quinta-feira, 9 de agosto de 2012

E o Sampaio perdeu

Tudo bem era o time reserva, mas era o Sampaio. Diante do Cordino, após 19 jogos na era Flávio Araújo e na estreia da Copa União, o time de Barra do Corda destruiu a invencibilidade do Tricolor, com um gol no segundo tempo do baixinho e estreante Naldinho.

O Sampaio foi superior durante todo o jogo, mas não soube aproveitar as oportunidades que teve. Cleitinho arriscava, mas a bola só assustava o goleiro Jairo. Chicão também só assustou, Orlando e Miracema pouco apareceram.

O Cordino, que em toda sua história venceu apenas um jogo fora de casa, teve poucas chances. Em uma dessas poucas chances, Naldinho aproveitou, arriscou de fora de área e correu para o abraço.

O time que rebaixou o Moto pela segunda vez na história, volta a aprontar, dessa vez com o Sampaio, derrubando a invencibilidade do Tricolor. Méritos ao Cordino e nada de preocupação no Sampaio, afinal eram os reservas.

Mas, o jogo deixa uma lição. O time reserva do Sampaio não é tão forte quanto esperado, possui boas peças, mas está ao nível das demais equipes da Copa União. Enfim, que o foco do Sampaio seja mesmo o acesso para a Série C e depois o Tricolor sonhe com o segundo estadual do ano.

Na Série D, oito times ainda não sabem o que é vencer

Após 107 jogos a Série D começa definir os classificados para as oitavas de final, onde começa a briga para valer pelo acesso. Até aqui muitos times já se destacaram pelas grandes campanhas na fase de grupos, como o invicto Sampaio, além do CSA, Cianorte e Ceilândia.

Mas, no andar de baixo, algumas equipes já conseguem o destaque negativamente. Os destaques começam pela turma que ainda não sentiu o gosto de uma vitória pela Série D.

O pelotão dos sem-vitória começa com o Mirassol, que já empatou quatro jogos e perdeu outros dois. Com estes resultados, o time paulista é apenas o lanterna do grupo A8 e, com apenas mais dois jogos pela frente, praticamente já deu adeus ao sonho da classificação.

Seguindo com a turma dos sem-vitória tem o Petrolina, com três empates e duas derrotas. O time pernambucano ainda tem mais três jogos pela frente no grupo A3, mas é o lanterna da chave o Campinense, vice-líder com 10 pontos, será alcançado pela equipe do sertão.

O Santos-AP, do grupo A2 também não venceu ainda. Mas neste grupo, o feito não é exclusivo do time amapaense, pois Araguaína e Comercial-PI também não venceram ainda.

O Santos-AP tem três empates e uma derrota, o Araguaína, que possui a quinta pior campanha da Série D, já contabiliza três empates e uma derrota, seguido do Comercial-PI, com quarta pior campanha, com dois empates e duas derrotas. Com estas campanhas, o trio praticamente não tem mais chances de sonhar com a classificação. No grupo, o Sampaio já soma 12 pontos e o vice-líder Mixto soma oito. Vagas praticamente garantidas.

Puxando o Top 3 negativo da Série D aparece o Sobradinho, com dois empates e quatro derrotas, seguido pelo Marília, que com três derrotas e dois empates, além disso possui a pior defesa da competição, com 13 gols. Como pior time da Série D aparecer o Vitória da Conquista, com apenas um ponto conquistado em cinco jogos disputados.

Com Sampaio confirmado na reabertura, sonho agora é a Seleção no Castelão

O Gigante do Outeiro da Cruz
O Castelão vai voltar para valer em 2012, e a reabertura será com o Sampaio jogando pela Série D. A confirmação de que o Tricolor irá reiniciar as atividades do foi informada pelo secretário de comunicação Sérgio Macedo, na última quarta-feira ao blog do Zeca Soares.

Como já dito, o provável jogo de reabertura será a partida de volta nas oitavas de final da Série D, no dia 9 de setembro, que poderá ser antecipado para o dia 8. Agora o Governo e o próprio Sampaio tem que correr para garantir os laudos, o que não será trabalhoso, liberando o estádio para a Série D.

Com o time maranhense garantido na reinauguração do Castelão, outro sonho ronda a cabeça dos maranhenses: rever a Seleção Brasileira. Houve promessa de que em 2012 o Brasil ainda jogasse no Maranhão, o que não se concretizou.

Entretanto, desde que retornou de Londres, o presidente da FMF, já saiu falando que tentará negociar com a CBF a realização do jogo entre Brasil e Portugal no Gigante do Outeiro da Cruz. O sonho é possível.

As Confederações do Brasil e Portugal já iniciaram conversas para um possível amistoso em 2013, quando será comemorado o ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil. A última vez em que os dois times se enfrentaram foi no dia 25 de agosto de 2010, quando empataram sem gols na primeira fase da Copa do Mundo de 2010.

Quando se fala de visitas da Seleção à São Luís, já se passaram 10 anos desde a última vez que passaram em território maranhense. Na ocasião, o Brasil da família Scolari encarou a Venezuela, no dia 14 de novembro e venceu por 3 a 0, com dois gols de Luizão e um de Rivaldo. (veja o vídeo abaixo).