domingo, 27 de novembro de 2011

Ficou tudo para a última rodada

Não foi desta vez que a penúltima rodada definiu toda situação do Campeonato Brasileiro. Literalmente, aos 45 minutos do segundo tempo, um gol do Vasco deixou toda a definição do campeonato para a última rodada. Título, vaga na Libertadores e na Sul Americana, e a briga contra o rebaixamento, tudo em aberto.

Rebaixamento: três contra o descenso

Vamos começar pela luta contra o rebaixamento. Dois jogos poderiam definir os dois últimos rebaixados. O Atlético-MG goleou o Bota e se livrou do risco de rebaixamento, chegando aos 45 pontos e assegurando uma vaga na Sul Americana. Mas o Atlético-PR não conseguiu evitar a derrota diante do já rebaixado América-MG por 2 a 1 e por pouco não caiu nessa rodada, apesar de se complicar demais. O jogo que evitou o descenso dos paranaenses foi justamente o confronto dos desesperados da rodada, entre Ceará e Cruzeiro.

Neste vamos a um resumo, um pouco mais prolongado. Osvaldo colocou o Vozão na frente aos 20, mas três minutos depois Anselmo Ramon deixou tudo igual. Na etapa final, Ortigoza marcou o gol da virada mineira e ia selando a permanência do time Celeste na Série A e decretando o rebaixamento do Vozão e do Atlético-PR. Mas aos 37, o zagueiro Daniel Marques fez um golaço, para deixar a briga em aberto.

Agora para o Ceará escapar, o alvinegro precisa vencer o Bahia e torcer para que o Cruzeiro não vença o Atlético-MG. O time Celeste é o único que depende de suas próprias forças e para isso precisa vencer o clássico na última rodada. Já o Atlético-PR precisa vencer o Coritiba e torcer para que Ceará e Cruzeiro percam seus jogos.

Sul Americana: Bahia e Atlético-GO na briga pela última vaga

A Sul Americana, que não é tão valorizada pelos “grandes” ganha importância para os clubes do meio da tabela. E com os resultados da última rodada, onde o Bahia empatou com o Santos, apagando o risco do rebaixamento, e o Atlético-GO, também empatando com o Grêmio, a última vaga para a Sul Americana ficou em aberto.

Na última rodada o time de Hélio dos Anjos, com 45 pontos, que surpreendeu nessa temporada, depende de um empate contra o rebaixado América-MG para confirmar a vaga na competição. O Bahia, com 43 pontos, por sua vez precisa vencer o Ceará, que luta contra o rebaixamento, e torcer por uma derrota dos goianos.

Libertadores: duas vagas e quatro times

A Libertadores é o sonho de consumo de todos os times e duas vagas ainda estão indefinidas. Com os resultados da rodada, onde o Flamengo venceu o Inter, o Figueira quase entregou a taça para o Corinthians e o Coxa venceu o Avaí, a briga segue em aberto. São Paulo, que perdeu para o Palmeiras e o Botafogo, humilhado pelo Galo, praticamente ficaram sem chances de disputar a competição em 2012.

O Fla, com 60 pontos, depende de um ponto, que deverá ser conquistado contra o Vasco, para confirmar a vaga. O Coxa com 57 pontos, mesma pontuação de Inter e Figueirense, também pode se classificar com apenas um empate, mas terá de torcer para o Inter não golear o Grêmio por mais de quatro gols.

Para a vaga ser colorada, os comandados de Dorival Junior precisam vencer o Grêmio e torcer para que o Coxa não vença, ou o Flamengo perca para o Vasco. O Figueirense é quem está em situação mais complicada. Pode conquistar a vaga com um empate, mas precisaria que Inter e Coxa perdessem seus jogos.

Se o Figueira vencer ainda assim precisará torcer para que gaúchos e paranaenses não vençam, caso o Fla confirme a vaga. Se os cariocas tropeçarem, aí os catarinenses ficará com a vaga somente se Coxa ou Inter tropeçarem.

Na parte de baixo da briga pela Libertadores de 2012 vem São Paulo e Botafogo. O time de Leão, com 56 pontos, precisa vencer na última rodada o desinteressado Santos e torcer para que Internacional, Coritiba e Figueirense não vençam seus jogos. Essa é a única possibilidade para o Tricolor paulista não ficar pelo segundo ano consecutivo fora da Libertadores.

Por fim o Botafogo, com apenas 55 pontos. Além de ter que vencer o Fluminense na última rodada, o time da Estrela Solitária ainda precisa torcer por derrota do trio Figueirense, Internacional e Coritiba; e para que o São Paulo não vença o Santos.

O Flu apesar de já ter vaga assegurada na Libertadores, ainda precisa assegurar a vaga na fase de grupos. Com 62 pontos, se o Tricolor carioca apenas empatar com o Bota na última rodada, confirmará a vaga na fase de grupos. Se perder, Abel Braga e cia terão que torcer para que o Fla não vença o Vasco.

Corinthians ou Vasco: quem será campeão?

Por fim as expectativas se confirmaram e Vasco e Corinthians chegarão na última rodada brigando pelo título. O Timão chegou a ter a taça nas mãos por cinco minutos, após a vitória sobre o Figueirense por 1 a 0, enquanto que o Vasco empatava em 1 a 1 com o Fluminense. Mas aos 45 minutos um gol de Bernardo deixou a definição do título para a última rodada.

O Corinthians, com 70 pontos, depende de um empate contra o Palmeiras para garantir o caneco. Se perder, ficará na torcida para que o Vasco não vença o Flamengo.

O Vasco, com 68 pontos, em sua única possibilidade de título tem que vencer o Flamengo e torcer por uma derrota corintiana. Vale destacar que as duas equipes podem chegar aos 71 pontos, mas os paulistas somam 21 vitórias, contra 19 dos vascaínos. Dessa forma, o time de Cristóvão Borges só pode chegar às 20 vitórias, o que em caso de empate na pontuação, deixaria os cariocas com o vice.