garantem a passagem para as semifinais.

Criciúma
Apesar de Moacir Junior já comandar os trabalhos no Tigre, Luizinho Vieira que comandou a equipe em sua despedida do Campeonato Catarinense. A última partida terminou com nova derrota do Criciúma, dessa vez diante da Chapecoense, por 1 a 0.

Agora, integralmente, sob o comando de Moacir Junior, a equipe se prepara para a estreia na Série B, diante do Mogi Mirim. Antes, o time volta a campo pela Copa do Brasil, onde terá o Bragantino pela frente na segunda fase.

Luverdense
Após a eliminação da Copa Verde diante do Cuiabá, o Luverdense venceu o rival na última rodada da fase de classificação do Estadual. Agora, os comandados de Junior Rocha terão pela frente dois confrontos contra o Ceov para garantir a vaga na decisão.

No mercado, destaque para a contratação do meia Adriano da Matta, de 26 anos. O jogador estava no Goianésia e marcou quatro gols em 14 jogos. Além disso, o time encaminhou o retorno do lateral Paulinho e do atacante Tozin.

Macaé
Com a contratação do meia Vitinho, destaque do Barra Mansa, confirmada, o Macaé voltou aos treinos na última quarta-feira. Serão três semanas de preparação até a estreia na Série B. Entre novidades está o atacante Caíque, de 21 anos, que deve ser emprestado pelo Friburguense.

Além disso, o Botafogo poderá emprestar o meia Lucas Zen e o atacante Murilo ao clube do interior, que também tenta a contratação do atacante Leandrão, de 31 anos. Entre as renovaçõesm destaque para a permanência do meia Fernando Santos, até março de 2016.

Mogi Mirim
Após a chegada do técnico Edinho, o Mogi anunciou o primeiro reforço para a disputa da Série B. O atacante Junior Juazeiro, de 25 anos, que se destacou no Serra Talhada nos dois últimos anos, chega ao Sapão com o retrospecto de 43 jogos disputados e 17 gols marcados pelo time do interior pernambucano.

O Sapo ainda pode perder o zagueiro Wagner, titular desde 2014, e que está na mira do Atlético-PR. As negociações ainda estão sendo realizadas e o clube paulista exige uma compensação financeira. Entre as renovações, destaque para o acerto com o defensor André Luiz e o clube ainda aguarda o aval do Fla para a permanência do volante Val.

Náutico
Após a classificação do time na Copa do Brasil, diante do Brasília, o Náutico foca totalmente na estreia da Série B. Além da chegada do volante Marino e do meia Hiltinho, o Timbu já acertou com o zagueiro Fabiano Eller, que disputou o Campeonato Paulista pelo Red Bull.

Outros possíveis reforços são o volante Willian Magrão, que também estava no Toro Loko, e o zagueiro Thiago Carvalho, que pode ser emprestado pelo Cruzeiro para a disputa da Série B. O lateral Diego Renan, do Cruzeiro, chegou a ser sondado, mas foi descartado após as primeiras conversas com o clube pernambucano.

Oeste
O Rubrão perdeu a chance de disparar na briga pelo acesso no Paulistão e ficou no empate diante do Monte Azul. Apesar disso, com 34 pontos, o Oeste é o vice-líder da Série A2 e pode confirmar o acesso até com uma vitória na próxima rodada.

Paraná
Com a crise no Tricolor paranista, vários jogadores podem deixar a equipe antes do início da Série B. O volante Marcos Guilherme, titular durante o paranaense, já teria um acordo com a Ponte Preta para disputar a Série A.

Além disso, os laterais Netinho e Bruninho treinaram separados do grupo durante a semana, e também podem deixar o clube. Com os salários atrasados, os atletas podem tentar um acordo com a diretoria para facilitar uma possível troca de clube.

Paysandu
O Papão não começou a semana como esperava. Após a derrota por 2 a 0 e a eliminação nos pênaltis, diante do Remo na Copa Verde, a torcida protestou durante os treinos na Curuzu.

Além disso, o meia Araújo, que não teve o rendimento esperado, não terá seu contrato renovado. Para tentar acalmar o ambiente, o time tem pela frente as semifinais no returno do Paraense, diante do Parauapebas, nesta quarta-feira.

Sampaio
O Tricolor encerrou a sequencia de quatro empates no Campeonato Maranhense e venceu o Moto por 3 a 1 no primeiro jogo da semifinal do Estadual. Agora o time pode perder por até um gol de diferença, que garante a vaga na decisão e segue na briga pelo 34º título maranhense em sua história.

No mercado, destaque para a chegada do meia Fábio Lopes, que estava sem clube, e do lateral-direito Bruno Moura e do volante Moisés, que estavam na Penapolense. Os zagueiros Paulo Sérgio e Edimar, que se recuperam de cirurgias no joelho, também já confirmaram o retorno ao clube para a disputa da Série B.

Santa Cruz
Após golear o Central por 4 a 0 na primeira semifinal, o Santa Cruz vai com tranquilidade para a segunda partida. No período de preparação destaque para o retorno do goleiro Tiago Cardoso aos treinos com bola. O jogador passou por uma cirurgia no joelho ainda em 2014 e entrou na reta final de recuperação.

Vitória
Após o empate em 1 a 1 com o Anapolina, que garantiu o time na próxima fase da Copa do Brasil, o Rubro-Negro iniciou a reformulação do elenco. O lateral Nino Paraíba e os atacantes Willie e Neto Baiano foram afastados e estão liberados para buscar um novo clube.

O destino de Nino e Neto Baiano deve ser o Avaí, enquanto Willie ainda busca um novo destino.