quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vilhena é o adversário do Sampaio nas oitavas da Série D


Na noite desta quarta-feira, a Série D conheceu os seus dois últimos classificados para as oitavas de final. O Vilhena entrou em campo já classificado, enquanto que o Atlético-AC lutou até o fim pela vaga, que ficou com o Remo.

No Mangueirão, o Leão venceu o Vilhena por 2 a 0 e além da classificação garantiu a liderança do grupo A1, com 16 pontos. Os rondonienses, com 15 pontos ficaram na vice-liderança, também classificados.

Com isso, os dois últimos confrontos definidos das oitavas de final serão entre Vilhena e Sampaio e o Mixto encarando o Remo. Os dois jogos serão realizados no próximo domingo.

No outro jogo da noite, o Atlético-AC, que ainda brigava pela vaga, venceu de virada o Penarol-AM por 3 a 2. Vale lembrar que as equipes que passarem das oitavas de final, decidirão as vagas do acesso para a Série C de 2013 nas quartas de final.

Confira os jogos das oitavas de final da Série D

Sábado – 01/09
Campinense x CSA

Domingo – 02/09
Vilhena x Sampaio
Mixto x Remo
Baraúnas x Sousa
CRAC x Nacional
Friburguense x Ceilândia
Cianorte x Juventude
Metropolitano x Mogi Mirim

Time de meia maranhense avança para a fase de grupos da Champions League

Paulo César: mais uma Champions disputada pelo Braga
O Braga garantiu a vaga na fase de grupos da Champions League ao vencer a Udinese por 5 a 4 nos pênaltis. A vaga foi confirmada após dois empates, de 1 a 1, tanto em Portugal e na Itália, e os lusos ainda contaram com a insana cavadinha de Maicossuel, que parou nas mãos do goleiro Beto.

O confronto foi um dos mais brasileiros na tradicional competição européia. Ao todo as duas equipes contam com 14 tupiniquins em seus elencos e no jogo de volta, o veterano Paulo Cesar, de 32 anos, esteve em campo pelo Braga, quando entrou nos primeiros minutos da prorrogação.

Natural de Coroatá, e revelado pelo Maranhão, Paulo César voltará a disputar uma fase de grupos da Champions League.

Campeões da Série D sem sorte na C

Se um dos segredos para conquistar o acesso na Série D é ter os artilheiros da competição, como já relatou o blogrbrito, os clubes ainda precisam encontrar uma fórmula para evitar o descenso na temporada seguinte. Isso porque dos 12 times que subiram da D para C, desde 2009, três já foram rebaixados e a temporada atual pode culminar com a queda de outras três equipes, que ascenderam da última divisão nacional. Ou seja, mais do que lutar pelo acesso, os clubes da Série D ainda precisam aprender o segredo para ao menos se manter na C.

Desde 2009, quando a Série D foi criada, 13 equipes conquistaram o acesso, em três edições. Destas, três foram rebaixadas na temporada seguinte e somente um time conseguiu subir consecutivamente da D para C e posteriormente para a B.

O primeiro campeão da Série D, em 2009, o São Raimundo-PA é uma das provas de que é necessário planejamento para evitar o efeito ping-pong, que neste caso, quando volta para a Série D, não consegue reconquistar o acesso.

Os paraenses foram rebaixados da Série C em 2010, sem vencer nenhum de seus jogos, somando apenas três pontos. No mesmo ano, o Alecrim, que também conquistou o acesso em 2009, foi um dos quatro rebaixados.

Logo, São Raimundo e Alecrim voltaram a disputar a Série D em 2011. Mas diferente de 2009, as equipes sequer conseguiram a classificação na fase de grupos e logo foram eliminadas.

A história se repetiu em 2011. O Guarany-CE, campeão da Série D de 2010, por pouco não foi rebaixado, se livrando do rebaixamento na última rodada, mas o Araguaína, que subiu junto com o Cacique do Vale, não teve a mesma sorte. Para completar, em 2012, os tocantinenses sequer passaram da primeira fase da Série D.

Entretanto, o ano de 2011, reservou o primeiro acesso consecutivo para um time que começou na Série D. O Joinvile subiu em 2010 e no ano seguinte conseguiu o acesso para a Série B, onde até o momento vem mostrando estar forte na briga pelo acesso e um dos integrantes do G4, ocupando a terceira posição.

Entretanto, o ano de 2012 está sendo pior ainda para os clubes que subiram da Série D e disputa a C. No grupo A, os três times que ocupam as três últimas posição são Cuiabá e Treze, que subiram em 2011, e o Guarany-CE, como dito subiu em 2010 e brigou contra o rebaixamento depois.

No grupo B, o Tupi, último campeão da Série D, começou a reagir, mas ainda ocupa a nona posição, na zona de rebaixamento.

Entretanto, times que subiram da Série D, também brigam por vagas nas quartas de final, que definirão os quatro clubes que irão para a Série B de 2013. No grupo A, apenas o Santa Cruz aparece como representante na briga pelo acesso, mas no grupo B, mais equilibrado, Chapecoense e Macaé estão no G4.

Ou seja, além do planejamento necessário para conquistar o acesso para a Série C, os clubes que disputam a Série D também têm que se conscientizar, que em caso de acesso será necessário um planejamento e investimento maior para evitar um eventual retorno para a última divisão nacional.

2009
Subiram da D - São Raimundo (caiu em 2010), Chapecoense, Alecrim (caiu em 2010) e Macaé
2010
Subiram da D - Guarany-CE, Madureira, Araguaína (caiu em 2011) e Joinvile (subiu para a B em 2011)
Caíram da C - Alecrim, Juventude, Gama e São Raimundo
2011
Subiram da D - Tupi, Santa Cruz, Cuiabá, Oeste e Treze*
Caíram da C – Campinense, Marília, Brasil-RS e Araguaína

*Treze subiu por causa da exclusão do Rio Branco-AC e após uma longa batalha judicial

Com punição do Bacabal, Moto reassume a liderança da Copa União

Na última terça-feira, a FMF puniu o Bacabal com a derrota de todos os seus jogos por W.O, além da multa de R$ 60mil e eliminação da Copa União, pois o clube praticamente desistiu da competição, no dia da primeira rodada, sem regularizar nenhum jogador e deixando todo o elenco, que já foi liberado, sem salários.

Com isso, todos os rivais do Bacabal, tiveram uma vitória simples acrescentada na classificação. As principais mudanças nestas primeiras rodadas é que Moto e Maranhão voltam, respectivamente, à liderança e vice, enquanto Imperatriz e Cordino, que já tinham os W.O. registrados, ficam em terceiro e quarto lugar.

No restante da classificação, não há alterações, com o Sabiá sendo mantido em quinto lugar, seguido pelo Sampaio e São José, que ainda não venceram em campo e contabilizam apenas as vitórias sobre o Bacabal.

Confira a nova classificação da Copa União