segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eliminação no Carioca foi a melhor coisa que aconteceu ao Flamengo

Após repetir o vexame de 2002, quando foi eliminado na primeira fase da Libertadores, o Flamengo tinha no Campeonato Carioca a esperança para salvar o semestre. Tinha, porque o Vasco tratou de dar férias de um mês para o time da Gávea. Tempo para a diretoria, comissão técnica e elenco avaliarem o que deu errado neste início de ano (e não foi pouca coisa).

Se o Flamengo passa pelo Vasco e conquistasse o título da Taça Rio diante do Botafogo, vários problemas seriam maquiados. A própria eliminação na Libertadores seria esquecido, o baixo rendimento de Ronaldinho colocado de lado e o questionado Joel Santana, talvez nem questionado mais fosse.

Vale lembrar que em 2009, ano do último título rubro-negro (excluindo os estaduais) Cuca foi bastante questionado durante o Campeonato Carioca, mas o título conquistado diante do Botafogo, com direito a jogos épicos, amenizou a situação e maquiou os vários problemas.

No início do Brasileirão, Cuca acabou somando uma sequência de quatro jogos sem vitória, que foram cruciais para sua queda e a efetivação de Andrade no comando do clube. Quando deixou o time, a melhor posição que a equipe tinha ocupado até então foi o sexto lugar e na época estava em 11º.

Ou seja, uma mudança que poderia ser feita antes do Brasileirão, foi promovida somente durante a competição. Foram 13 rodadas, que poderiam comprometer o título rubro-negro. Agora, não que tenha que mexer no comando, a diretoria do Flamengo tem tempo para pensar nos erros e não voltar a cometê-los no Brasileirão. Mas pelo andar da carruagem, o time chega com o propósito de brigar por uma vaga na Libertadores, mas terá que sua muito para isso.

***Rapidinhas***

Eliminação com peso diferente para o Corinthians
Se o Flamengo vai passar um mês de férias, o Corinthians tem a chance de focar totalmente na Libertadores e deixar o Paulistinha de lado. Afinal, o que vale mais: Estadual ou Libertadores?

Palmeiras voltando a ser Palmeiras
Início avassalador, depois queda de rendimento, e a eliminação diante do Guarani. Um roteiro típico do Palmeiras nos últimos anos. Mas, o que realmente tem atrapalhado o time, são as constantes lesões. Ou vai dizer que a contratação de Wesley e sua ida para fazer companhia com Valdívia no DM não vai complicar o Verdão?

Tudo definido na Espanha
A vitória merengue diante do Barcelona definiu o Campeonato Espanhol. Mas, agora as duas equipes tem pela frente a Champions League. O Barça pressionado para passar pelo Chelsea, de apenas uma derrota na era Di Matteo, e o Real com moral, de sobra, para encarar o Bayern de Munique.

Sampaio e São José encaminham classificações tranqüilas no returno

Líder e vice-líder, Sampaio e São José se encararam na tarde deste domingo e mostraram o equilíbrio entre as duas equipes. Em alguns momentos o Peixe era melhor, em outros o Tricolor, o resultado: um empate em 2 a 2.

A curiosidade ficou por conta do gol de Wescley, que inaugurou os trabalhos no Nhozinho Santos. Após marcar época no Sampaio em 2010, ao ser artilheiro do time com 13 gols, o atacante por várias vezes teve seu repatriamento tentado pelo Tricolor, mas na primeira chance, quem conseguiu foi o São José. Pelo time balneário já são dois gols, em quatro jogos.

No Sampaio, destaque para Edgar que voltou a ter boas atuações, mas na contra mão, Ricardinho vem tendo uma queda de rendimento. O empate entre os dois times, mostra o equilíbrio das equipes e, principalmente, na parte de cima, especificamente no caso desta dupla.

Saldanha e Araújo seguem invictos no comando de seus times e encaminham classificações tranqüilas para as semifinais do returno. Duas vagas estão em aberto, que serão disputadas pelos demais times, que prometem uma briga ainda mais acirrada agora.

***Rapidinhas***

Wallax de volta
O zagueiro Wallax, que pertence ao Sampaio e estava emprestado ao Coruripe, já está de volta a São Luís. O Verdão Praiano terminou na última posição no segundo turno do Alagoano e com isso o zagueiro retornou ao Maranhão. A tendência, é que assim como Robinho, logo se apresente ao Sampaio.

Gabriel também deve voltar
Outro que deve voltar a dar as caras no Tricolor é o atacante Gabriel, dispensado Santa Quitéria. Meinha simplesmente afirmou que se o atacante voltar, ele deixa o time.

Imperatriz no G4
O Cavalo de Aço venceu o Santa Quitéria e agora torce por um tropeço do Moto, para terminar a rodada no G4. Após o mau início no segundo turno, o alvirrubro se recuperou e parece firme na briga pela classificação.

Reação do Sabiá?
Enfim, após 80 dias, o Sabiá voltou a vencer um jogo, e de virada. Diante do Viana, o Pássaro dos Cocais, que reencontrava a torcida, triunfou por 2 a 1 no estádio Duque de Caxias e parece ver uma luz no fim do túnel na briga contra o rebaixamento. Resta saber se ainda há tempo para reagir.