terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Baratz define o time com duas mudanças

Para a partida contra o Imperatriz, o técnico André Baratz deverá realizar duas mudanças na equipe que atuou nos dois primeiros jogos. O volante William deverá estrear, enquanto que Tenilson ganha a vaga no ataque atleticano.

Com a entrada de Tenílson no time, o meia Alisson, que estava atuando improvisado no ataque, perde a vaga no time. Já o volante William, regularizado na última terça-feira (31), entra no lugar do jovem Jhoninson.

Com as mudanças o MAC deve ir a campo com Milton; Edson, Lucas, Marcelo e Locatelli; Deco, William,Ideilson e Hiltinho; Rafael Luan e Tenilson. O time atleticano encara o Imperatriz na quinta-feira (2), no Frei Epifânio.

Linha deve estrear pelo Imperatriz e Bruno Bacabal é dúvida

Após ficar fora do jogo contra o Sampaio, o atacante Linha Ramos poderá fazer sua estreia pelo Cavalo de Aço. Em contrapartida, o lateral esquerdo Bruno Bacabal, que saiu lesionado nos minutos finais do jogo contra o Moto, é dúvida para a partida.

Caso o atacante Linha seja confirmado no time, Café provavelmente perderá a vaga no time. Na lateral esquerda, Bruno Bacabal ainda será avaliado e caso não tenha condições de jogo, Esquerdinha deverá ser o seu substituto.

O Imperatriz é apenas o sétimo colocado no Campeonato Maranhense, com sete pontos ganhos. O Cavalo de Aço recebe o MAC na quinta-feira (29), as 20h15 no Frei Epifânio.

Kleber Pereira acerta a permanência no Moto

Após um mês de indefinição sobre o seu futuro em 2012, o atacante Kleber Pereira, de 37 anos, definiu a sua permanência no Moto. O atacante poderia retornar ao Necaxa, mas devido à uma mudança na diretoria do clube mexicano, as negociações foram encerradas e o jogador decidiu pela permanência no clube maranhense.

Caso deixasse o Moto, seria a terceira vez que o atacante se despediria do rubro-negro. Revelado em 1996, Kleber teve uma rápida passagem por Náutico e Sion, da Suiça, e retornou ao futebol maranhense. Mas em 1999 deixou o time novamente, para ser campeão brasileiro com o Atlético-PR, em 2011, se tornar o quarto maior artilheiro do Santos, na era pós-Pelé e também marcar o nome no futebol mexicano.

O atacante definiu sua permanência no clube na manhã desta terça-feira (31). Entretanto, Kleber ainda não deve estrear no Campeonato Maranhense de 2012, já que deverá esperar a publicação do nome no BID da CBF. Enquanto isso, o ataque rubro-negro deverá seguir com Rafamar e Robson.

Cordino acerta com mais dois reforços

Reforçando a equipe para o Campeonato Maranhense, o Cordino acertou com mais dois jogadores. O meia Frank, já se apresentou à equipe, e o atacante Giovani, deve desembarcar nesta terça-feira (31) em Barra do Corda.

O meia Frank estava no futebol paulista, enquanto que o atacante Giovani estava treinando no Maranhão, mas não chegou a um acordo financeiro com a equipe. O atacante de 21 anos deverá se apresentar nas próximas horas ao Cordino.

Com quatro pontos, a Onça vive a expectativa pelo julgamento do caso dos jogadores irregulares e pode perder seis pontos. Dentro de campo, o time volta a jogar na próxima quinta (2), quando encara o Santa Quitéria, no Rodrigão.

Sabiá poderá ter mudanças e mais uma estreia para encarar o Moto

Ainda em busca do primeiro ponto no Campeonato Maranhense e envolvido no caso dos jogadores irregulares, o Sabiá tentará iniciar sua recuperação diante do Moto. Para esta partida o técnico Daniel Frasson contará com mais um reforço, que não foi regularizado a tempo para a partida contra o Sampaio no último domingo (29).

O zagueiro Evanderson, que estava no futebol pernambucano, foi regularizado na última segunda-feira (30) e com isso está apto para encarar o Moto, mas sua escalação ainda não está confirmada. Em contrapartida, o atacante Sharlynson, segue fora dos jogos do auriverde.

O atacante poderia atuar contra o Sampaio, mas por causa de uma lesão a dois dias do jogo contra o Tricolor, foi vetado. Para a partida na próxima quinta-feira (2), o atacante deve seguir fora do time, devido ao curto tempo de preparação.

Na vice-lanterna do Campeonato Maranhense, e ainda com o risco de perder três pontos, o Sabiá recebe o Moto, no Duque de Caxias. A partida será realizada às 16h.

Luciano Baiano comemora recuperação física no MAC

Um dos contratados para o ataque do Maranhão, o atacante Luciano Baiano atuou apenas 45 minutos no empate contra o Cordino, onde fez sua estreia. Entretanto o atacante comemora a superação fora das quatro linhas, onde se aproxima da forma física ideal para poder atuar 90 minutos.

O preparador físico Fábio Nogueira também exalta o trabalho e a recuperação do atacante, que agora precisa perder somente mais 2 kg para chegar ao peso ideal. A previsão é que a partir da quarta rodada, Luciano Baiano já possa atuar durante os 90 minutos.

Aos 33 anos, Luciano Baiano destaca que fez sua estreia pela necessidade de um atacante de área na equipe. Atualmente, o meia Alisson está atuando improvisado ao lado de Rafael Luan no ataque. O atacante também destaca que a recuperação já tem dado resultado e ressalta a importância do preparador físico Fábio Nogueira neste processo.

“Estreei pela necessidade de um atacante de área, até porque o Alisson é meia, mas eu vim para ajudar. O Fábio tem trabalhado intensivamento nos treinos físicos e já estou ficando melhor. A perna já está respondendo, o pulmão também. Preciso perder apenas mais dois 2 kg e no máximo em duas semanas já estou em plena forma”, disse Luciano.

O preparador físico Fábio Nogueira também faz uma previsão otimista para que o atacante já esteja plenamente recuperado nas próximas duas semanas. Além disso, Fábio destaca a dedicação do atacante nos treinos físicos, inclusive na folga do atleta.

“Ele tem evoluído e nas próximas semanas ele estará em plena forma e totalmente a disposição do técnico André Baratz. Mas por enquanto ele está disponível apenas para um tempo de cada partida e na próxima semana ele já deverá estar a 80% da forma física. O Baiano tem se dedicado bastante, a gente tem trabalhado em dois períodos, até na folga dele. É um atleta que quer chegar a melhor forma física e a gente como profissional tem que incentivar os jogadores”, finalizou o preparador físico.

Clubes que atuaram com jogadores irregulares no Campeonato Maranhense são denunciados ao TJD

A polêmica da primeira rodada do Campeonato Maranhense, onde três times entraram com todos os times irregulares e o Cordino relacionou dois atletas, sem condição de jogo, já foi encaminhado ao TJD. As equipes podem perder os pontos conquistados no jogo, além de outros três pontos de punição, previsto pelo artigo 214 do CBJD.

O presidente da FMF, Antônio Américo, explicou que o ocorrido não foi um fato normal, mas já anunciou que o caso já está encaminhado para o TJD. O cartola ainda esclareceu que o “incidente” pode ter ocorrido devido ao fechamento da CBF no dia 20 de janeiro, por causa do feriado de São Sebastião no Rio de Janeiro.

O mandatário do futebol maranhense destacou que a decisão final caberá ao TJD, mas pondera que algumas equipes, sequer poderiam entrar em campo se não atuassem com atletas irregulares. Américo considera que poderia haver outra solução para o caso e lamenta a irregularidade generalizada na primeira rodada.

Os clubes envolvidos no escândalo são o Moto, Sabiá e São José, que levaram a campo todo o time de forma irregular, além do Cordino, que contou com dois jogadores irregulares relacionados para o jogo. Em 2012, no novo regulamento da FMF, os clubes devem registrar os atletas no Departamento de Registros e Transferências (DRT), da federação local, e os nomes dos jogadores devem ser publicados no BID da CBF.

Segundo o artigo 214 do CBJD, a punição para os clubes quando relacionam, ou escalam atletas irregulares, é a perda de três pontos, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Ainda no parágrafo segundo do artigo, o resultado da partida é mantido, mas quaisquer benefícios, para o time que cometeu a irregularidade, são invalidados.

Ou seja, Moto e Cordino poderão perder seis pontos, sendo três pela irregularidade e os três conquistados pela vitória na primeira rodada. Quanto ao São José e Sabiá, as equipes perderão apenas três pontos, pois no jogo em que atuaram de forma irregular foram derrotados.